Atualmente, o lojista brasileiro pode contar com diversas formas de pagamento para oferecer aos seus clientes, como QR Code e o PIX, por exemplo. Mas ficar sem sinal na maquininha, ainda é o maior pesadelo de todos.
Caso isso ocorra, a princípio, evite passar o cartão do seu cliente mais de duas vezes na mesma maquininha, isso impede o bloqueio e um constrangimento com o consumidor. Se possível, utilize outro aparelho, reinicie o da operadora que caiu o sinal ou ofereça outra forma de pagamento, o PIX é muito bem-vindo nesse tipo de situação.
É legal possuir mais de uma maquininha de cartão a disposição do comércio. Além de evitar esses momentos de quedas de sinal, pode ser uma mão na roda na hora em que fila de clientes aumentar.
Antes de partir para as dicas, lembre-se que, é importante que a sua maquininha sempre esteja conectada a internet. E se o problema persistir, o melhor é entrar em contato com a operadora da maquininha de cartão ou trocar de empresa de meio de pagamento.
1 – Mantenha o programa da maquininha sempre atualizado
Para qualquer pagamento digital, já é possível evitar quedas no sinal da sua maquininha mantendo o software sempre atualizado. Acesse as configurações do seu aparelho e verifique se aparece a opção para atualizar, caso não, é provável que você já possua a versão mais recente.
Não sabe como olhar isso? Para encontrar a opção de atualização, dê uma olhada no manual que veio junto com a sua maquininha ou entre em contato com a operadora.
2 – Dê uma olhada no sinal da sua maquininha durante o dia
A rotina de quem trabalha no comércio não é fácil, as vezes podemos esquecer de realizar tarefas que estavam programadas ou deixar para o dia seguinte. Mas para não atrapalhar nas tarefas, você pode verificar o sinal da sua maquininha a cada hora ou conforme o movimento do seu negócio.
Por exemplo, no caso de restaurantes que trabalham com almoço, em que o movimento é maior durante a tarde, é interessante dar uma olhada no sinal da sua maquininha antes de abrir para saber que não haverá problemas no atendimento.
Se preferir, programe um lembrete no seu celular para fazer essa verificação.
3 – Saiba guiar seus funcionários para esse tipo de situação
Na hora em que o movimento da sua loja aumenta, pode ser que os seus funcionários fiquem mais aflitos ou nervosos com alguma situação que acabe ocorrendo com os clientes, principalmente se o sinal da maquininha cair.
Para evitar esse tipo de situação e perder futuras vendas, oriente os seus colaboradores sobre como agir na falta de sinal da maquininha. Peça que ele ofereça outra forma de pagamento ou que dê mais uma olhada nos produtos enquanto resolve o problema. Dessa forma, o seu cliente sairá satisfeito com o atendimento prestado.
Agora que você sabe como evitar que as suas maquininhas fiquem fora do ar, acompanhe as vendas de todos os seus meios de pagamento, descontos e previsão de recebimento com o Raio-X.
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