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Dia do Consumidor: 5 dicas de promoções para aumentar as vendas nesse período!

TAGS: Dia do consumidor, Promoção, Vendas

Você sabia que no dia 15 de março se comemora o Dia do Consumidor? Essa é uma oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio logo no início do ano. Isso porque muitas pessoas esperam por essa data para fazer compras e você deve estar preparado para vender bastante. 

Além da venda, o momento serve para que o cliente se sinta valorizado e se fidelize na loja. Por isso, criar promoções que destaquem seus produtos no Dia do Consumidor beneficiam seu trabalho em muitos aspectos. 

 

Quais são as 5 dicas de promoções para o Dia do Consumidor?

Os descontos são bastante procurados pelos clientes como forma de economizar. Portanto, essa pode ser uma forma de atrair mais consumidores para a sua empresa e ampliar as vendas.  

É bastante comum utilizar datas especiais como gatilho para fazer promoções, como é o caso do Dia do Consumidor. Porém, as ofertas precisam ser bem planejadas para não trazer problemas ou prejuízos.  

1 – Ofereça desconto na primeira compra

O Dia do Consumidor pode ser utilizado para atrair novos clientes. Isso porque muitas pessoas pesquisam lojas que oferecem promoções no período. Nesse cenário, o desconto para a primeira compra apenas naquela data chama atenção dos que não conhecem seu trabalho ainda. 

Essa estratégia funciona para atrair clientes porque pode acionar o gatilho mental de escassez. Afinal, a pessoa sente necessidade de consumir antes que a oportunidade do desconto acabe.  

Mas fique atento: a empresa deve estar preparada para suprir todas as demandas. Se mais clientes estão chegando, essa é a sua oportunidade de encantá-los desde a primeira compra e fidelizar as pessoas para realizar mais vendas ao longo do ano. 

2 – Promova descontos em valores progressivos

O desconto progressivo funciona como método para estimular a compra mais de um item na sua empresa. Essa estratégia permite que novos e antigos clientes sejam recompensados e conheçam diferentes produtos e serviços que você oferece. 

Aqui, um cuidado essencial é ter regras bem definidas e explícitas para todos os participantes. Assim, você evita desentendimentos por falta de avisos sobre o funcionamento das promoções ou prejuízos ao perder vendas.  

3 – Faça promoção do “pague 1, leve 2”

Caso você queira aproveitar o Dia do Consumidor para limpar o estoque, há a possibilidade de montar uma promoção “pague 1, leve 2”. Nela, o segundo item sai de graça ou mais barato. Esse tipo de estratégia chama atenção do público e tende a aumentar as vendas da loja. 

Além de proporcionar benefícios ao consumidor, você consegue organizar o estoque para as próximas campanhas. Entretanto, é preciso calcular com cuidado o desconto oferecido para não ter prejuízos.  

4 – Possibilite frete grátis

No consumo online, o frete é um dos motivos para a compra ser ou não efetuada. O motivo para isso é que, muitas vezes, o valor de entrega fica elevado. Como resultado, os clientes desistem da aquisição e buscam outras lojas que tenham o produto. 

Logo, vale a pena usar o frete grátis como atrativo nas promoções do Dia do Consumidor. Você pode oferecer gratuidade na entrega para todo o Brasil ou um preço especial para o estado onde o negócio está localizado, por exemplo. 

5 – Conceda brindes em compras de alto valor

Presentear o cliente é uma ótima forma de se destacar no mercado, então pode ser interessante investir em brindes para compras de alto valor. Para ter sucesso, eles precisam ser realmente úteis para o consumidor, sendo itens utilizados no cotidiano.  

Também vale a pena relacionar os brindes com a identidade da loja para complementar a estratégia. Por exemplo, se o seu negócio vende produtos de café e chá, uma dica é dar uma caneca de presente.  

Além de poder ser usada no dia a dia, o objeto sempre lembrará o cliente sobre a sua marca. Dessa maneira, o brinde compõe uma estratégia de marketing, beneficiando tanto o consumidor quanto a empresa.

 

Além das promoções, como se destacar no mercado?

Para o Dia do Consumidor, a maioria dos comerciantes busca inovações para expandir os lucros. Então é preciso ir além das promoções para se sobressair.  

Veja a seguir outros aspectos que merecem planejamento para essa data e durante todo o ano! 

Diversifique as formas de pagamento 

Não adianta oferecer promoções imperdíveis se as formas de pagamento limitam as possibilidades de compra. Portanto, simplifique os meios de recebimento e ofereça descontos para quem pagar à vista, no boleto, cartão ou Pix. 

Valorize a experiência do consumidor 

A experiência do consumidor é um dos pontos mais relevantes durante as vendas. Por esse motivo, a empresa precisa buscar formas de valorizá-las, desde o primeiro contato com a marca até o feedback do produto comprado. 

Para ter sucesso com o cliente, você pode: 

  • coletar informações sobre as necessidades de consumo dele; 
  • disponibilizar um site de fácil navegação com informações explícitas; 
  • garantir curtos prazos de entrega; 
  • pedir feedbacks pós-venda. 

Outra ação fundamental é treinar sua equipe para oferecer atendimento de qualidade. Lembre-se de que você e seus funcionários representam a imagem da marca e precisam conhecer todos os produtos, as abordagens e os atendimentos específicos para cada indivíduo.

A partir desses tópicos, a fidelização se torna mais natural e duradoura. Além disso, o consumidor tende a se tornar uma fonte de propaganda orgânica para o seu negócio, fazendo indicações. Assim, a tendência é que outras pessoas descubram a sua empresa e se tornem clientes. 

Invista no marketing 

Os canais de comunicação são formas de aproximar possíveis compradores da sua loja. É possível recorrer a diferentes meios, como redes sociais, e-mail, blog e WhatsApp — e o marketing pode fazer parte da sua estratégia. 

Por exemplo, nas redes sociais e blogs, você pode divulgar dicas e conteúdos que ajudem os consumidores. Isso ajudará a criar autoridade e desenvolver um relacionamento com o público, trazendo benefícios para a marca.  

Nesse caso, as postagens devem ser recorrentes, mas merecem maior atenção em datas especiais. Afinal, os canais podem ser usados para divulgar ofertas e ampliar o alcance da estratégia.  

  

Como você viu, existem diversas promoções que podem ser usadas para proporcionar um bom Dia do Consumidor para seus clientes. Então aproveite essas 5 dicas para começar seu planejamento e ampliar as vendas nessa data.  

Quer preparar a sua empresa para outras oportunidades? Confira outras datas comemorativas de 2023 para impulsionar as vendas! 

  

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Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 15/02/2023

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