Determinar preços para os seus produtos e serviços é um dos diferenciais para se alcançar o sucesso e não correr o risco de fechar as portas. A rede Mc Donald’s é um exemplo de negócio que calculou errado o valor de seus lanches no início e percebeu que, mesmo tendo um volume alto de vendas, o lucro era baixo. No filme Fome de Poder é mostrado a forma como isso foi percebido e o que precisou ser alterado.
Tendo os valores adequados haverá uma competitividade melhor, margem de lucro saudável, diferencial no mercado de atuação e será mais fácil atingir os objetivos planejados. Calcular por dedução ou improviso é um grande erro, comece fazendo uma pesquisa sobre os seus concorrentes e coloque no papel todos os gastos que possui. Confira agora como precificar da melhor forma:
Despesas variáveis e fixas
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para realizar essa tarefa é preciso levar em conta o equilíbrio do preço de mercado e o valor calculado de custos e despesas utilizados na produção.
O primeiro passo para iniciar a precificação é saber quais são as suas despesas variáveis e fixas. Tudo que é utilizado no processo de criação e que pode ter alterações como um catálogo de serviços ou cardápio, no caso de restaurantes, entra como despesas variáveis. Como por exemplo:
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Ingredientes
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Peças
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Fornecedores
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Embalagens
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Transporte e entrega
Já as despesas fixas são os serviços básicos consumidos mensalmente que não deixarão de ser utilizados, entre eles você pode colocar:
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Água
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Luz
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Gás
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Aluguel
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Salários
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Limpeza
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Impostos
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Ganho mensal desejado
Coloque também o quanto você deseja ter de ganho mensal desejado através do seu negócio.
Como fazer a conta?
Utilizar uma fórmula matemática para definir o preço do seu produto e serviço dará uma visão mais assertiva, tendo isso definido você pode decidir se vai cobrar mais ou menos pelo que está oferecendo. Tendo todos os valores em mãos, vamos utilizar o exemplo do blog MEI Fácil sobre revenda de peças de roupa:
1 – Você compra 50 peças mensalmente a R$ 20, o seu gasto total aqui é de R$ 1.000 (50 x 20). Esse ponto é um exemplo de despesa variável, já que é possível procurar outros fornecedores ou roupas.
2 – Para comprar essas roupas você precisou se locomover, então vamos colocar R$ 200 de transporte. Contabilize aqui também as contas fixas como aluguel (R$ 300) e despesas como água e luz (R$ 100). Somando ao todo R$ 600.
3 – Fora isso, o seu lucro pessoal desejado é de R$ 900.
4 – Somando todos os valores temos R$ 2.500 que precisa ser faturado mensalmente (1.000 + 600 + 900). Com esse total, divida pelo número de peças comprado, assim você terá o preço que pode ser utilizado:
2.500 (faturamento) / 50 (peças compradas) = R$ 50 por peça
Lembrando que é importante checar os concorrentes e verificar os valores contados nas despesas variáveis que podem mudar. Refaça essa conta sempre que necessário.
E se você precisa de ajuda para verificar melhor as vendas feitas através das maquininhas de cartão, o Raio-X pode te ajudar. Acompanhe o fluxo do seu caixa e recebimentos para auxiliar na precificação dos seus produtos e serviço para o público. Disponível na Google Play e App Store.
4 thoughts on “Aprenda a precificar os seus produtos e serviços da melhor forma”