Quem tem um negócio e quer efetuar a gestão de maneira inteligente precisa definir objetivos. Nesse caso, entender o que são e para que servem as metas SMART pode ajudar tanto na evolução profissional quanto no desenvolvimento da sua empresa.
As metas precisam seguir uma lógica para serem capazes de ajudar na gestão. Por isso, entender como defini-las de maneira adequada e realista ajuda a alcançar os objetivos e não se frustrar com os resultados.
O que são as metas SMART?
As metas SMART são uma maneira de definir pequenos objetivos para o negócio. Elas têm a finalidade de trazer uma padronização, seguindo uma estratégia mais segura, realista e fácil para conquistar o desejado. Para tanto, essa metodologia deve seguir cinco características, conforme as letras que formam essa palavra.
Ao colocar isso em prática, você conseguirá pensar em metas para o negócio e nos meios de alcançá-las. Isso também facilita a própria definição de cada ponto que passa a ter uma padronização predefinida.
Confira a seguir quais são as cinco características das metas SMART:
Specific (S) – Específico
A primeira característica de uma meta SMART é ser específica, do termo em inglês specific. Nesse caso, é fundamental não ser muito abstrato.
É preciso delimitar com clareza o objetivo, trazendo mais especificidade. Afinal, não sabendo exatamente o que você busca, não há como traçar planos concretos.
Essa característica é importante porque é muito mais fácil buscar meios de alcançar metas específicas. Afinal, o caminho para realizar esses objetivos passa por um planejamento e por mudanças de rotinas e atitudes para sua concretização.
Mensurable (M) – Mensurável
Ser mensurável (mensurable em inglês), também é uma característica. Isso significa que o alcance da meta precisa ser medido de maneira concreta, com indicadores ou valores claros.
A unidade de medida pode ser de diversos tipos, dependendo do objetivo. É possível utilizar valores monetários, porcentagem, unidades de tempo, entre outros.
Seguindo o tópico anterior, é possível definir que a empresa quer aumentar a lucratividade em 10%, por exemplo. Assim, adiciona-se uma medida para a meta, o que torna o acompanhamento da evolução mais prático.
Attainable (A) – Alcançável
Uma característica importante das metas SMART é a possibilidade de ser alcançável. Para isso, é preciso estabelecer um equilíbrio na dificuldade de realizar o objetivo.
Afinal, uma meta fácil não é desafiadora o suficiente para que você trace planos e se dedique a encontrar meios de alcançá-la. Por outro lado, algo impossível de ser conquistado trará frustrações e desânimo.
Portanto, sempre foque em metas alcançáveis conforme a realidade e as possibilidades da empresa. Para conseguir defini-las, vale ter um bom controle financeiro e ferramentas que ajudem a entender a situação do seu negócio no momento e as expectativas para o futuro.
Relevant (R) – Relevância
As metas SMART precisam ser relevantes para o negócio. Ou seja, vale a pena pensar em objetivos que atendam às suas necessidades e expectativas.
Uma meta que não é relevante não fará diferença prática suficiente para valer a pena adotar planos de alcançá-la, principalmente porque isso envolve tempo e pode exigir investimentos. Logo, vale a pena fazer uma lista com objetivos gerais do negócio e traçar propósitos que sejam importantes para conquistá-los.
Time-based (T) – Prazo
Por fim, as metas SMART precisam ter um prazo definido ou serem baseadas em um tempo determinado. Logo, além de defini-las concretamente, de forma específica e alcançável, vale determinar até quando você precisa conquistá-la.
Isso também serve para avaliar se a meta é viável, já que definir prazos muito curtos pode impedir a conclusão de certos objetivos. Desse modo, sempre trace tempos para alcançar as metas de forma realista e segundo as capacidades do negócio.
Para que servem as metas SMART?
Definir metas SMART traz diversos benefícios para o empreendedor. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto para o próprio negócio, tendo em vista que essa metodologia não é necessariamente voltada apenas a empresas.
O primeiro benefício se dá ainda na definição das metas. Saber como defini-las de maneira prática, realista e padronizada otimiza seu tempo. Afinal, você terá um caminho determinado para seguir no planejamento do negócio.
Esse método também ajuda a traçar estratégias para alcançar esses objetivos. Isso porque elas garantem que as metas serão mais realistas e relevantes para o seu negócio, trazendo mais assertividade no plano estratégico.
Vale citar, ainda, que as metas SMART podem ser utilizadas em outros âmbitos, como a organização financeira do negócio e da família. Dessa maneira, aprender a aplicá-las e seguir essa metodologia trará benefícios pessoais e profissionais.
Como aplicar as metas SMART no meu negócio?
Como você viu, as metas SMART trazem uma padronização para a definição de objetivos da empresa, além de aumentar as chances de que eles sejam realizáveis. Então é relevante aprender como aplicá-las no seu negócio.
A principal dica nesse sentido é contar com ferramentas que ajudem na gestão do negócio, principalmente na área financeira. Ter uma visão ampla das finanças, dos recebíveis e da evolução do patrimônio é essencial para conseguir traçar metas SMART adequadas.
Afinal, sem essas informações e sem controle financeiro, você não sabe a situação do seu negócio. Se você quer aumentar a lucratividade em 10%, por exemplo, é preciso entender se isso é realista e quais são os meios que a empresa dispõe para essa conquista.
Com uma ferramenta de gestão completa, o próximo passo é pensar nas metas que você deseja alcançar no negócio. Depois, coloque em prática cada ponto dessa metodologia e defina os detalhes do objetivo pretendido. Por fim, monte uma estratégia a partir das definições geradas.
Entendeu o que são as metas SMART e para que elas servem? Como você viu, contando com ferramentas de controle financeiro ficará muito mais fácil aplicá-las no seu negócio e conquistar objetivos estratégicos.
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