O Natal está chegando e a forma de se comprar e comemorar podem ser diferentes nesse ano. Segundo pesquisa divulgada no site O Tempo da Confederação Nacional de Comércio, Bens, Turismo e Serviços (CNC), a data movimentará cerca de R$ 37,5 bilhões, sendo 3,3% a mais em relação ao mesmo período de 2019. Além da internet, outra forma de se procurar e pesquisar presentes será em lojas de bairro, devido ao fácil acesso das pessoas e para evitar grandes deslocamentos.
Segundo Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do SEBRAE, mesmo tendo um bom percentual de consumidores de lojas físicas, essa data ainda promete ter mais força nas vendas digitais. “Os consumidores digitais vieram com tudo e mesmo quem tinha receio de comprar online, enxergou isso como uma alternativa para continuar o consumo em meio à pandemia”, afirma em entrevista para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Já comentamos sobre como aplicar os aprendizados da Black Friday no Natal, fornecendo dicas para precificar seus produtos corretamente, elaborar promoções, vender online e ter um controle de estoque eficiente. Agora saiba como atrair mais clientes pensando nessa data.
Decore a sua loja física e virtual 🎄
Se estamos falando de Natal, nada mais justo que começar pela decoração do ambiente, seja físico ou digital. Troque a imagem de perfil das redes sociais e aplicativos de mensagens do seu negócio com temas dessa época. Publique fotos da sua loja decorada mostrando que já está no espírito natalino, essa atitude estimulará o seu comprador a visitar o local.
Faça sorteios de produtos para estimular as vendas
Forneça cupons para os clientes que comprarem a partir de um certo valor para participarem de um sorteio de produtos selecionados ou kits personalizados. Planeje qual será o presente, a data da premiação e divulgue nas redes sociais quem foi o ganhador. Essa tarefa pode estimular as compras dos seus clientes, tendo mais chances de ganhar.
Se você possui uma lista de contatos dos seus clientes, envie mensagens divulgando o sorteio que a sua loja irá realizar e até quando ele pode comprar para poder concorrer. Vale também publicar nas redes sociais mostrando fotos do prêmio.
Por exemplo, se você possui uma loja de bijuterias, ofereça um cupom para vendas a partir de R$20 concorrendo a um conjunto de colar, brincos e pulseira.
🎁 Ofereça serviço de embrulho para presente e cartão personalizado
Nessa época, além dos presentes habituais para os familiares, há também os presentes de amigo secreto. Aproveite essa oportunidade para oferecer o serviço de embrulho e cartão personalizado para o seu cliente. Além dele conseguir economizar tempo nessa tarefa, a pessoa presenteada não deixará de receber o carinho, atenção e simpatia que o Natal traz todo ano.
Dica extra: Monte Cestas de Natal
Essa dica é voltada para quem possui alguma loja especializada em alimentos como chocolates, confeitaria, produtos naturais, restaurante e afins. Monte cestas de Natal personalizadas com comidas e bebidas sazonais para vender e até sortear. Aqui estão algumas ideias do que você pode colocar:
- Panetone ou chocotone;
- Chocolates variados;
- Frutas cristalizadas;
- Biscoitos;
- Amendoins e nozes;
- Carnes como lombo e pernil;
- Salgadinhos e petiscos;
- Farofas temperadas;
- Vinhos, espumantes ou champanhe.
Caso decida vender as cestas, monte o preço de acordo com os alimentos que utilizou, embalagem e mão de obra. Clique aqui para saber como precificar produtos e serviços da forma correta.
O Natal é o melhor período para alavancar as suas vendas e fidelizar novos clientes. E por ser uma época de maior movimento, você precisa ter controle dos descontos praticados pelas maquininhas de cartão pelas vendas realizadas, não correndo o risco de sofrer cobranças indevidas e perder dinheiro. O Raio-X te ajuda nessa tarefa de forma simples, segura e rápida. Não perca tempo e comece a usar agora gratuitamente. Acesse o site https://raiox.com.br/ ou baixe pelo Google Play ou App Store.