Quando o assunto é fazer uma gestão financeira eficiente, existem diversos indicadores e referências cuja análise pode ajudar a otimizar os processos do seu negócio. Entre eles, estão os custos x despesas.
Conhecer as diferenças entre esses gastos é fundamental para não enfrentar problemas na contabilidade e na distribuição de recursos da sua empresa. Dessa forma, você pode elaborar estratégias financeiras com informações mais bem embasadas.
O que são os custos?
Os custos de uma empresa são representados por gastos que têm como objetivo a produção de um bem ou serviço que será comercializado. Assim, os valores são relativos a uma atividade com finalidade específica.
Isso significa que comprometer esses gastos poderia prejudicar a produção. Logo, os custos estão ligados a compras de matéria-prima e ferramentas, à contratação de funcionários, assim como ao treinamento deles.
Imagine que você trabalha com a confecção de camas para animais de estimação. Nesse caso, os custos da produção incluirão tecidos, materiais de costura, etiquetas, enchimentos, embalagens, entre outros itens.
Para otimizar a organização de uma empresa, os custos devem ser classificados conforme o uso dos recursos no fluxo de caixa. Desse modo, eles podem ser divididos em:
- custos diretos: relacionados a itens ou serviços fabricados e oferecidos pelo negócio, como matéria-prima e mão de obra para produção. Eles estão inclusos no cálculo para precificar o produto final;
- custos indiretos: não estão ligados à produção, sendo o caso de, por exemplo, a segurança do trabalho;
- custos fixos: são aqueles cujo preço não costuma variar com frequência, como o salário dos funcionários e a manutenção das máquinas;
- custos variáveis: não são previsíveis e podem sofrer variações conforme a demanda da empresa ou imprevistos.
E o que são as despesas?
Agora que você sabe o que são os custos, é hora de conhecer as despesas. Elas são gastos relacionados à manutenção do negócio, vinculados à administração e otimização de vendas. Ou seja, os valores não têm relação direta com a fabricação do produto final, mas também são indispensáveis para o crescimento de uma empresa.
Alguns exemplos de despesas são contas a pagar, comissões para os vendedores, materiais para o escritório, gastos com marketing, aluguéis e alimentação dos funcionários. Assim como os custos, elas podem ser classificadas e divididas para facilitar a gestão do caixa.
Isso acontece da seguinte forma:
- despesas regulares: são previsíveis e frequentes, como impostos, aluguéis e outras contas de consumo;
- despesas extraordinárias: não são previsíveis e podem acontecer de maneira aleatória, como multas ou reparos em equipamentos danificados;
- despesas fixas: não dependem da produtividade da empresa e ocorrem com frequência regular, as despesas regulares;
- despesas variáveis: podem sofrer oscilação conforme o desempenho da empresa, como pagamento de horas extras para funcionários ou comissões;
- despesas por setor: são classificadas de acordo com os departamentos, como as administrativas, comerciais, operacionais e financeiras.
Como esses gastos impactam as finanças de uma empresa?
Após compreender as características de cada modalidade de gasto, você entendeu que os custos e as despesas exercem papéis distintos dentro do planejamento orçamentário de uma empresa. A partir disso, há como organizar projeções e divisões de repasse adequados para favorecer o crescimento do negócio.
Os custos costumam influenciar na precificação e controle das margens de lucro. Afinal, se você estipular metas de redução desses valores, existe a possibilidade de aumentar o faturamento sem comprometer a qualidade do produto final.
Além disso, os valores relacionados à produção facilitam o monitoramento e o controle do processo de confecção dos itens ou serviços comercializados. Assim, o impacto dos custos permite que você implemente melhorias e faça investimentos para otimizar cada área.
Enquanto isso, as despesas influenciam as operações que mantêm o funcionamento de um negócio. É o caso do fluxo de caixa, uma vez que altos gastos com contas de luz ou água, por exemplo, podem afetar o pagamento de outras obrigações, como as comissões para vendedores.
Dessa forma, custos e despesas impactam a sustentabilidade do negócio e a tomada de decisões estratégicas. Afinal, a gestão financeira empresarial adequada permite resiliência em períodos de crise, além de facilitar investimentos, expansão e corte de gastos.
Por se tratar de gastos diferentes, mas importantes para a viabilidade de um negócio, é preciso ficar atento para administrar custos e despesas corretamente. Assim, os dois devem ser focados na administração dos recursos.
Qual é a importância de distinguir custos x despesas?
Até aqui, você acompanhou o que caracteriza os custos e as despesas em uma empresa. Portanto, vale a pena entender agora quais são os fatores que tornam importante saber diferenciar ambos.
De modo prático, a diferença entre os conceitos tende a facilitar a organização e o controle do fluxo de caixa. Além disso, esse conhecimento auxilia no planejamento de ações e movimentações dos recursos de modo mais estratégico.
Quando a empresa é capaz de diferenciar e identificar o direcionamento do dinheiro, a redução com os gastos pode também ser facilitada. Assim, a classificação aponta quando houver problemas com determinado setor ou produto e o que pode ser feito para resolver a questão.
Uma forma simples de visualizar a necessidade dessa diferenciação é, por exemplo, comparar os gastos direcionados para o marketing de uma empresa com os custos de produção. A contraposição de valores revela se o dinheiro investido em publicidade gera retorno para o negócio ou não.
Fazer a comparação também permite identificar a margem de contribuição dos produtos. Por essa razão, diferenciar os custos das despesas também auxilia nos cálculos de precificação adequada, permitindo a estipulação de uma margem de lucro aceitável.
Neste conteúdo, foi possível conhecer as diferenças entre custos x despesas de uma empresa. A partir dessas análises e comparativos, você pode tomar decisões mais informadas que favorecem o crescimento do seu negócio.
Quer se manter bem-informado sobre aspectos financeiros da sua empresa e ver mais artigos como este? Então siga o Raio-X no Instagram e YouTube!