Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé. Mas só se o valor do frete estiver barato. Pode parecer brincadeira, mas 53% das pessoas costumam abandonar um carrinho de compras em uma loja online por causa do preço alto do frete.
Alguns lojistas acabam escolhendo por colocar o valor do frete no preço do produto para tentar manter as vendas. Mas quando o cliente compara os preços com outras lojas, acaba percebendo essa tática. E o resultado é óbvio: ele acaba comprando do concorrente.
O que fazer para oferecer frete mais barato na sua loja online?
Nem pense em baixar o preço do frete de uma hora para outra sem prestar atenção em seu fluxo de caixa e no estoque da loja. Fique calmo e leia nossas dicas.
1 – Escolha bem as transportadoras e mantenha um bom relacionamento com elas
Esse deve ser o primeiro passo para a sua estratégia de entrega. Para um negócio que pretende crescer, contar com as pessoas certas é muito importante.
Teste a qualidade do serviço prestado pelas transportadoras. Se precisar, compre algo para avaliar a entrega feita pela empresa e veja de perto qual a experiência seu cliente terá.
Verifique para quais regiões sua loja mais tem pedidos e avalie as transportadoras com as melhores reputações e que oferecem as melhores condições de tarifas que fazem entregas nesses locais.
Ao escolher a transportadora, peça aos seus clientes que avaliem esse serviço. Dessa forma, você vai entender se realmente fez uma boa escolha ou se precisará selecionar outras parcerias.
2 – Ofereça frete grátis a partir de um preço
Acompanhe seu fluxo de caixa e seu estoque com o Raio-X para entender se essa pode ser uma boa estratégia para baratear o frete: se o cliente comprar a partir de um valor, ele terá frete grátis.
“Frete grátis” são palavras mágicas que deixam qualquer pessoa que está comprando online feliz.
Você também pode oferecer desconto progressivo para o caso de o cliente resolver comprar 2 ou mais produtos de uma vez. Selecione quais opções estão paradas no estoque e coloque dentro dessa promoção com esse tipo de desconto no frete.
3 – Ofereça embalagens menores, mas de qualidade
A embalagem é tão importante que ela pode influenciar no preço do frete e na possibilidade de o cliente pedir o estorno do pedido. Nesse segundo caso, se o produto chegar com defeito por causa da má qualidade da embalagem e também por descuido no transporte, o consumidor pode mudar sua relação com a loja em 58% das vezes.
Escolha embalagens com espaço interno para colocar almofadas de plástico com ar para dar mais segurança no transporte dos produtos. Quando o cliente receber o pedido, pergunte se deu tudo certo e veja se existe a chance de fazer uma primeira troca gratuitamente caso o produto precise ser trocado.
4 – Crie um plano de assinatura de produtos
Com essa estratégia, você incentiva a recorrência de compra e mantém o cliente cada vez mais fiel ao seu negócio.
Ofereça desconto no frete para assinantes e mantenha uma comunicação ativa por e-mail oferecendo produtos complementares aos produtos que o cliente costuma comprar de você.
Lembre de manter um bom relacionamento com as transportadoras para avaliar a possibilidade de baixar tarifas para entregas de pedidos recorrentes.
Aproveite e use o Raio-X para entender o perfil de compra dos seus clientes da sua loja online. Selecione os mais fiéis e com bom histórico de pagamento e faça um teste oferecendo um plano de assinatura.
nao consigo asseço ao apix
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