As máquinas de cartão facilitam a vida dos empreendedores e evitam que eles percam vendas. Contudo, o sistema pode ficar indisponível ou o lojista não ter o equipamento, por exemplo. Nesses e em outros casos, a venda digitada costuma ser um recurso bastante interessante.
Você já conhece a solução? Na prática, ela evita que você perca uma negociação e ainda garante a satisfação dos clientes, que conseguem fazer a compra de modo prático e seguro. Mas antes de utilizar o serviço, é importante entender como ele funciona.
O que é venda digitada?
É comum que os lojistas ofereçam mais de uma forma de pagamento aos seus clientes para aumentar as vendas. Além disso, essa variedade representa uma vantagem competitiva no mercado.
Então, se você trabalha com maquininha de cartão, há uma grande chance de ter se deparado com a situação de estar sem o equipamento ou sem bateria, por exemplo. Também pode acontecer de o sistema estar indisponível em determinado momento do dia.
Para esses casos, a venda digitada surge como uma alternativa aos pagamentos realizados com cartão. Trata-se de um meio que não depende de uma maquininha para ser concluído, pois os dados são informados utilizando um aplicativo específico.
Dessa forma, o pagamento é feito sem que haja o contato físico do cartão com outro equipamento (inserção) ou, até mesmo, a aproximação. Inclusive, se o cliente souber os dados como numeração, data de validade e código de segurança, ele não precisa ter o cartão em mãos para realizar a compra.
Como esse processo funciona?
Em relação ao funcionamento da venda digitada, qualquer lojista cadastrado e autorizado pela operadora da maquininha de cartão pode utilizar esse meio para receber o valor da venda. O procedimento ocorre a partir de um aplicativo que o fornecedor disponibiliza previamente.
As informações que você deve registrar para a operação são:
- opção de pagamento (débito, crédito à vista ou parcelado);
- valor da compra;
- número do cartão;
- data de validade;
- código de segurança;
- nome completo do titular.
Os dados particulares estão disponíveis no cartão físico do cliente. Vale ressaltar que as informações precisam ser inseridas manualmente, o que torna o processo mais demorado para finalizar.
Qual a diferença entre venda digitada e link de pagamento?
Como visto, a venda digitada é um meio virtual de cobrança. Logo, é comum que ela seja confundida com o link de pagamento. No entanto, existem diferenças entre essas modalidades que vale a pena conhecer.
O link de pagamento é um endereço eletrônico que registra todas as informações de uma cobrança. Entre elas, estão a data, valor, meio de quitação utilizado e produtos vendidos.
Ao contrário da venda digitada, ele permite realizar uma transação via cartão de crédito, boleto ou Pix, por exemplo. Dessa maneira, mesmo que o lojista não tenha uma maquininha de cartão ou aplicativo, ele consegue receber os pagamentos realizados pelos clientes por diferentes métodos.
Portanto, as principais diferenças entre as alternativas são a versatilidade e o fato de que o cliente fica no comando da operação ao utilizar o link de pagamento. Mas isso não significa que uma modalidade seja melhor que a outra. Na prática, é possível oferecer as duas para os seus clientes e deixar que eles decidam qual delas preferem usar.
Quais são as vantagens da venda digitada?
Antes de optar por utilizar a venda digitada na sua loja, é importante entender quais vantagens ela oferece. Assim, você pode analisar se a alternativa atende às suas expectativas para implementar a solução.
Evita perder a venda
A principal vantagem da venda digitada é ser mais uma opção de meio de pagamento que pode ser oferecida aos seus clientes. Ela é uma escolha quando a maquininha não está disponível, evitando que o consumidor se frustre por não conseguir adquirir o produto.
Inclusive, o cliente pode parcelar a compra e até enviar seus dados remotamente, por meio de canais acessíveis. Já o seu negócio se beneficia ao não perder a venda. Portanto, essa é uma forma de manter o faturamento e a lucratividade de forma prática.
Oferece segurança
Outro benefício que a solução oferece é a segurança da operação. Isso acontece porque a transação fica cadastrada em um banco de recebimentos, evitando fraudes e golpes. Os recursos são liberados em até 30 dias após o cadastro.
Caso haja algum problema, o cliente pode recorrer ao cancelamento e preservar seu dinheiro. Contudo, se o consumidor contestar a compra, a operadora da máquina de cartão interfere no processo e verifica a documentação da transação.
Então manter todos os registros, com notas fiscais e outros comprovantes é fundamental para evitar devoluções e reembolsos frequentes — especialmente indevidos.
Aceita diversas bandeiras
Por fim, cabe ressaltar que diversas bandeiras de cartão são atendidas por esse meio de pagamento. Essa vantagem permite oferecer um leque considerável de opções aos clientes, ampliando as oportunidades de venda.
Como implementar essa solução na sua loja?
Depois de saber os benefícios dessa modalidade de venda, é hora de aprender a implementar essa solução na sua loja. O primeiro passo é solicitar uma maquininha de cartão que ofereça essa possibilidade.
Para tanto, pesquise as oportunidades do mercado e confira as condições propostas, como taxas e outras cobranças, identificando a opção mais vantajosa. Após escolher o parceiro ideal, realize o seu cadastro.
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Em seguida, peça a autorização para utilizar o aplicativo e realizar a venda digitada. Baixe o sistema no smartphone ou tablet e insira os dados. Após essas etapas, você já poderá oferecer esse meio de pagamento para os seus clientes.
Agora você sabe que a venda digitada é uma forma ágil e segura de receber pagamentos. Ela entrega uma boa experiência ao seu cliente e ajuda a garantir a satisfação dele, além de evitar que você perca a venda. Por essa razão, vale a pena considerar essa solução para o seu negócio.
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