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O trabalho não acaba quando a venda é finalizada. Investir no retorno e fidelização dos seus clientes é um desafio, mas quando bem executado pode trazer resultados incríveis para a sua empresa e seu crescimento. Segundo pesquisa da Invesp, 89% das companhias acreditam que a experiência que o cliente tem na primeira vez é o que vai determinar o seu retorno naquele estabelecimento ou comércio virtual. E para realizar esse tipo de tarefa é necessário pesquisar concorrentes, conversar com as pessoas que costumam fechar negócio com você, entender a jornada do cliente e buscar qualificação.

Separamos três atitudes que podem te ajudar nesse processo de manter seus clientes mais ativos na compra de produtos e serviços. Confira agora.

 

Mande novidades e peça sugestões através de mensagens

Usar o WhatsApp, principalmente na sua versão Business, é um jeito excelente de fortalecer o relacionamento com o seu cliente que está do outro lado da tela e mantê-lo ativo. De acordo com um levantamento da Mobile Time e Opinion Box, 93% dos brasileiros que tem o aplicativo de mensagens instalado acessa a ferramenta todos os dias. Essa informação não é tão chocante, mas demonstra a importância de usar essa ferramenta a favor das suas vendas.

Utilize o WhatsApp para oferecer atendimento online em caso de problemas ou dúvidas, mas também deixe o catálogo de produtos sempre atualizado com fotos, descrições e valores. Elabore mensagens divulgando novidades, promoções e descontos. O seu cliente se sentirá mais próximo e, além de ter grandes chances dele fechar negócio novamente com você, poderá divulgar para amigos e familiares.

 

Facilite o processo de pagamento do seu cliente

Quanto mais opções de pagamento o seu cliente tiver, mais confortável ele ficará para escolher o que quer. Pense em boleto, parcelamento no cartão de crédito, QR Code, carteira digital e o PIX, por exemplo.

Se não souber quais meios de pagamento adotar, faça uma pesquisa com os seus clientes sobre o que eles preferem e adeque o seu negócio para recebê-los melhor.

 

Quando possível, busque qualificação

Atualmente, existem diversos cursos digitais oferecidos gratuitamente que podem te ajudar na  fidelização de clientes e também com a gestão financeira do estabelecimento, controle de estoque, atendimento, entre outros temas importantes para manter a saúde do seu negócio.

Participando de treinamentos do tipo, você poderá ter ideias para inovar o seu negócio e encontrar soluções para problemas que já podem estar ocorrendo, mas que, a princípio, não têm uma solução. E como a maioria desses cursos é online, eles podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer espaço.

SEBRAE e a FGV são ótimos lugares para encontrar cursos de qualificação na área de negócios.

 

DICA BÔNUS: Arrase no prazo de entrega

O delivery foi essencial para muitas empresas no último ano e dependendo da experiência que o cliente possuir na primeira entrega, pode determinar se ele retornará a fazer negócio e as suas visitas pós-venda. Assim que a compra for efetuada, informe cada movimentação para o seu cliente até a chegada em sua residência.

Não prometa prazos de entrega que você não tem certeza se serão cumpridos, mas também não demore, isso causará ansiedade no seu cliente. E se a sua preocupação é o preço do frete, separamos 4 dicas que podem te ajudar a oferecer uma entrega mais em conta na sua loja online.

 

A aba de Inteligência do Raio-X também pode te ajudar a fidelizar e manter seus clientes mais ativos. Nessa parte você encontra informações sobre o perfil de compra dos seus clientes, te ajudando a elaborar promoções mais eficientes.

Acesse o Raio-X e tenha em mãos o controle dos seus meios de pagamento, cobranças, recebimentos e antecipações. Baixe o aplicativo pela Google Play ou App Store.

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