A taxa de vendas no cartão de crédito afeta o lucro do seu negócio. Afinal, ela promove um desconto sobre os valores dos produtos vendidos por meio da maquininha de cartões.
O tema é importante porque os pagamentos por cartão de crédito estão entre os favoritos do brasileiro. Para entender o cenário, saiba que, em julho de 2024, o número de cartões era duas vezes maior do que o de trabalhadores no país. Os dados são fruto de um levantamento feito pelo Banco Central.
Por isso, ainda que gerem taxas, as vendas por cartão de crédito são essenciais para qualquer negócio. Mas é possível diminuir os custos do oferecimento desse tipo de pagamento seguindo algumas dicas.
1. Compreenda os custos envolvidos nas operações com cartão de crédito
O primeiro passo para reduzir a taxa das vendas no cartão de crédito é saber quais são elas. Cada operadora aplica suas próprias porcentagens. Por isso, é importante ter em mente que os valores cobrados variam.
Para ficar claro, as taxas são cobradas para gerar lucro às operadoras. Essas empresas oferecem a maquininha que permite a cobrança de operações. Sobre cada uma das vendas feitas pelo equipamento há a cobrança de uma porcentagem.
Por exemplo, quando você faz uma venda por cartão de crédito de um produto de R$ 50, não receberá esse valor completo. O pagamento que se destina ao lojista é inferior, pois sobre o preço cobrado do cliente haverá uma parcela que caberá à operadora.
Geralmente, as taxas de cobrança sobre a venda do produto variam. Porém, independente do percentual, ele impacta o caixa do seu negócio — especialmente quando se considera o desconto em diversas vendas ao longo do mês.
Além disso, é importante saber que as operadoras cobram diversos tipos de taxa de cartão de crédito dos lojistas. As principais são:
- taxa de desconto: porcentagem que a operadora de cartão cobra sobre o valor da venda realizada;
- taxa de antecipação de recebíveis: quando você opta por receber o valor das vendas no cartão antes do prazo acordado, pode ter que pagar uma quantia pelo adiantamento;
- taxa de administração: algumas operadoras cobram uma taxa de administração para cobrir os custos de suas operações;
- taxa de estorno: caso um cliente solicite o estorno de uma compra, a operadora costuma cobrar um valor adicional para cobrir os custos de processamento e a investigação da disputa, se houver.
2. Negocie com as operadoras de cartão
É muito provável que as taxas encontradas nas operações com cartão de crédito não agradem o lojista. Afinal, as cobranças das operadoras podem prejudicar a lucratividade do seu negócio. Por isso, é necessário buscar melhores condições.
Nesse caso, uma das soluções é negociar com a empresa. Busque as operadoras para encontrar melhores condições de uso das maquininhas. Por exemplo, tenha à disposição documentos que comprovem o seu faturamento atual e uma estimativa para os próximos meses.
Essa é uma maneira de demonstrar que o seu negócio gera lucros para a empresa e que é valioso mantê-lo como cliente.
Lembre-se de que as vendas por cartão de crédito podem ter diversas taxas. Diante disso, antes de iniciar as negociações, verifique se suas vendas ocorrem mais em parcelas, no débito ou no crédito. Dê preferência para a negociação das taxas que mais afetam os seus lucros.
3. Concilie as vendas feitas pelo cartão de crédito
Gerenciar as vendas e as taxas de cartão de crédito de forma adequada ajuda a entender melhor os custos envolvidos nas operações. No entanto, muitas vezes a cobrança é feita a partir de uma porcentagem maior do que a cabível na situação.
Então tenha atenção aos valores, pois erros e cobranças indevidas podem acontecer, sendo necessário se proteger deles. Aqui, a solução é conciliar as vendas — ou seja, administrar as operações e os pagamentos.
Na conciliação, você trabalhará com dados como:
- entradas e seus valores;
- taxas aplicadas;
- cancelamentos;
- estornos etc.
Diante disso, a conciliação de vendas garante que você pague apenas a taxa de cartão de crédito cabível e identifique eventuais inconsistências. Caso contrário, seu negócio pode perder dinheiro por arcar com porcentagens erroneamente aplicadas.
4. Invista em tecnologia
Existem diversas ferramentas tecnológicas disponíveis para empreendedores. Softwares e aplicativos oferecem praticidade ao reunir informações, processá-las e automatizar tarefas. Portanto, esses programas são aliados da gestão, especialmente para pequenas empresas.
Com a tecnologia, é possível facilitar a conciliação do cartão de crédito e das taxas decorrentes das vendas, por exemplo. Por outro lado, sem a ferramenta, seria necessário conferir cada transação no portal da operadora da maquininha.
A tarefa é onerosa ao considerar que as lojas costumam trabalhar com diferentes empresas de operações de cartão de crédito simultaneamente. Dessa maneira, a conciliação manual ocupa grande parte do seu tempo e pode dar espaço para erros de cálculos e conferências.
Tenha em mente que o investimento em tecnologia permite a obtenção de relatórios completos, rápidos e fáceis de analisar. Neles, você pode conferir todas as operações e entradas, os valores decorrentes e as taxas aplicadas. Assim, caso haja algum erro, é possível resolvê-lo junto à operadora para evitar perdas.
5. Conte com os serviços do Raio-X e reduza a taxa de cartão de crédito
Você viu que a conciliação dos pagamentos por cartão de crédito é importante para o seu negócio. Essa é uma tarefa que pode ser facilitada com o uso de tecnologias, como uma plataforma de gestão de recebimentos. Para isso, conte com o Raio-X!
Nossa plataforma ajuda você a acompanhar todos os recebimentos do seu negócio, com informações completas sobre valores de vendas, taxas e outros dados relevantes. Logo, você terá maior controle financeiro da sua empresa.
Entendeu como é possível reduzir a taxa de cartão de crédito e lucrar mais? Com as dicas vistas ao longo deste artigo, você pode melhorar a rentabilidade do seu negócio e ter maior domínio sobre os recebimentos das suas vendas.
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