fbpx

A contabilidade básica é uma das tarefas que o pequeno lojista mais tem dificuldade na hora de administrar o próprio negócio. Mas, para garantir a saúde esse crescimento é de extrema importância ter controle do dinheiro que entra e sai do seu caixa. E para isso, ter conhecimento sobre as melhores práticas de contabilidade básica pode acabar de vez com seus pesadelos e deixar tudo mais simples de resolver. 

Sem o conhecimento necessário, vai ser mais demorado e difícil para atingir os seus objetivospodendo correr o risco de chegar à falência. Pois sem esse conhecimento, você não tem controle sobre onde poderia economizar e onde precisa investir.

 

1 – Separe as contas pessoais das contas da empresa

O seu negócio precisa se sustentar sozinho, evitando ao máximo interferências” do seu dinheiro pessoal. 

Após a criação do plano de negócios e definir quanto você vai receber, crie uma conta bancária exclusiva para o seu negócio. Não misture as coisas! Sempre que você pensar em comprar algo pessoal com o dinheiro da empresa, lembre-se: 

  • Você pode se complicar muito com a Receita Federal; 
  • Fazendo essa mistura, você dificilmente saberá se a empresa está bem financeiramente.

 

2 – Acompanhe todas as contas a pagar e a receber

Esse acompanhamento é importante porque te ajuda a entender se a empresa está lucrando ou tendo prejuízo. Se o negócio tem mais dinheiro saindo do que entrando em caixa, em algum momento isso pode ser fatalLembre-se que a empresa tem que se sustentar. 

Quando você iniciar esse acompanhamento será possível controlar melhor o risco de multas por atrasos de pagamentos e planejar melhor as compras de mercadorias. Pois, pagando os fornecedores em dia,  garante ótimas oportunidades para negociar descontos em compras de grande volume futuramente. 

O acompanhamento das contas a pagar e receber também ajuda a criar uma reserva financeira (capital de giro) para os períodos de baixa de vendas e até contornar problemas com inadimplência de clientes. 

Analise o histórico de pagamentos dos clientes que pagam as contas em dia e fortaleça a relação com eles oferecendo uma espécie de fidelidade com compras frequentes. Envie também ofertas especiais, descontos, brindes etc.

 

3 – Planeje e controle custos com contratações

É muito comum que os primeiros colaboradores de uma empresa sejam amigos próximos e até da família. Mesmo assim é importante que todos eles saibam das suas responsabilidades, horário de trabalho, salário, benefícios e metas para cumprirFazer esse planejamento e controle ajuda a empresa a entender como as horas de trabalho estão sendo usadas para atingir os objetivos criados

 

4 – Planeje e controle sua gestão de estoque

Comece criando um orçamento para as compras de estoque com base na previsão de vendas da empresa. 

Não existe mágica para fazer o cliente voltar para a loja todo mês com a certeza de que vai encontrar os produtos que precisa. Mas, existe uma fórmula importante que ajuda com o planejamento e controle do estoque:

Estoque inicial + Compras – Vendas = Estoque final 

Você vai perceber que o estoque final é o resultado das vendas mensais. Por exemplo, imagine que o estoque inicial de pacotes de feijão de uma loja seja de 30 unidades e que a loja tenha uma previsão de vender 350 no mês. Caso você queira ter 35 pacotes de feijão no estoque final (10% das vendas previstas), a conta deve ficar assim:

350 vendas previstas + 35 estoque final – 30 estoque inicial = 355 pacotes de feijão comprados 

Seguindo essa dica, você vai ter uma ótima relação com os fornecedores, podendo negociar prazos de forma mais certeira, planejar melhor o estoque da loja para evitar que produtos fiquem muito tempo parados e controlar riscos de extravio. Além de aproveitar melhor o tempo com outras questões do negócio.

 

5 – Contrate uma empresa de contabilidade confiável

Você pode sempre contar com o Raio-X para tirar suas dúvidas sobre a gestão financeira do seu negócio, mas, ter um escritório de contabilidade para a sua empresa vai fazer uma grande diferença. Principalmente se você tiver o perfil mais “mão na massa, exercendo muitas funções. 

O contador pode te ajudar com o planejamento financeiro e traduzir termos técnicos na hora de cuidar da gestão financeira do negócio. 

O trabalho do contador é registrar e classificar as contas a pagar e receber da sua empresa em um sistema contábil, mantendo a gestão do negócio mais organizada e atualizada. Com essas informações, como a folha de pagamento, ele consegue fazer demonstrações financeiras sobre o balanço patrimonial (os recursos da sua empresa, a rentabilidade etc.) e os resultados. 

Ou seja, o contador revisa, ajusta e planeja junto com você as melhores decisões para fazer o negócio crescer cada vez mais! 

E, com o crescimento do seu estabelecimento, as responsabilidades do seu contador também ficarão maiores. Se for o caso, contrate um profissional para trabalhar internamente. 

Algumas ferramentas podem ajudar o trabalho de contabilidade da sua empresa nesse caso, como a Agilize. Com essa ferramenta, você consegue manter a contabilidade online para a sua empresa na palma da mão. A plataforma ajuda com a gestão de notas fiscais, detalhamento de impostos, conciliação bancária etc. 

 

6 – Elimine o trabalho manual e faça um Raio-X do seu negócio

A tecnologia é a maior aliada para os lojistas, tanto para diminuir erros na gestão financeira como para melhorar o fluxo de trabalho. Com o Raio-X, você tem acesso a uma plataforma gratuita que ajuda com o acompanhamento de vendas, pagamentos e recebimentos das suas vendas feitas em maquininhas de cartão. Além de ajudar no controle das cobranças feitas pelas operadoras e informações sobre o perfil dos clientes para vender mais! 

O Raio-X envia um Relatório Mensal com um resumo do mês sobre as vendas feitas em maquininhas de cartão e voucher. 

Descubra o dia e horário que sua loja mais vende e como planejar melhor a sua escala de trabalho dos seus colaboradores. O Raio-X também vai te ajudar a saber quais são os melhores dias para promoções e manter o caixa da empresa com boa saúde. 

Dessa forma, o Raio-X também ajuda com o seu planejamento de estoque observando os valores a receber dentro do aplicativo. Acesse https://raiox.app/ ou baixe pelo Google Play ou App Store. 

Artigos relacionados


One thought on “Contabilidade básica: as 6 melhores dicas para aplicar em seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos