Se você está em busca de novas ações para melhorar as vendas do seu negócio, o cashback pode ajudar. Segundo um levantamento recente do Cuponomia, sobre o ano de 2021, cupons de desconto e o sistema “dinheiro de volta” (tradução do termo cashback) gerou mais de R$10 bilhões em vendas para o e-commerce, aumentando em 66,7% as vendas online quando comparado aos outros anos.
Se bem calculado, o cashback pode trazer benefícios para o seu negócio, seja ele online ou físico. Conheça mais sobre essa ação.
O que é Cashback e como funciona?
O cashback surgiu em 1998 nos Estados Unidos, mas apenas em 2007 ele apareceu e ganhou força no Brasil. A ideia é que essa pessoa receba de volta parte do valor da compra realizada. A ação estimula que, quanto mais o cliente compra em uma loja, mais “bônus” ele terá acumulado para retornar e se fidelizar.
Na prática, a empresa oferece uma porcentagem do valor do produto de volta para o seu cliente. Por exemplo, um celular que custa R$1.000 com um cashback de 5%, significa que esse consumidor receberá R$50 pela compra feita e poderá usar esse valor em outros momentos.
Algumas carteiras digitais como o PicPay, AME Digital, PagBank e Méliuz são conhecidas por esse tipo de prática. O consumidor realiza um pagamento com uma dessas plataformas e recebe parte do dinheiro da compra e volta. Se você tem interesse em saber como funciona esse tipo de serviço para cada plataforma, clique aqui.
Quais as vantagens para o seu cliente e o seu negócio?
Pode parecer que, no final, a empresa não está tendo lucros com esse tipo de ação. Antes de tomar qualquer decisão, veja as vantagens.
Para o cliente
✔️O cliente recebe parte do seu dinheiro de volta;
✔️Ele fica mais satisfeito por conta do tipo de serviço oferecido;
✔️Ao ver que funciona, sente confiança para realizar outras compras;
✔️Tem liberdade para utilizar o seu cashback.
Para o seu negócio
✔️Incentiva o cliente a comprar e retornar a sua loja, criando fidelização;
✔️Grandes chances desse cliente indicar o seu negócio para amigos e familiares;
✔️O cashback pode aumentar as vendas do seu negócio, comparando com os seus concorrentes que não utilizam a ação;
✔️Aumento do número de clientes e consumidores;
✔️Menos chances de o cliente desistir da compra;
✔️Maior visibilidade. Pois muitos consumidores procuram por lojas que oferecem esse tipo de serviço.
Cashback X Desconto em compras
O cashback, de modo geral, parece um sistema de desconto em compras oferecido para o cliente. Para entender melhor, a principal diferença está do lado desse comprador. Vamos ao exemplo:
No desconto, ele paga R$40 em um produto que normalmente custa R$50. Já no cashback, o cliente paga R$40 e recebe R$10 para usar em outras compras.
Vale estudar para saber o que é mais vantajoso para o seu negócio. Há diferentes tipos de ações e promoções de acordo com o objetivo que você quer alcançar. Se a sua empresa tem um bom volume de vendas, ticket médio saudável e bom relacionamento com clientes, pode valer a pena adotar esse tipo de serviço.
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