O ticket médio é uma das métricas mais importantes para se acompanhar no seu negócio. Isso acontece porque ele ajuda você a entender o quanto os clientes estão gastando na sua empresa, sendo um conhecimento essencial para o planejamento financeiro.
Mas além de saber o que é esse indicador, vale a pena entender quais são as boas práticas para conseguir aumentá-lo. Afinal, quanto mais os consumidores comprarem, maior poderá ser o faturamento do negócio — e o seu crescimento.
Aproveite a leitura!
O que é ticket médio?
O ticket médio é uma métrica usada para o cálculo do preço médio das vendas do seu negócio durante determinado período. A sua fórmula é:
Ticket médio = Faturamento obtido no período / Número de clientes
Para entender melhor, imagine que o seu negócio faturou R$ 50 mil em um mês e vendeu para 100 clientes. Ao aplicar a fórmula, o resultado da expressão será R$ 500. Nesse caso, em média, cada cliente gastou essa quantia em sua empresa.
Qual a importância de acompanhar essa métrica no seu negócio?
Acompanhar o ticket médio do seu negócio é uma prática interessante para o controle das suas finanças. Por meio do indicador, você pode identificar padrões e tendências nos hábitos de compra dos seus clientes.
Por exemplo, se o seu negócio tiver muitos clientes, mas o ticket médio for baixo, isso indica que eles estão gastando pouco. A partir dessa constatação, pode ser vantajoso rever estratégias, como a precificação, para buscar maneiras de aumentar o número.
Ele também é importante para medir o desempenho de campanhas de marketing e vendas. Se você comparar o ticket médio ao longo do tempo e a sua evolução, é possível avaliar se as iniciativas adotadas estão trazendo os resultados esperados.
Por fim, acompanhar o ticket médio é importante para as tomadas de decisões do seu negócio. Ao saber desse número, você pode fazer análises melhores de cenário, desenhar planejamentos mais eficientes etc.
Como aumentar o ticket médio? Veja 5 dicas!
Existem diversas formas de aumentar o ticket médio da empresa. A seguir, veja 5 dicas que você pode colocar em prática no seu negócio!
1. Faça upsell
Upsell é uma expressão em inglês relacionada ao processo de ampliação de uma venda. A prática consiste em incentivar o cliente a comprar um produto ou serviço mais caro, ou adquirir outros itens.
Para entender melhor, considere o caso de uma empresa que vende smartphones. Nesse cenário, além do aparelho, ela pode vender uma garantia estendida para o cliente, ou então, outros acessórios que poderiam ser interessantes para ele.
É importante que as ofertas de upsell sejam diretamente relacionadas ao produto ou serviço original que o cliente está comprando para aumentar as chances de sucesso. O timing também é fundamental, sendo o momento do checkout um dos mais estratégicos.
Ele pode aumentar o ticket médio por fazer com que cada cliente invista um pouco mais na compra. Quando bem aplicado, o upsell ainda consegue oferecer uma experiência mais completa ao seu público.
2. Amplie a oferta de produtos e serviços
Você pode buscar alternativas para ampliar a oferta de produtos ou serviços vendidos no seu negócio. Com uma gama mais ampla de alternativas, é possível incentivar os clientes a comprarem mais — bem como atrair novos consumidores para a empresa.
Isso acontece porque, normalmente, uma oferta diversificada permite que você atenda a mais necessidades e preferências dos clientes. Assim, você aumenta a probabilidade de que eles encontrem tudo o que precisam em seu negócio, resultando em compras maiores.
Inclusive, com a ampliação da sua oferta, pode ser mais fácil aplicar estratégias de upsell na empresa. Com alternativas diferentes, você terá oportunidades para incrementar as vendas. Essa dica também pode ajudá-lo a se destacar em meio à concorrência.
3. Ofereça descontos progressivos
A terceira dica é oferecer descontos progressivos para seus clientes. Esse benefício gera no público a ideia de que a compra maior leva a uma economia e incentiva os consumidores a gastarem mais para obter um desconto maior.
Além disso, aumentar o desconto gradativamente cria uma sensação de recompensa a cada compra adicional, motivando o cliente a continuar adquirindo itens em sua loja para alcançar o maior desconto. Com a prática, você pode gerar mais rotatividade de produtos.
Os descontos progressivos também são interessantes porque não afetam os preços de cada produto individualmente. Como os clientes só terão o benefício se comprarem mais, a margem de lucro não será tão afetada.