Saia na frente da concorrência! Aprenda como disponibilizar seus produtos e serviços online da melhor forma
A pandemia do novo coronavirus mostrou que a forma de se comprar está mudando. Mesmo com as flexibilizações de horário que estão ocorrendo em vários estados, a maioria dos consumidores prefere permanecer dentro de casa. Devido a isso, é importante oferecer os seus produtos e serviços mesmo a distância e mostrar que está presente, essa pode ser a chave para poder atender melhor.
Agregar serviços digitais pode melhorar a sua gestão financeira e reduzir custos. Quanto mais se pensar na estratégia de como vender online, melhor será a administração da recepção dos seus clientes. Confira agora 3 dicas que poderão melhorar a presença do seu negócio para quem resolveu permanecer em casa.
1 – O seu cliente tem o que precisa no conforto de casa
Já que muitos consumidores ficarão em casa e não poderão tirar suas dúvidas pessoalmente sobre o que desejam comprar, é importante criar uma interação com eles. Mande mensagem pelo WhatsApp, informe por e-mail ou redes sociais, como você pode atendê-los sem precisar que saiam de casa. Encaminhe links de produtos e ofereça ofertas para os mais antigos. Pedir para ser indicado para amigos e familiares também é uma boa opção.
Se conseguir, ofereça amostras cobrando apenas pelo frete para quem ainda não conhece o seu produto. Essa tática fará o consumidor entender o valor agregado no que está sendo vendido.
2 – Facilidade para você se comunicar com o seu cliente e ele comprar
A proximidade com o cliente continua sendo a chave para que ele se torne fiel ao seu estabelecimento, muitas empresas passaram a se comunicar por meio das mídias sociais somente após a pandemia, porém essa é uma prática muito boa para se manter mesmo quando for reabrir as portas.
Interagir com todos os clientes através das redes sociais, responder todas as dúvidas e caprichar nas fotos, legendas e publicações é essencial para estar à frente da concorrência. Não adianta colocar as imagens de qualquer jeito. Lembre-se que a intenção é incentivar a compra. Cuidados com a iluminação e a forma como você mostra o seu produto são cruciais. Evite o uso de filtros em ferramentas como no Instagram, quanto mais natural, melhor. Sempre informe preços e responda comentários, além de mostrar disponibilidade para solucionar qualquer problema.
E se você trabalha com roupas, joias, livros, cosméticos, brinquedos, entre outros, uma alternativa que está cada vez mais em ascensão são os marketplaces. Essa modalidade funciona como um shopping virtual, onde várias lojas possuem suas “vitrines”. Sites como o Magazine Luiza, Mercado Livre e Lojas Americanas são alguns exemplos que permitem cadastros. Uma das grandes vantagens dessas plataformas é a visibilidade, reduzindo investimentos em publicidade, obtendo um bom número de visitas e melhorando a sua gestão financeira.
3 – Quanto mais avaliações positivas, mais vendas
Segundo o E-commerce Brasil, cerca de 75% dos consumidores primários são motivados pela experiência de outros compradores. Este ato fortalece o seu negócio e manifesta confiança para quem está te visitando digitalmente pela primeira vez.
Então, peça avaliações. Lembre-se que quanto mais caprichado o pedido estiver, melhor será a sua pontuação. A forma como é feita a entrega também interfere nesse quesito. Nesse período de crise, gerado pela Covid-19, muitos lojistas têm aproveitado para enviar bilhetes de agradecimento, demonstrando a importância de cada compra aos seus consumidores. Essa também é uma forma de gerar proximidade com eles e garantir elogios.
Lembrando que é importante ter um serviço de entrega de qualidade. Aqui é necessário estudar até onde é possível entregar sem prejudicar o produto, principalmente se o negócio é do setor de alimentos. Ter embalagens adequadas pode diminuir as chances de danos. Se você não tem uma equipe disponível para fazer entrega, cadastre-se em aplicativos como iFood, Rappi, James Delivery, entre outros.
Calcule os benefícios e gastos entre ter uma entrega terceirizada ou particular. Enquanto a primeira tem custos já definidos pela contratada, há menos controle sobre os serviços. Diferente da segunda que é mais ágil, com menos burocracias, porém o valor é mais elevado.
Entender o seu cliente para manter-se próximo também pode te ajudar a vender mais. Ferramentas como o Raio-X te ajudam a entender hábitos de compra, dias e horários de maior e menor movimento. Baixe agora! Disponível na Google Play e App Store.
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