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Buscar soluções para melhorar a divulgação da sua empresa é essencial para aumentar o desempenho em vendas. Nesse sentido, o live shopping é uma alternativa que tem se popularizado e que pode ser interessante para adotar com o seu negócio. 

Ao mesmo tempo, é comum que ainda haja dúvidas sobre essa abordagem e como colocá-la em prática. Portanto, o ideal é compreender como unir as vendas às transmissões ao vivo nas redes sociais e o que a estratégia pode trazer de vantagens. 

  

O que é live shopping?

O live shopping é uma estratégia de divulgação que une vendas ao vivo, conteúdos em vídeo e entretenimento. As marcas utilizam essa prática para anunciar produtos e auxiliar os clientes na jornada de compra. Esse formato tem se tornado mais popular em diversos países, incluindo o Brasil.

A estratégia começou a ganhar espaço em 2020, durante a pandemia de covid-19. Isso ocorreu porque foram adotadas medidas de isolamento social para tentar conter o avanço da doença, levando ao fechamento temporário do estabelecimento físico de muitos negócios. 

Ao mesmo tempo, as transmissões ao vivo passaram a ser uma alternativa cada vez mais frequente de entretenimento. Muitas lojas, então, viram o potencial de aproveitar esse modelo para divulgar os seus produtos.  

Além disso, o live shopping pode servir para tirar dúvidas, apresentar lançamentos, oferecer descontos exclusivos e interagir com os clientes. 

  

Quais as vantagens dessa prática?

Ao pensar nos motivos para recorrer ao live shopping, vale saber que existem diversas vantagens associadas ao formato. Ao conhecê-las, você pode identificar se faz sentido adotar a alternativa na sua loja. 

Divulgação da empresa 

O primeiro aspecto positivo proporcionado pelo live shopping está no fato de esse ser um formato prático e eficiente para divulgar o negócio. Basta estar com um dispositivo com acesso à internet, criar uma conta para a sua loja e preparar os conteúdos. 

Fortalecimento da marca  

O live shopping também ajuda a fortalecer a imagem da marca no mercado. Isso acontece porque é possível aumentar o alcance da sua loja e até oferecer uma boa experiência de compra para os clientes, ajudando a criar uma percepção positiva do negócio. 

Engajamento do público  

A estratégia traz diversas oportunidades para o engajamento do público. Na live, as pessoas poderão deixar um comentário, compartilhar, curtir, entre outras possibilidades. Quanto maior for o engajamento, mais pessoas terão a oportunidade de ver os conteúdos produzidos. 

Interação em tempo real 

A prática também permite ao lojista interagir com o público em tempo real. Existe a chance de tirar dúvidas específicas de um produto, oferecer condições especiais e conduzir os clientes na jornada de compra. Como resultado, há como aproximar os compradores do seu negócio. 

  

Como essa estratégia ajuda a alavancar as vendas?

Além dos benefícios que você acompanhou, vale destacar que adotar o live shopping favorece o aumento das vendas. Isso acontece, primeiramente, porque mais pessoas estarão engajadas com a sua loja e com as soluções que ela oferece. 

Também é possível trabalhar melhor a persuasão do público. Com a transmissão ao vivo, existe a oportunidade de mostrar detalhes dos produtos e demonstrar como eles podem ser usados, elevando o desejo de compra. 

Ainda, há como capturar o interesse de parte do público com descontos e ofertas exclusivas. Desse modo, o live shopping pode se tornar até mais efetivo para gerar vendas do que outras estratégias de divulgação, por exemplo. 

  

Como fazer um live shopping efetivo?

Para obter os benefícios associados a esse modo de divulgação é essencial saber como realizar o live shopping com efetividade. Embora cada negócio tenha suas particularidades, existem algumas dicas que podem ajudar na implementação da estratégia.  

Planeje o conteúdo  

O primeiro passo para desenvolver um live shopping é planejar o conteúdo. Nesse momento, a ideia é definir o tema que será abordado e a linguagem a ser utilizada. Ainda, é necessário definir a periodicidade na qual a sua marca fará as transmissões ao vivo nas redes sociais. 

Para fazer essa definição, vale a pena estudar o seu público, analisando o perfil de compras, os interesses e as necessidades. A partir disso, será possível compreender como deve ser a transmissão para atrair e convencer os consumidores a comparem às suas soluções.  

Defina os materiais necessários  

Em seguida, é preciso considerar as questões operacionais do live shopping, como os materiais e recursos que serão utilizados. No geral, uma transmissão ao vivo exige um dispositivo conectado à internet com câmeras de boa qualidade, conexão de alta velocidade e uma plataforma especializada. 

Na hora de escolher a rede social para fazer a live, vale pensar nas preferências do público. Dessa maneira, é fundamental entender onde os clientes estão e focar a sua presença nesses ambientes digitais. 

Se for o caso, é possível preparar um cenário específico — como ao organizar o espaço da loja de forma temática. Isso ajuda a transmitir mais credibilidade e profissionalismo durante a live.  

Faça o monitoramento das métricas 

Tão importante quanto se preocupar com a realização da transmissão ao vivo é compreender a necessidade de avaliar seus resultados. Logo, é essencial definir métricas de acompanhamento e verificar os resultados durante e após a live. 

Convém considerar questões como o número de visualizações e o engajamento do público, incluindo comentários, curtidas e compartilhamentos. Além disso, verifique indicadores relacionados às vendas — como o total de conversões, o ticket médio e o valor faturado com a live. 

Caso as métricas estejam abaixo do esperado, você pode pensar em estratégias para melhorar os resultados nas próximas transmissões ao vivo da sua loja. No geral, essa atitude também pode ajudar a compreender melhor o comportamento do público, apoiando futuras decisões. 

  

Como você conferiu, o live shopping é uma prática que pode auxiliar na divulgação da sua loja. Ao planejar e implementar essa estratégia corretamente, a empresa tem chances de aproveitar o potencial do ambiente online para gerar mais vendas e fortalecer a sua marca.  Este conteúdo foi útil? Siga a Raio-X nas redes sociais e receba mais informações relevantes sobre o mundo dos negócios. Estamos no YouTube, Instagram e TikTok!

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