fbpx

O controle financeiro é importante para qualquer negócio e com os e-commerces, os famosos comércios digitais, não é diferente.

Um bom planejamento ajuda a superar novos desafios e a se comunicar de forma clara com colaboradores, clientes e investidores, criando um empreendimento moderno e transparente.

Neste artigo, falaremos sobre o que não fazer em termos de planejamento financeiro, a importância dele e algumas boas práticas para o dia a dia do seu e-commerce.

 

O que a falta de controle financeiro pode causar?

Abrir um e-commerce é uma opção repleta de vantagens. O baixo investimento inicial e as grandes oportunidades de negócio justificam o crescimento deste mercado nos últimos tempos.

O problema é que um dos principais atrativos do modelo pode ser uma grande armadilha para quem não está preparado. Baixos custos operacionais criam a impressão de que o controle financeiro é simples e até sem importância. Mas a verdade é que muitas pequenas e médias empresas fecham rapidamente por falta de planejamento financeiro.

Por isso, além de se preocupar com a grande concorrência da empresa de conservação e limpeza, é fundamental investir na gestão financeira.

Essa prática evita problemas futuros e deve-se levar em consideração os seguintes aspectos: 

– Orçamento; 

– Análise de custos; 

– Previsão de receitas; 

– Prevenção de perdas.

Nos próximos tópicos abordaremos como ter um bom planejamento financeiro para e-commerce, continue lendo.

 

Como fazer a gestão financeira de um e-commerce?

O modelo de negócio mais flexível pode dar a falsa impressão de que uma loja virtual dá menos trabalho do que uma loja física.

Entenda como seu e-commerce, de qualquer segmento, pode se sair bem nesse ramo e garantir que sua fabricante de película antivandalismo 3m, por exemplo, se mantenha financeiramente saudável.

 

Planilhas

São os formatos mais tradicionais para planejamento de finanças, mas pouco eficientes. As planilhas são especialmente úteis para pequenos empreendedores que não têm condições de investir em soluções como programas de gestão, que podem ter um certo custo, apesar de serem eficazes.

 

Programas de gestão

Investir em automação de processos para simplificar a gestão financeira do e-commerce é uma boa ideia. Essa ferramenta fornece informações atualizadas, gera relatórios e simplifica a análise do fluxo de caixa.

Mas, não é necessário gastar para possuir uma ferramenta do tipo. O Raio-X consegue mostrar as cobranças de transações dos seus meios de pagamento, aluguel de maquininhas, cancelamentos, chargebacks, antecipações, movimentação de clientes e muito mais. Tudo isso de graça.

Graças às informações recolhidas por essa plataforma, o gestor pode fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos, aumentar a produtividade de uma linha de transmissão e como fidelizar novos clientes.

 

Medindo o crescimento

Quando se trata de expandir um negócio, é essencial medir continuamente seu progresso. Como resultado, você estará mais ciente de onde está indo, onde investir e o que precisa ser otimizado.

Com mais controle sobre do fluxo de caixa, orçamento e receita, você pode comparar seus ativos comerciais atuais com ativos anteriores para medir e prever o crescimento e o sucesso dos negócios, bem como reduzir gastos.

 

O que seria ativos comerciais?

Os ativos comerciais podem ser entendidos como bens que podem ser negociados entre duas partes. O ativo mais comum é o que está relacionado a Bolsa de Valores, as ações são algumas parcelas de alguma empresa que podem ser negociadas.

 

Por que o planejamento financeiro é importante?

Toda vez que alguém decide abrir um e-commerce, começa a pesquisar sobre investimento inicial e retorno esperado. Mas esses são apenas os primeiros detalhes de um planejamento muito maior.

Depois de iniciar as operações, é importante trabalhar com metas e acompanhar suas despesas e receitas. Saiba por que o planejamento financeiro é importante a seguir.

 

Melhor controle de custos

É certo que uma boa gestão financeira tem como consequência imediata um melhor controle de custos e lucros, elementos essenciais no crescimento de qualquer negócio virtual, como, por exemplo, uma ecobag personalizada.

Quando o gestor acompanha de perto todas as despesas do seu negócio, ele consegue evitar desperdícios e melhorar os preços dos produtos. Em um cenário altamente competitivo, isso pode ser um fator de diferenciação importante.

 

Suporte às decisões

Tomar uma decisão é um grande desafio, principalmente quando isso é feito sem nenhuma base estatística. Por outro lado, um controle financeiro bem executado tornará tudo mais rápido e seguro.

Ao entender suas entradas e saídas de caixa e estabelecer previsões de receitas, fica mais fácil planejar promoções e novas estratégias. Afinal, as chances de sucesso são muito maiores.

 

Planos a longo prazo

O controle da gestão da empresa auxilia no estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo, determinando o orçamento para cada um desses períodos.

Assim, é possível vislumbrar novos investimentos para o futuro de forma estruturada e planejada.

 

Acesse raiox.com.br ou baixe o aplicativo pela Google Play ou App Store. Visite também nosso Instagram Facebook, sempre publicamos novidades e dicas para melhorar a sua rotina.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Faça parte desse time 💙 

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos