O setor automotivo é fortemente impactado pelo surgimento de tecnologias e passa por mudanças constantes. Para lidar com os desafios e oportunidades que podem surgir, é preciso que as empresas do ramo tenham um bom controle financeiro.
Essa base evita o endividamento, enquanto garante recursos suficientes para investir em crescimento e atualização. Assim, é fundamental que os negócios do segmento adotem estratégias de gestão. Afinal, ter organização proporciona as ferramentas necessárias para uma condução eficiente.
1. Registrar entradas e saídas de forma organizada
O registro das entradas e saídas de dinheiro deve ser rigoroso. Essa etapa é essencial para compreender o momento financeiro do negócio e direcionar os recursos de forma inteligente. Para tanto, é válido adotar ferramentas como sistemas de controle ou planilhas.
Na hora de computar os dados das saídas, você deve fazer a divisão considerando:
- gastos fixos: englobam os custos que não variam de um mês para outro, como aluguel e folha de pagamento, entre outros;
- gastos variáveis: incluem as despesas que podem aumentar ou diminuir, por exemplo, marketing, manutenções, comissões e contas atreladas ao consumo.
Já para as entradas, é recomendável separar as informações por critérios, como:
- meios de pagamento: cartão de crédito, Pix, dinheiro em espécie;
- origem das receitas: vendas físicas ou online, realizadas organicamente ou por anúncios, entre outras divisões que fizerem sentido.
Com esse panorama, o planejamento orçamentário se torna mais eficiente, impactando todos os setores da empresa. Portanto, o registro de entradas e saídas é um dos pilares da longevidade e sucesso do negócio.
2. Usar ferramentas de tecnologia ao seu favor
A tecnologia é uma grande aliada no controle financeiro das empresas do setor automotivo. A partir das ferramentas modernas, a gestão ganha eficiência, precisão e agilidade.
Sistemas de contabilidade automatizados, por exemplo, ajudam na organização e no registro de transações. Eles permitem criar demonstrativos que facilitam a análise do desempenho. Do mesmo modo, esses instrumentos contribuem para a conformidade com as regulamentações fiscais e compromissos financeiros.
Outra ferramenta útil são os sistemas de gestão integrada (SGIs) — também conhecidos como enterprise resource planning (ERP). Eles são excelentes formas de melhorar o setor financeiro, consistindo em ferramentas que integram todos os departamentos da empresa.
Logo, um SGI consolida diversas funções, incluindo finanças, logística, produção e vendas, em uma única plataforma. Como resultado, você tem uma visão completa da situação, além de garantir o controle eficaz, evitar erros de comunicação e prevenir a duplicidade de dados.
A tecnologia pode, ainda, automatizar a gestão de despesas, simplificando os processos de reembolso, rastreamento e aprovação de gastos. Por consequência, a sua empresa mantém a conformidade com políticas internas e ajuda a controlar os custos operacionais.
Como você viu, existem diversos instrumentos a serem explorados para melhorar o controle financeiro das empresas do setor automotivo. Assim, a gestão reduz a necessidade de intervenção humana, evita falhas e pode direcionar a equipe para outras atividades essenciais.
3. Ter atenção aos prazos
Os prazos são primordiais para uma gestão eficiente. Ter atenção para as datas de entrada e de saída é tão importante quanto controlar os valores, afinal, eles afetam a organização do fluxo de caixa. Nesse sentido, estar em dia com os pagamentos, evitando atrasos, previne diversos transtornos.
Entre eles, cabe citar as multas, juros, sanções e prejuízos às relações comerciais. Para um bom resultado, é necessário calcular de forma correta as entradas de dinheiro, garantindo recursos suficientes para cumprir as obrigações.
Adicionalmente, adote um sistema de cobranças e controle de inadimplência para evitar que atrasos e descumprimento de pagamentos por parte de clientes afetem o caixa da empresa.
Considere, ainda, que ter registros precisos demonstra transparência na gestão financeira. Esse comprometimento ajuda a ganhar credibilidade no mercado. Como resultado, o controle eficaz impacta positivamente na imagem do seu negócio.
4. Controlar o fluxo de caixa diariamente
O setor automotivo é dinâmico. Nele, as empresas podem fazer vendas esporádicas, quando trabalham com itens de alto custo. Mas também é possível que elas tenham um grande fluxo de operações, por exemplo, nos negócios voltados para peças e acessórios.
Portanto, a forma de controle do fluxo de caixa varia conforme as características de cada estabelecimento. Logo, é interessante realizar uma apuração periódica para verificar se os resultados estão batendo. O procedimento pode ser feito uma ou duas vezes na semana.
No entanto, também é relevante fazer um acompanhamento diário dos dados, mantendo os registros organizados. Esse processo deve abranger todas as entradas e saídas de dinheiro, por menores que sejam.
Ademais, faça reconciliação bancária, que consiste na conferência do saldo registrado e aquele de que efetivamente a empresa dispõe. Desse modo, o negócio garante a liquidez suficiente para cobrir despesas básicas, como pagamento de fornecedores, salários e outros compromissos financeiros.
Por fim, tenha em mente que acompanhar o fluxo de caixa diariamente oferece informações em tempo real. Com a medida, a empresa consegue identificar inconsistências e se antecipar diante de eventuais dificuldades.
5. Identificar oportunidades de economia e de investimento
A quinta dica de como melhorar o controle financeiro no setor automotivo é identificar as oportunidades de economia e de investimento. Primeiramente, ao seguir as demais recomendações aprendidas até aqui, sua empresa terá mais autoconhecimento no que se refere às finanças.
Desse modo, ela estará mais preparada para perceber quais são as melhorias necessárias para evitar desperdícios e gerar economia. Isso também ajuda a identificar as possibilidades de investir em crescimento.
Por exemplo, as ferramentas tecnológicas que você conheceu ajudam em ambos os objetivos simultaneamente. Isso porque elas exigem um investimento inicial, mas são capazes de reduzir processos, diminuir a demanda por trabalho humano e otimizar a rotina.
Então os sistemas automatizados podem representar uma economia significativa, deixando mais margem de dinheiro livre para outras áreas importantes do seu negócio.
Com a leitura deste conteúdo, você aprendeu 5 dicas para o controle financeiro em empresas do setor automotivo. Manter os recursos organizados é fundamental para os resultados do negócio, pois evita perdas e permite aproveitar as chances de expansão.
Quer ter mais controle na sua empresa? Conheça a ferramenta de gestão financeira da Raio-x!
Também aproveite para seguir nossas páginas no Instagram e YouTube!
Para se manter atualizado sobre notícias do universo empresarial, siga nossos perfis no YouTube e Instagram e acompanhe nossas postagens!