fbpx
Skip to content
Gestão Financeira Quem somos Blog Login Cadastre-se
CATEGORIAS
Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Lucrou na Black Friday? Use o que aprendeu para vender no Natal

A Black Friday abriu a temporada de compras para o Natal, que será daqui há um mês. Os preparativos já estão a todo vapor e, mesmo muitos consumidores tendo aproveitado a última sexta-feira de novembro para garantir descontos nos presentes natalinos, segundo pesquisa global da Rakuten Advertising, 87% das pessoas entrevistadas ainda pretendem fazer compras para o Natal. 

Confira agora como aproveitar os resultados da Black Friday para aplicar nas vendas de natal, o momento mais aguardado do ano para clientes e lojistas. 

 

Precifique da forma correta 

Qual foi a reação dos seus clientes na hora de comprar? Muitos pediram desconto ou opinaram em relação a qualidade do que foi oferecido? Se você percebeu algum desses comportamentos, vale estudar a precificação dos seus produtos e serviços. 

Inserir os preços de forma correta para os seus produtos e serviços, seja em épocas especiais como o Natal ou não, faz toda a diferença para o seu negócio e para os clientes que vão te procurar eventualmente.  

Você não pode calcular o seu lucro acima do habitual, caso não tenha diferença dos seus concorrentes. É necessário descrever as despesas fixas, variáveis, mão de obra e o lucro desejado. 

Outro ponto para levar em consideração é saber como são os seus clientes, estude o comportamento deles e defina grupos para saber se o que está sendo oferecido irá satisfazê-los. Não pense apenas na venda, mas também na experiência que o seu consumidor terá. Para saber como realizar essa tarefa de forma eficaz, leia o artigo completo sobre precificação clicando aqui. 

 

Permaneça online 

O grande aprendizado para os lojistas em 2020 foi a importância de tornar-se digital. Ferramentas para envio de mensagens como o WhatsApp e redes sociais como o Facebook e Instagram até passaram por atualizações para poder atender a demanda de micro e pequenos negócios que começaram a vender através desses aplicativos. 

Especificamente na Black Friday desse ano, as vendas online subiram e representam 60% do faturamento das lojas brasileiras, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista). 

Para não ficar de fora dessa oportunidade é importante definir um horário de atendimento e sempre deixar o catálogo de produtos e serviços atualizados com fotos, descrições e valores. Isso transmite mais confiança para o seu cliente e mostrará que o seu negócio sabe prestar um bom suporte digitalmente. 

Outra dica é utilizar links de pagamento e até o PIX com os seus clientes, assim eles podem pagar direto do celular, sem a necessidade de sair de casa. 

 

Comece com as promoções antes do Natal 

Isso ocorreu esse ano com a Black Friday e não será diferente com o Natal. Antecipar as promoções garante uma divulgação mais eficaz e mais chances de um cliente novo voltar a sua loja para consumir mais. 

Se esse cliente retornar mais vezes, vale criar um cadastro e pegar informações de contato para enviar novidades de produtos e promoções em primeira mão. Essa tarefa mostra que ele saberá de tudo sobre a sua loja antes de todo mundo, passando a sensação de que ele é importante para o seu negócio. 

 

Controle de estoque 

E não adianta organizar e colocar em prática todas as dicas anteriores e esquecer de abastecer o estoque de forma que todos os seus clientes fiquem satisfeitos. Utilize como referência as vendas da Black Friday para avaliar quais produtos tiveram mais saída e o porquê.  

Além de evitar desperdícios, ter um controle estoque garante que pedidos grandes poderão ser entregues sem dar dor de cabeça e economizando um tempo que poderia ser utilizado de outras maneiras no seu negócio. 

Dessa forma, no fim do mês, o seu fechamento de caixa não terá surpresas desagradáveis e você poderá aplicar esse controle no ano seguinte. Quer saber como fazer um controle de estoque perfeito? Então clique aqui. 

 

Além dessas dicas, prepare o seu negócio e economize tempo na contagem de filipetas e cálculos sobre os descontos nas vendas realizadas via maquininhas de cartão e voucher. O Raio-X é o melhor parceiro para o seu negócio nas vendas de fim de ano. Não perca tempo e comece a usar agora. Acesse o site https://raiox.com.br/ ou baixe o Raio-X pela Google Play ou App Store.  

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 27/11/2020

One thought on “Lucrou na Black Friday? Use o que aprendeu para vender no Natal”

  1. Pingback: Então é Natal… 🎄 Prepare o seu negócio para lucrar nesse fim de ano – Raio-X

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

da sua

nas


empresa

suas mãos

Raio-X

Raio-X

  • Início
  • Gestão Financeira
  • Quem somos
  • Blog

Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05425-902 Brasil

Precisa entrar em contato com a gente?
Mande um e-mail para contato@raiox.com.br

Política de Cookies e Privacidade
Portal de Privacidade

raiox.com.br pertence a STNE PARTICIPACOES S.A., inscrita no CNPJ: 35.767.420/0001-82, com sede na Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP 05425-902 Brasil.
Cielo, Stone, Getnet, Rede, Safrapay, Pagseguro, Alelo, Ticket, Sodexo, VC, Coopercard, Bin, Sicredi, Sipag, Banrisul, Senff, Google Play, App Store e todas as outras marcas comerciais e marcas comerciais registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Aviso de Cookies e Privacidade
Este site utiliza cookies para personalizar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você está de acordo com o uso de cookies.
Acesse nosso Aviso de Privacidade e Cookies