fbpx

WhatsApp Business: descubra como vender mais

Segundo pesquisa, 8 em 10 brasileiros usam o WhatsApp para comprar ou vender. Saiba como utilizar isso a favor do seu negócio 

 

Segundo ranking da ESPM, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros durante a quarentena do novo coronavírusMas essa informação não é tão inesperada, desde 2019 o aplicativo superou o número de acessos de redes sociaiscomo o Facebook. Aproveite os benefícios e funcionalidades que o WhatsApp traz utilizando a sua versão para negócios. 

 

O que é o WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business possui as mesmas funções da sua versão padrão e também é gratuito. Com ele é possível programar dia e horário de funcionamento, mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas para as mesmas dúvidas que os seus clientes possuam. 

Você também consegue cadastrar os seus produtos e serviços incluindo foto, preço e descrição. Além de também poder verificar estatísticas de atendimento como quantas mensagens foram enviadas, quantas foram recebidas e o número de respostas dos clientes. 

Você pode transformar o seu número de telefone pessoal em Business ou utilizar um outro para atender os seus clientes. Para instalar acesse o Google Play ou App Store. Essa versão também pode ser acessada pelo computadoruma facilidade para quem prefere esse formato ao invés do celular. 

 

Qual a sua importância? 

O WhatsApp tornou-se uma das ferramentas principais atualmente devido a sua agilidade e praticidade de comunicação. Mostrar que a sua loja possui WhatsApp indica disponibilidade e atenção com as necessidades do seu cliente. É importante citar que ele espera ser atendido em até 24 horas, mas, por exemplo, se o seu negócio é um restaurante esse prazo precisa ser menor.  

Ao ver o status “online”, o seu cliente espera agilidade no atendimento. Se necessário, treine um funcionário para que fique responsável por essa tarefa. É importante demonstrar empatia e proximidade na comunicação com o seu cliente. 

 

Como atrair mais clientes e vender mais usando o WhatsApp Business?

Se o seu negócio possui redes sociais como Instagram e Facebook, informe o seu número no perfil e crie um link de atendimento em que a pessoa será automaticamente direcionada para o seu contato no aplicativo. 

Para fazer isso copie o link a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero

Agora substitua o termo “SeuNúmero” pelo número do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD. Por exemplo, “55” que é o código do Brasil, e “11” que é da cidade de São Paulo, usando o número fictício 012345678 o resultado seria https://api.whatsapp.com/send?phone=5511012345678 

Vai fazer promoçãoMonte uma mensagem e envie para os seus clientes informando detalhes e utilize emojis para tornar a leitura mais agradável e divertida. Se o seu estabelecimento for um restaurante com pratos que mudam diariamente, vale montar o cardápio do dia com todos os preços e encaminhar 1 hora antes para que dê tempo do seu cliente realizar o pedido. Através de uma lista de transmissão é possível encaminhar essas mensagens. 

Assim como o Instagram, o WhatsApp Business também oferece a opção de publicação de stories, só que chamado status. Abuse dessa opção para provocar o seu cliente em horários específicos, publicando fotos dos pratos do dia antes do almoço ou de peças de roupas em época de liquidação. 

Mas, se o seu cliente desejar parar de receber mensagens ou outros conteúdosexclua o contato da sua lista de contatos e informe que você estará à disposição dele. 

Outra dica que já comentamos é utilizar a função “Catálogo”. Isso facilitará a exibição de seus produtos e serviços. Basta ir em “Configurações”, depois em ”Configurações da conta” e clicar na opção “Catálogo”. Lembre-se de caprichar nas fotos e descrições para que o cliente não tenha dúvidas. 

 

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog para receber informações sobre como vender mais, atendimento ao cliente e gestão financeira. 

4 thoughts on “WhatsApp Business: descubra como vender mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos