fbpx

7 erros das Micro e Pequenas Empresas

Aprimore a gestão financeira do seu negócio e evite cometer estas falhas 

Segundo pesquisas realizadas em 2019 pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de cada quatro empresas abertas no país, uma fecha antes de completar dois anos de existência. Entre os problemas que ocorrem é falhar na gestão financeira. Para melhorar as estratégias de negócio, consulte agora os 7 erros que colocam as micro e pequenos negócios em risco e como evitá-los. 

1 – Não ter um planejamento definido 

A ausência total de um planejamento para uma empresa é fatal! Definindo seus objetivos, já é possível entender por onde começar, orçamento e investimento necessários, futuras despesas e qual direção tomar durante a jornada empreendedora. Como também pensar quais problemas podem acontecer durante o caminho e quais as possíveis soluções. 

– Misturar contas pessoais com as da empresa 

Essa pode ser a raiz da maioria dos problemas dos lojistas que acabam quebrando. Possuir duas contas bancárias (pessoa física e pessoa jurídica), ajuda a separar os custos e saber qual o verdadeiro lucro que a empresa está gerando no fim do mês. Além do caixa sempre ter recursos, essa separação evita a aplicação de penalidades do fisco, que é o conjunto de órgãos públicos responsável pela arrecadação de impostos e taxas de quem possui CNPJ. 

– Não ter uma rotina financeira 

Ter controle da movimentação diária do caixa, saber o que está entrando e saindo já é óbvio. Mas, dentro desse campo podem ocorrer erros prejudiciais à saúde do negócio. Como por exemplo, contar com o dinheiro que ainda não caiu. Se você planeja comprar equipamentos, alimentar o estoque ou pedir um empréstimo, pense bem. Tendo noção dos lançamentos no fim do dia e consultar o que se tem para receber, ajuda a melhorar a estratégia de rotina financeira e saber quais decisões são necessárias. 

4 – Calcular errado o preço do seu produto 

Ao determinar o preço do que é vendido, é preciso colocar no papel o que foi gasto na produção, despesas financeiras variáveis (ingredientes, peças…) e fixas (água, luz, gás, aluguel…), entrega, embalagens e impostos. Leve em conta também a comparação de preço no mercado. Não calcule a partir do que é encontrado em outros locais ou por dedução. 

5 – Não classificar as contas 

Como comentamos, com um bom planejamento, é fácil ter noção quais serão os gastos da sua empresa. Classificar as contas, ajuda a ter dimensão dos valores e entender se tudo que está sendo pago é necessário, além de, em alguns casos, verificar se é possível ter descontos. Podemos dar como exemplo o consumo do telefone ou celular, verifique se há planos mais rentáveis e negocie com a sua operadora atual os serviços prestados e o preço deles. 

6 – Estocar mais que o necessário 

Faltar matéria-prima no estoque é uma péssima experiência, mas perdê-la é pior ainda! Sabemos que às vezes surgem promoções rentáveis, mas é necessário pensar se não haverá desperdícios e se o valor usado nessa compra não seria eficiente em outras áreas do negócio que estão pendentes. Se você trabalha no setor alimentício, possuir mercadoria não perecível, pode ser um investimento se for bem avaliado. 

7 – Não saber como é o seu cliente 

É importante conhecer o seu cliente e como ele compra. Esse pode ser um obstáculo que pode impedir o sucesso do seu negócio se não for realizado da forma correta. Demonstrar proximidade e atenção com o que ele precisa é um método de conquistá-lo. Saber suas preferências e como ele prefere pagar, facilita o seu dia a dia de trabalho e garante o melhor atendimento. 

O Raio-X pode te ajudar a ter uma rotina financeira mais saudável para que o seu negócio possa crescer da maneira correta. Na ferramenta você encontra informações como o hábito de compra do seu cliente, ticket médio, as taxas pagas para as maquininhas de cartão, vale alimentação e refeição e muito mais. Baixe agora! Disponível na Google Play e App Store

6 thoughts on “7 erros das Micro e Pequenas Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos