fbpx

Antecipação: conheça as vantagens e desvantagens dessa prática


Se você, lojista, está passando por algum problema financeiro, precisou pagar uma conta ou um fornecedor de última hora, a antecipação de recebíveis pode te ajudar. Possuindo taxas menores e mais atrativas que os empréstimos de banco, antecipar pode ser uma solução rápida e eficiente. Porém, realizar essa tarefa de formerrada pode prejudicar o seu negócio. Por isso é importante saber quais as principais vantagens e desvantagens de se adiantar um recebível. 

 

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um adiantamento de um valor que o lojista pode solicitar para as empresas de maquininha de cartão ou instituição financeira. Esse serviço pode ser aplicado nas vendas em cartão de crédito à vista ou parcelado. No caso das parcelas, o adiantamento é feito conforme o mês solicitado pelo lojista. Ao antecipar, a taxa aumenta de acordo com o tempo que você demoraria para receber pela venda feita. Por exemplo, svocê fez uma venda parcelada em 5 vezes, é possível antecipar uma ou mais parcelas ao invés de receber os valores dessa compra durante os meses seguintes.

Como imprevistos podem acontecer no caminho, muitos lojistas recorrem a antecipação desses valores, caindo em conta no dia seguinte. Já que, geralmente, demoraria cerca de 40 dias para que esse pagamento ocorra.

 

Vantagens de antecipar

 

Dinheiro rápido na mão: Após a solicitação com a maquininha, os valores antecipados costumam cair no próximo dia útil já com os descontos feitos. Diferente dos empréstimos que, após um processo de aprovação, possui um período para que o dinheiro caia na sua conta bancária.

Taxas menores do que dos empréstimos: Antecipar também costuma ter taxas mais baixas do que de um empréstimo, mas claro que isso vai depender da quantidade de adiantamentos que você irá fazer. Até porque, quanto mais antecipações feitas, mais descontos serão aplicados. Essa dica também é válida para os lojistas que utilizam o cheque especial do banco.

Menos burocracia: Citamos que diferente dos empréstimos, para antecipar não é necessário ter uma aprovação de processo, você apenas solicita para a maquininha de cartão. Uma vez que o dinheiro da antecipação já é seu, só que é creditado antes do previsto.

As burocracias de um empréstimo podem atrasar o recebimento dentro do prazo desejado e ainda pode não ser aprovado, prejudicando o seu negócio. Ou seja, com a antecipação não existe uma “análise de crédito” 

Não precisa se preocupar com inadimplência do cliente: Mesmo que o seu cliente não pague as parcelas seguintes, você irá receber esses valores e a empresa da maquininha de cartão é responsável em realizar esse tipo de cobrança. Porém, esse tipo de caso não se encaixa se há situações de chargebackem que o cliente cancela a compra feita, por exemplo.

Com a chegada das Registradoras, você poderá antecipar com a empresa que oferecer a menor taxa: a partir de fevereiro de 2021 o lojista terá mais liberdade para negociar o seu recebível com outras empresas de maquininhas de cartão e instituições financeiras que estiverem interessadas por ele.

Se você ainda não sabe o que são as Registradoras e como isso vai funcionarclique aqui. 

 

Desvantagens 

 

Dependência: Por mais que antecipar seja uma forma de ter dinheiro rápido, fazer essa tarefa sempre pode trazer prejuízos a longo prazo. Uma vez que você deixará de receber aqueles valores nas datas previstas e está antecipando-os.

Usar sem fazer um planejamento: Não saber real motivo para antecipar os seus recebíveis pode ser prejudicial para o fluxo de caixa e para a saúde financeira do seu negócio em geral. Para evitar esse tipo de situação, faça um planejamento e calcule as taxas. 

 

Perceba que antecipar recebíveis possui mais vantagem para poder te salvar de um problema em comparação a um empréstimo. Feita de forma planejada, essa tarefa será mais eficaz e trará benefícios para o seu negócio. 

Vale lembrar que é importante examinar se as taxas combinadas estão sendo cobradas corretamente. Através do Raio-X é fácil conferir isso, o que você ainda tem para receber e o quanto você está pagando para antecipar os valores de suas vendas. Descomplique esta tarefa utilizando ferramentas como o Raio-X, baixe agora na Google Play ou Apple Store. 

Artigos relacionados


4 thoughts on “Antecipação: conheça as vantagens e desvantagens dessa prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos