O sucesso do seu negócio depende de diversos fatores, combinando aspectos como bom atendimento, qualidade e o controle de vendas e estoque. Em determinadas épocas do ano, como nas datas comemorativas, esse gerenciamento se torna crucial.
Afinal, nesses períodos, as vendas ficam mais aquecidas e é fundamental ter produtos suficientes para atender à alta demanda. Esse planejamento estratégico também ajuda a garantir uma melhor experiência do cliente e pode fazer com que ele se fidelize.
O que é controle de vendas e estoque?
O controle de vendas e estoque envolve planejar, organizar, supervisionar e mensurar os produtos que você vende. Esse processo deve ser realizado de maneira estratégica, com o objetivo de evitar a falta ou o excesso de mercadorias na sua loja.
Existem diversas formas de fazer o monitoramento. O método manual pode parecer mais simples, mas demanda tempo e tende a gerar erros, resultando em prejuízos financeiros. Ainda há a possibilidade de fazer a gestão em planilhas, aplicativos e programas desenvolvidos para esse fim.
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Qual é a importância desse controle em datas comemorativas?
Agora que você sabe o que é controle de vendas e estoque, é hora de entender a importância desse gerenciamento em datas comemorativas, como feriados e eventos sazonais. Como esses são períodos de alta demanda e aumento nas vendas, você deve evitar perder oportunidades por falta de uma boa gestão.
Previsão de estoque
A previsibilidade é importante para o seu negócio melhorar os lucros ao evitar a falta de mercadorias em datas comemorativas. Embora esse seja um período de maior procura, nem todos os produtos têm a mesma demanda por parte dos clientes.
Por esse motivo, ao fazer uma boa gestão de vendas e estoque, é possível saber quais são os itens de maior saída e se há sazonalidade para determinadas mercadorias. Desse modo, o processo também ajuda com a redução de custos.
Isso acontece porque a etapa evita a aquisição de itens desnecessários ou com pouca saída, mitigando o risco de perda de produtos. Além disso, você pode planejar melhor a compra de novos produtos com fornecedores em determinadas épocas do ano, obtendo descontos ou melhores formas de pagamento.
Planejamento de promoções
O controle de vendas e estoque pode ajudar você a encontrar oportunidades para realizar promoções e liquidações. Nesse sentido, é possível aproveitar a época de maior demanda para liberar itens parados há muito tempo.
Uma alternativa é dar descontos progressivos para quem comprar mais de um item em determinada data comemorativa. Outra possibilidade é montar kits com preços mais acessíveis e que contenham produtos com menor saída — mas que você deseja retirar do estoque.
Manutenção do fluxo de caixa
O gerenciamento focado em vendas e estoque permite criar um histórico de movimentações financeiras. Com ele, você pode estimar receitas, despesas e lucros de determinados períodos com mais precisão.
Assim, é possível prever como serão as vendas em datas específicas. Também fica mais fácil se preparar para momentos em que ocorrerão possíveis défices de recursos e criar estratégias preventivas para evitar que eles aconteçam.
Uma dica é guardar parte dos recursos recebidos em épocas de maiores vendas. Desse modo, você pode pagar as contas do seu negócio e manter suas operações nos períodos em que a procura é menor.
Atendimento ao cliente
Para complementar esses pontos, a gestão de vendas e estoque tende a melhorar a experiência dos clientes. Como o seu negócio terá um atendimento mais eficiente, mesmo em datas comemorativas, a empresa evita que os consumidores não tenham acesso aos itens que desejam.
Dessa forma, você não perde oportunidades de vendas. Além disso, os clientes ficam mais satisfeitos e podem indicar a sua loja para amigos e familiares.
Como gerenciar as vendas e o estoque em datas sazonais?
Após compreender a importância do controle de vendas e estoque em datas sazonais, é essencial entender como gerenciar esses fatores para que o seu negócio tenha resultados melhores e potencialize os lucros.
Observe as tendências de mercado
O primeiro passo é acompanhar os dados do seu setor de atuação para melhorar a sua previsão de demanda. Saber identificar quais são os produtos mais procurados pelo seu público no mercado é fundamental para garantir um fluxo de mercadorias preciso.
Dessa maneira, você poderá assegurar maiores lucros. Afinal, a sua loja não ficará com mercadorias sem saída que podem trazer prejuízos financeiros.
Se organize com antecedência
O planejamento é a palavra-chave para quem tem o objetivo de gerenciar as vendas e o estoque em datas sazonais. Quanto mais cedo você começar a se organizar, mais tempo terá para preparar o seu armazenamento para o dia comemorativo.
Essa programação deve estar alinhada às suas pesquisas sobre as tendências de mercado, o que o coloca um passo à frente dos concorrentes, ajudando a se destacar. Somado a isso, é possível economizar tempo e dinheiro porque você não fará as compras em cima da hora.
Se baseie no que foi vendido no ano anterior
Outra dica relevante está relacionada ao seu histórico de vendas. Ainda que os cenários do mercado mudem com certa frequência, ter como base a saída de produtos nas datas do ano anterior é um bom indicador dos hábitos de consumo do seu público.
Isso também ajuda a entender o nível de tarefas e as suas possibilidades de vendas. Com essas informações, você saberá quais são os itens mais procurados em cada época e quais não têm muita saída. A partir dessa análise, surgem oportunidades de otimizar o estoque para atender melhor o público.
Você aprendeu que o controle de vendas e estoque pode impactar diretamente o sucesso de um negócio. A gestão é especialmente relevante em períodos de alta demanda, como datas comemorativas. Portanto, não deixe de realizar esse processo com atenção.
Você gostou das informações deste post? Então complemente a sua leitura e aprenda como calcular o giro de estoque da sua loja!
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