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Acompanhe o controle financeiro do seu e-commerce e saiba os lucros que ele traz, avaliando o custo e benefício de vender online e planejando os próximos passos de crescimento do seu negócio. Tome decisões mais inteligentes baseando-se nas ações que está realizando.

Leia esse artigo até o final para descobrir se o seu negócio está lucrando com os investimentos realizados usando o ROI (Retorno sobre Investimento).

 

1 – Calcule qual é o melhor frete  🏍️

Devido aos acontecimentos do último ano, oferecer um bom serviço de entrega tornou-se uma necessidade para empresas de qualquer tamanho, independentemente de ser loja física ou online. No caso de e-commerces, o frete é indispensável e também afeta o relacionamento com o seu cliente.

Para o seu cliente, quanto mais barato e rápido a entrega for, melhor. Mas, no caso do seu negócio é preciso estudar prazos e valores que sejam saudáveis. Avalie se é mais rentável terceirizar as entregas por aplicativos, contratar um motoboy ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Separamos 4 dicas para te ajudar a oferecer um frete mais barato sem prejudicar o seu negócio. Clique aqui para saber mais.

 

2 – Invista na divulgação do seu e-commerce 📱

Reservar um dinheiro para investir na divulgação dos seus produtos ajudará a fazer com que mais pessoas visitem e fechem negócio na sua loja através do e-commerce e marketplaces. Sabendo qual é a jornada de compra do seu cliente, faça uma pesquisa sobre como criar anúncios pagos no Google. Isso ajudará o seu estabelecimento a aparecer nas buscas do site e quanto mais cliques tiver, mais oportunidades de compra para você.

Outra boa prática de divulgação também é encaminhar mensagens de promoções e novidades para os seus clientes, caso você possua o contato deles. Confira aqui 3 atitudes que podem te ajudar nessa tarefa.

 

3 – Fique de olho no estoque 🧐 

Controlar o estoque no e-commerce é sinônimo de um bom atendimento e gestão do próprio negócio. Pois ter que avisar que um produto acabou após o seu cliente efetuar a compra, pode comprometer a experiência dele com o seu estabelecimento, fazendo com que ele não “retorne” mais.

Planejar e realizar o controle de estoque também ajuda a evitar desperdícios e dívidas, pois você deixa de fazer uma compra maior do mesmo produto ou do que tem menos saída.

 

4 – Fluxo de caixa 💵

O fluxo de caixa é o que te ajuda a administrar e entender a entrada e saída de dinheiro do seu negócio, sabendo para onde vai cada valor. É interessante que esse acompanhamento seja feito diariamente para que não haja surpresas no fim do mês.

No fim do mês, faça o fechamento de caixa. Separe extratos bancários, notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento e contas para que o resultado seja mais assertivo. Dessa forma, você consegue monitorar o seu faturamento e avaliar atuais despesas.

 

Agora aprenda como calcular o ROI 📝

ROI é a sigla para “Return on Investment” que significa Retorno sobre Investimento. Esse é um indicador que te ajuda a saber se o dinheiro aplicado nas estratégias de negócio está trazendo resultados positivos ou negativos para a sua empresa.

Para calcular o ROI, você precisa ter em mãos o valor investido em anúncios dentro de um período (semana, quinzena, mês, etc) e as vendas que foram efetuadas por conta desses anúncios. A partir daí, faça a seguinte fórmula:

(Valor das vendas realizadas – Investimento) / Investimento = ROI

Vamos imaginar um investimento de R$ 500 em anúncios online e um ganho de R$2.000 em vendas realizadas. Na prática, a conta ficaria assim:

(2.000 – 500) / 500 = 3 de ROI

Em porcentagem, você pode pegar o resultado final e multiplicar por 100:

ROI (%) = 3 x 100 = 300%

Ou seja, nesse exemplo, o retorno dos investimentos feitos foi extremamente lucrativo, sendo 3 vezes maior ou 300% acima do dinheiro aplicado. Se os resultados forem negativos, avalie o orçamento que está utilizando em suas campanhas.

 

E não deixe de cuidar e de controlar suas vendas, o Raio-X é a ferramenta perfeita para essa tarefa. Verifique os descontos praticados pelos meios de pagamento que utiliza em cada transação e antecipação. Tenha também uma previsão de quando o seu dinheiro cairá na conta.

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