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6 Ferramentas de gestão para melhorar a rotina do seu negócio

TAGS: Controle financeiro, empreendedor, empreendedorismo, ferramentas de gestão de projetos, ferramentas para gestão de projetos, gestão de negócios, gestão empresarial, Gestão Financeira

A sua empresa pode contar com ferramentas de gestão que facilitam a rotina e melhoram os resultados. Para tanto, é importante conhecer as alternativas e verificar quais delas mais se alinham com as características e necessidades do seu negócio.

Existem opções completas e simples de utilizar, capazes de contribuir para o trabalho do empreendedor. Assim, as soluções tecnológicas modernizam a empresa, minimizam erros, otimizam os processos e proporcionam mais agilidade.

Portanto, conheça 6 opções relevantes!

1. Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que se destaca entre as empresas por ser fácil de usar. Com a ferramenta, você pode criar conteúdos, como:

  • imagens;
  • apresentações;
  • infográficos;
  • pôsteres;
  • cartões de visita;
  • convites;

Com o Canva, você consegue solucionar demandas simples e cotidianas, resultando em mais autonomia para a empresa. A interface é intuitiva e pode ser explorada até mesmo por pessoas leigas em design. Além disso, a plataforma disponibiliza modelos prontos personalizáveis.

Por exemplo, pequenas e médias empresas podem usar o Canva para desenvolver uma identidade visual profissional e manter uma comunicação consistente em todos os canais. Existem recursos gratuitos e pagos, então a ferramenta é democrática.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta que atua na gestão de projetos seguindo o método Kanban, em que as atividades são organizadas em quadros e cartões. Cada card representa uma tarefa e você tem a opção de movê-los entre listas que indicam seu status.

Uma possibilidade de divisão pode ser “a fazer”, “em andamento” e “concluído”. O Trello é muito visual e de fácil compreensão, conseguindo se ajustar a equipes de qualquer tamanho e simplificar o acompanhamento de tarefas.

O aplicativo também permite adicionar checklists, prazos, etiquetas de prioridade, comentários, e anexos nos cartões. A ferramenta se integra com outras plataformas, como Google Drive e Slack, contribuindo ainda mais para a gestão de equipes remotas e o trabalho colaborativo.

Assim como o Canva, o Trello tem uma versão gratuita, com funções limitadas. Caso a empresa necessite desbloquear novas funcionalidades, ela pode selecionar um dos planos pagos.

3. Asana

Também na gestão de projetos, você tem o Asana — uma plataforma que ajuda equipes na organização do trabalho. Por meio dele, o empreendedor consegue estabelecer prioridades e monitorar o progresso das atividades em tempo real.

Cada projeto pode ser dividido em tarefas, com prazos e responsáveis definidos, além de tags e comentários para facilitar o gerenciamento. O Asana atende a diversas metodologias de trabalho por proporcionar visualização em diferentes modos, como listas, quadros Kanban e cronogramas.

Outro recurso relevante é a automação de tarefas repetitivas, que reduz o tempo gasto com atividades administrativas. O Asana é adequado para empresas que precisam de uma visão geral dos projetos e desejam otimizar o fluxo de trabalho com mais agilidade e transparência.

4. Google Workspace

Se você busca integrar tarefas e ganhar mais dinamismo na rotina do seu negócio, vale a pena conhecer o Google Workspace. A plataforma reúne diversas ferramentas do Google para empresas, combinando as soluções.

O Google Workspace proporciona funções de colaboração, comunicação entre equipes, produção e armazenamento de dados na nuvem. A plataforma tem recursos como:

  • Google Meet: ferramenta de videoconferência que permite realizar reuniões online com compartilhamento de tela e opções de gravação;
  • Google Chart: possibilita criar gráficos dinâmicos, que podem ser interativos e integrados a páginas da web, a partir de dados fornecidos pelo usuário;
  • Gmail: serviço de e-mail gratuito, seguro e organizado, que viabiliza o acesso às demais ferramentas do Workspace e integra todos os recursos;
  • Google Drive: espaço para armazenar documentos na nuvem, que podem ser privados ou compartilhados;
  • Google Calendar: agenda online para organização e gerenciamento do tempo, com criação de alertas. A empresa consegue gerar agendas compartilhadas para programar atividades, como reuniões, e emitir lembretes.

Da mesma forma que as demais alternativas que você conheceu, as ferramentas do Google Workspace podem ser acessadas gratuitamente. Contudo, as funções são limitadas e, para ter o espaço e as funcionalidades completas, a empresa deve pagar por um plano.

5. Slack

O Slack é um aplicativo que ajuda na comunicação da empresa e melhora a interação entre colaboradores. Ele funciona como uma reunião com a equipe, porém, ela ocorre de forma digitalizada.

Com a ferramenta de gestão, há como criar canais e salas para organizar a conversa com cada grupo, por exemplo, dividindo por projeto. Por meio do aplicativo, você envia mensagens para os colaboradores, compartilha arquivos e faz chamadas de vídeo.

O aplicativo também permite a integração com outras ferramentas para facilitar ainda mais o trabalho da gestão. Você pode acessar a versão limitada do Slack gratuitamente. Mas, se desejar obter mais funções, é possível selecionar um dos planos pagos do aplicativo.

6. Raio-X

Por fim, o Raio-X é um aplicativo para a conciliação dos meios de pagamento da empresa. Ele reúne informações de vendas, agenda de recebimentos, taxas das transações, antecipações, entre outras. Assim, o lojista tem uma visão completa das suas movimentações financeiras.

Com o app, a gestão fica mais simples e você tem maior controle sobre as transações. A ferramenta fornece informações de desempenho para conhecer melhor os clientes e melhorar os resultados do negócio.

Você pode utilizar a versão gratuita, que oferece funções como a visualização das vendas por maquininha e modalidade. Ela também permite acompanhar cancelamentos e chargebacks. O lojista tem a possibilidade de acessar dados das transações com um filtro de até 30 dias.

Já na versão paga, são desbloqueadas funcionalidades como verificação de vendas por bandeira e parcelamentos. A ferramenta ainda gera gráficos que mostram padrões dos clientes — por exemplo, em quantas parcelas eles costumam comprar.

Além disso, o Raio-X Pro tem um filtro de até 120 dias para consultar os dados. Você pode testar a versão paga gratuitamente por 30 dias e experimentar todas as funções do aplicativo.

Neste artigo, você conheceu 6 ferramentas de gestão capazes de facilitar a sua vida e proporcionar mais controle da rotina da empresa. Elas são úteis para diversos aspectos do negócio, então avalie aquelas que melhor se adequam às suas necessidades e invista nas soluções tecnológicas.

Quer ter o controle da empresa nas suas mãos? Conheça mais sobre o app Raio-X e aproveite todas as suas funções!

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Artigo escrito por Lucas Santos Oliveira

Publicado em 21/11/2024

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