O e-commerce passou de um faturamento de cerca de R$ 60 bilhões, em 2017, para R$ 170 bilhões, em 2022, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). O crescimento expressivo dá margem à expansão de outra modalidade: o varejo híbrido. 

A ideia é gerar uma excelente experiência aos consumidores que, especialmente após a pandemia, aceleraram a mudança de comportamento de compra. Com isso, a união entre os canais se torna mais demandada pelos clientes.

 

O que é varejo híbrido?

O varejo híbrido é a integração entre as vendas físicas e digitais. De modo diferente do omnichannel que agrega todos os pontos de contato, o seu objetivo central é a conexão entre os métodos comerciais tradicionais e online. 

Um exemplo para esclarecer melhor o conceito é a criação de um espaço na loja física para retirada de produtos comprados no ambiente online. Também é possível disponibilizar aplicativos que ofereçam ao cliente na internet uma experiência similar à da presença em um estabelecimento.

 

Quais as características desse modelo de negócio?

Agora que você esclareceu o conceito, está na hora de entender os aspectos que caracterizam o varejo híbrido. O seu principal atributo é a integração entre os canais físico e digital, como visto.  

A modalidade prioriza a conexão, eliminando as barreiras entre os dois meios de venda. A medida visa a experiência fluida dos clientes, permitindo que eles transitem facilmente entre os dois universos — físico e digital. 

Diferenciando-se de modelos convencionais, o varejo híbrido oferece uma jornada de compra flexível. Logo, os consumidores podem explorar itens, realizar compras e recebê-las segundo as suas preferências. 

A coleta e análise de dados em tempo real é outra característica marcante das vendas nesse formato. Elas auxiliam empreendedores em sua compreensão sobre o comportamento do consumidor, viabilizando a personalização de estratégias e ofertas. 

Ainda, ao contrário de modelos convencionais, o varejo híbrido se destaca por sua capacidade de adaptação. Nesse sentido, os negócios podem se ajustar rapidamente às mudanças de mercado, incorporando novas tendências e se mantendo à frente da concorrência. 

Desse modo, o varejo híbrido tem a finalidade de proporcionar uma experiência integrada para o cliente, ultrapassando as limitações dos modelos tradicionais. A maneira de vender reforça a marca e fortalece a lealdade do cliente, estabelecendo uma importante vantagem competitiva.

 

Quais as vantagens do varejo híbrido?

Como você conferiu, a modalidade tem características favoráveis, reunindo os atributos do varejo físico e online. Assim, a abordagem pode ser usada para fortalecimento da competitividade.  

Lojistas que adotam o modelo conseguem alcançar um público maior. Dessa maneira, o negócio ganha força frente aos concorrentes que atuam apenas localmente ou digitalmente. 

Outro benefício está ligado aos dados coletados via vendas online — uma fonte valiosa de informações sobre os clientes. O lojista pode usá-la para se orientar e tomar decisões mais assertivas.  

Estratégias comerciais e de marketing, campanhas e ofertas, por exemplo, poderão ser direcionadas com mais precisão. Além disso, a adaptabilidade do varejo híbrido torna as empresas mais resilientes a mudanças de mercado.  

Dessa forma, a capacidade de ajustar táticas rapidamente permite que os empreendedores se mantenham relevantes e inovadores diante das evoluções do setor. Do outro lado, os clientes também são beneficiados.  

O principal ponto é a facilidade e conveniência de escolher como a compra será feita. Essa flexibilidade é atrativa para o público, ampliando as suas chances de aquisição. 

Associado a isso, o consumidor pode ter uma experiência completa. A variedade de opções integradas colabora para o acesso aos produtos e serviços da marca. Então as pessoas conseguem fazer as suas compras de modo facilitado, sem interrupções.

 

Como adotar esse modelo no varejo?

Existem diversas vantagens na adoção do varejo híbrido, como foi destacado. Portanto, se você ficou interessado, confira estas dicas! 

Avaliação da infraestrutura atual 

O primeiro passo para adotar o varejo híbrido é uma análise criteriosa sobre a situação da empresa. Antes da implementação, estude a infraestrutura existente, incluindo sistemas de ponto de venda, gestão de relacionamento com clientes (CRM) e presença digital.  

Ferramentas como o Raio-X são essenciais para integrar operações de forma eficiente. A plataforma auxilia na gestão de recebíveis, aliada à inteligência de negócio. 

Integração de canais 

A base do varejo híbrido é a conexão entre métodos físicos e online de vendas. Então confira se a plataforma de comércio eletrônico escolhida se conecta harmoniosamente com as operações da loja física. Assim, será possível ter uma visão unificada do inventário, evitando divergências. 

Treinamento da equipe 

Capacite o seu time para o novo ambiente, realizando treinamentos em ferramentas específicas e no atendimento. Mesmo que as novidades sejam desafiadoras, a equipe estará preparada para atuação no varejo híbrido. 

Implementação de tecnologias estratégicas 

A adoção de recursos tecnológicos fortalece a adaptação do negócio. Entenda as demandas operacionais diante desse novo cenário e avalie as ofertas do mercado que possam atendê-las. Estoque, pagamento e finanças são áreas com necessidades recorrentes no modelo. 

Estratégias de marketing integradas 

O marketing digital tem grande força para as vendas pela internet. Portanto, desenvolva ações que unifiquem a mensagem da marca em todos os locais onde ela está. Isso cria uma experiência consistente para os clientes, independentemente de a compra ser em loja física ou online. 

Segurança de dados 

Garanta que as medidas de proteção estejam atualizadas para assegurar dados sensíveis organizacionais e das pessoas. Afinal, o varejo híbrido envolve a troca contínua de informações entre canais, tornando a segurança da informação uma prioridade para manter a confiança do cliente. 

Monitoramento contínuo e ajustes 

Por fim, o sucesso do modelo requer acompanhamento dos resultados por métricas e correções, quando houver necessidade. Para tanto, analise dados de desempenho e o que o seu público está comentando, e esteja preparado para fazer melhorias, a fim de manter a relevância e eficácia da marca no mercado. 

Ao longo deste conteúdo, você conferiu que o varejo híbrido é a junção entre vendas físicas e online. Ele opera com integração entre esses canais, oferecendo excelente experiência ao usuário, com apoio, principalmente, de soluções tecnológicas e inovadoras. 

  

Se você gostou do conteúdo e quer continuar seu aprendizado, confira dicas para migrar a sua empresa para o digital! 

Aproveite e siga nossas páginas no YouTube, Instagram e TikTok!