Definir metas e objetivos não é importante apenas na vida pessoal. Para que os negócios se mantenham competitivos no mercado, é fundamental saber o que é e como montar um planejamento estratégico empresarial eficiente.
Esse plano também ajuda a superar eventuais obstáculos que possam surgir. Afinal, empresas de todos os portes e áreas estão sujeitas a enfrentar momentos de crise que podem fazer com que elas passem por quedas no faturamento ou percam lugar no mercado.
O que é planejamento estratégico?
Trata-se de uma ferramenta que funciona como um guia sobre todas as etapas a seguir para alcançar os principais objetivos empresariais. Dessa forma, ele ajuda tanto na manutenção quanto no crescimento do negócio.
Para isso, o plano envolve avaliar a realidade atual. Com essa informação, é possível pensar no que a empresa precisa mudar para alcançar as metas propostas. Logo, o planejamento estratégico é interessante para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação.
Ao montar o plano, é preciso avaliar os obstáculos, definir metas, determinar iniciativas e compreender os pontos fortes e fracos do negócio. Após o diagnóstico e elaboração do planejamento, é necessário fazer a distribuição de recursos e desenvolver as ações.
Qual é a importância de um planejamento estratégico empresarial?
Como você viu, o planejamento estratégico empresarial é relevante não apenas para grandes companhias. Portanto, as pequenas e médias empresas (PMEs) também se beneficiam dessa ferramenta.
Sem o plano estabelecido, pode haver dificuldades para identificar o momento atual do negócio no mercado e as possibilidades para o futuro. Além disso, ter objetivos empresariais bem definidos e incluir os próximos passos no planejamento torna as atividades mais dinâmicas.
Ao compreender quais objetivos devem ser alcançados, é possível focar nas ações que precisam ser executadas com mais urgência. Consequentemente, você reduz o tempo para execução das tarefas, aumentando a produtividade da empresa.
Além disso, um empreendedor que não elabora o planejamento estratégico não tem conhecimento das forças, fraquezas e diferenciais do negócio. Saber esses fatores evita que você tome decisões com base na intuição ou dados isolados, o que pode aumentar as chances de fracasso.
Como elaborar um plano estratégico para a empresa?
Depois de entender o que é planejamento estratégico e qual a sua importância, é hora de saber como elaborar um plano para a sua empresa.
Confira os passos a seguir:
Faça o diagnóstico do negócio
O primeiro passo para montar um planejamento estratégico empresarial é fazer o diagnóstico do negócio. Para tanto, você pode usar ferramentas diversas, como a matriz SWOT. Ela ajuda a analisar a empresa e o mercado para entender o momento atual.
A sigla significa:
- strengths: são as forças da empresa que podem ajudar a alcançar seus objetivos;
- weaknesses: as fraquezas que podem prejudicar o alcance dos resultados propostos;
- opportunities: oportunidades que podem favorecer o seu negócio;
- threats: ameaças que costumam se apresentar como um empecilho.
Defina metas e indicadores
Após fazer o diagnóstico do seu negócio, o próximo passo é definir as metas. Nesse momento, vale estabelecer o que a empresa deseja conquistar. Além disso, é preciso determinar quais métricas serão utilizadas para mensurar se a gestão está no caminho certo.
Como os objetivos tendem a ser gerais, vale a pena criar metas específicas, de acordo com as necessidades do negócio. Por exemplo, você pode estabelecer metas de vendas, de gastos, de marketing, entre outras.
Também é preciso ter em mente que os objetivos podem ser desafiadores, mas precisam ser realistas. Isso porque, se eles não forem alcançáveis, provavelmente causarão frustrações para todos os envolvidos.
Nesse sentido, uma dica é utilizar a metodologia SMART. Essa estratégia ajuda a estabelecer metas que sejam:
- claras e específicas (specific);
- quantificáveis (measurable);
- realistas e alcançáveis (achievable);
- relevantes para o negócio (realistic);
- temporais, com prazos claramente definidos (timely).
Estabeleça um plano de ação
Por fim, você deve definir o plano de ação. Para isso, é importante reunir a equipe e estabelecer os processos que precisam ser realizados para chegar aos objetivos determinados. Nesse momento, uma dica é fazer um cronograma de atividades e definir as pessoas responsáveis por elas.
Além disso, vale documentar e registrar todo o plano estratégico. Para tanto, anote os processos de acordo com a prioridade em que eles precisam ser executados. Se você ficar em dúvida, pense em quais ações são mais relevantes para alcançar as metas definidas no planejamento.
Como aplicar e manter o planejamento no seu negócio?
Além de elaborar o planejamento estratégico, é necessário aplicá-lo diariamente para ter bons resultados. Para que você consiga manter todos os envolvidos motivados, é viável realizar reuniões periódicas.
Nesses encontros, você pode incentivar a participação de todos e aproveitar para ouvir suas sugestões. Considere que mostrar que você se importa com a percepção e opinião deles é motivador.
Também é preciso valorizar os participantes pelos seus desempenhos. Essa atitude reflete no engajamento e melhora a produtividade da equipe — mesmo que ela seja pequena. Consequentemente, a sua empresa pode alcançar as metas mais rapidamente.
Existem ferramentas que ajudam a colocar em prática o seu planejamento estratégico. Além das alternativas apresentadas, você pode pesquisar por outras estratégias e ações que possam servir de apoio para a construção e manutenção do seu plano.
Com esse conhecimento, fica mais fácil escolher os recursos que estão mais alinhados às suas preferências e necessidades. Dessa forma, é possível ser mais acertado no momento de construir o seu planejamento.
Outro ponto relevante é fazer o acompanhamento dos resultados por meio de métricas e indicadores. Isso ajuda a revisar e atualizar o planejamento sempre que for necessário, mantendo o plano alinhado ao que foi previsto e às metas do negócio.
Agora você sabe o que é planejamento estratégico, como montar e executar na sua empresa. Lembre-se de que a implementação do plano é indispensável para o desenvolvimento do seu negócio e para obter destaque no mercado.
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