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Lucrou na Black Friday? Use o que aprendeu para vender no Natal

Black Friday abriu a temporada de compras para o Natal, que será daqui há um mês. Os preparativos já estão a todo vapor e, mesmo muitos consumidores tendo aproveitado a última sexta-feira de novembro para garantir descontos nos presentes natalinos, segundo pesquisa global da Rakuten Advertising, 87% das pessoas entrevistadas ainda pretendem fazer compras para o Natal. 

Confira agora como aproveitar os resultados da Black Friday para aplicar nas vendas de natal, o momento mais aguardado do ano para clientes e lojistas. 

 

Precifique da forma correta 

Qual foi a reação dos seus clientes na hora de comprar? Muitos pediram desconto ou opinaram em relação a qualidade do que foi oferecido? Se você percebeu algum desses comportamentos, vale estudar a precificação dos seus produtos e serviços. 

Inserir os preços de forma correta para os seus produtos e serviços, seja em épocas especiais como o Natal ou não, faz toda a diferença para o seu negócio e para os clientes que vão te procurar eventualmente.  

Você não pode calcular o seu lucro acima do habitual, caso não tenha diferença dos seus concorrentes. É necessário descrever as despesas fixas, variáveis, mão de obra e o lucro desejado. 

Outro ponto para levar em consideração é saber como são os seus clientes, estude o comportamento deles e defina grupos para saber se o que está sendo oferecido irá satisfazê-los. Não pense apenas na venda, mas também na experiência que o seu consumidor teráPara saber como realizar essa tarefa de forma eficaz, leia o artigo completo sobre precificação clicando aqui. 

 

Permaneça online 

O grande aprendizado para os lojistas em 2020 foi a importância de tornar-se digital. Ferramentas para envio de mensagens como o WhatsApp e redes sociais como o Facebook e Instagram até passaram por atualizações para poder atender a demanda de micro e pequenos negócios que começaram a vender através desses aplicativos. 

Especificamente na Black Friday desse ano, as vendas online subiram e representam 60% do faturamento das lojas brasileiras, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista). 

Para não ficar de fora dessa oportunidade é importante definir um horário de atendimento e sempre deixar o catálogo de produtos e serviços atualizados com fotos, descrições e valores. Isso transmite mais confiança para o seu cliente e mostrará que o seu negócio sabe prestar um bom suporte digitalmente. 

Outra dica é utilizar links de pagamento e até o PIX com os seus clientes, assim eles podem pagar direto do celular, sem a necessidade de sair de casa. 

 

Comece com as promoções antes do Natal 

Isso ocorreu esse ano com a Black Friday e não será diferente com o Natal. Antecipar as promoções garante uma divulgação mais eficaz e mais chances de um cliente novo voltar a sua loja para consumir mais. 

Se esse cliente retornar mais vezes, vale criar um cadastro e pegar informações de contato para enviar novidades de produtos e promoções em primeira mão. Essa tarefa mostra que ele saberá de tudo sobre a sua loja antes de todo mundo, passando a sensação de que ele é importante para o seu negócio. 

 

Controle de estoque 

E não adianta organizar e colocar em prática todas as dicas anteriores e esquecer de abastecer o estoque de forma que todos os seus clientes fiquem satisfeitos. Utilize como referência as vendas da Black Friday para avaliar quais produtos tiveram mais saída e o porquê.  

Além de evitar desperdícios, ter um controle estoque garante que pedidos grandes poderão ser entregues sem dar dor de cabeça e economizando um tempo que poderia ser utilizado de outras maneiras no seu negócio. 

Dessa forma, no fim do mês, o seu fechamento de caixa não terá surpresas desagradáveis e você poderá aplicar esse controle no ano seguinte. Quer saber como fazer um controle de estoque perfeito? Então clique aqui. 

 

Além dessas dicas, prepare o seu negócio e economize tempo na contagem de filipetas e cálculos sobre os descontos nas vendas realizadas via maquininhas de cartão e voucher. O Raio-X é o melhor parceiro para o seu negócio nas vendas de fim de ano. Não perca tempo e comece a usar agora gratuitamente. Acesse o site https://raiox.app/ ou baixe o Raio-X pela Google Play ou App Store 

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