Chegamos ao fim de 2020, um ano que desafiou muitos empreendedores a reinventarem a forma de trabalhar e divulgar o que tem para oferecer. E para tornar essa época ainda mais movimentada, é necessário realizar o fechamento anual, também conhecido como fechamento contábil. Atividade que, além de ser obrigatória por lei, ele ajuda a analisar a situação e saúde financeira do seu estabelecimento.
Com um fechamento contábil bem feito é possível perceber os lucros do seu negócio e os resultados alcançados. Tendo essas informações, você poderá fazer um planejamento para o próximo ano pensando na estabilidade e tipo de crescimento que deseja alcançar.
O que é fechamento contábil?
O fechamento contábil é uma tarefa que todo lojista precisa realizar todos os anos obrigatoriamente junto ao seu contador ou escritório de contabilidade. Ela é mencionada na Lei 6.404/76, Art. 177, que determina a sua importância e atenção. Já que, para esse tipo de atividade é fundamental ter tempo, paciência e conhecimento do próprio negócio.
Quando bem feito, o lojista consegue apresentar as informações necessárias para a Receita Federal e tem dados confiáveis e precisos sobre os resultados do seu negócio. Podendo planejar o que será feito no ano seguinte e o que se deseja alcançar.
Fechamento mensal X anual
Mesmo essas atividades tendo nomes e características semelhantes, elas são diferentes. O fechamento mensal tem o objetivo de dar uma visão a curto prazo sobre os lucros e serviços do negócio. Ajudando a identificar necessidades e determinar estratégias para o seu crescimento.
Para realizar essa tarefa de forma correta e eficaz, você precisa fazer o fechamento de caixa mensal separando extratos, notas fiscais e realizando um controle de tudo que há em estoque.
Agora, o fechamento anual é um balanço de todas as movimentações financeiras, que tem o objetivo de mostrar qual a atual situação do negócio e o que planejar para os próximos meses.
O que preciso para fazer o fechamento contábil?
Antes de tudo, tenha em mente que: caprichando nos fechamentos mensais, será muito mais fácil na hora de fazer o anual. Além das informações estarem mais exatas, você e o seu contador vão economizar tempo.
Para fazer o fechamento contábil, alguns demonstrativos precisam ser apresentados para o contador. Os principais são:
- Fechamentos mensais;
- Informações sobre Imposto de renda;
- Balanço Patrimonial;
- Fluxos de caixa;
- Entre outros.
Como fazer?
Para fazer o fechamento contábil é necessário a colaboração de um contador. Fora isso, você precisa separar todos os documentos solicitados por ele durante essa tarefa.
O relatório mensal do Raio-X é uma ferramenta que você também precisa ter para realizar os fechamentos de caixa mensais e anuais do seu negócio. Esse documento possui todas as informações necessárias sobre a movimentação de vendas com cartão do seu caixa. Com isso em mãos, o seu contador poderá fazer o seu fechamento e até o imposto de renda de forma mais simples e rápida. Saiba mais sobre o relatório mensal do Raio-X no vídeo abaixo ou clique aqui para ter mais detalhes.
Prepare o seu negócio para 2021 e deixe tudo em dia para não ter surpresas e saber como agir desde o início. Comece pelo fechamento contábil anual, prepare os documentos para o próximo imposto de renda e planeje o que você pretende alcançar já nos primeiros meses. Com tudo isso feito, reserve o lucro que conseguir para investir ainda mais no seu negócio.