fbpx
Skip to content
Gestão Financeira Quem somos Blog Login Cadastre-se
CATEGORIAS
Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Como fidelizar clientes do seu restaurante com delivery? Saiba mais!

TAGS: Delivery, Fidelização, Vendas

Os empreendedores devem estar sempre atentos a diferentes ferramentas que possam potencializar o crescimento de seus negócios. Nesse sentido, entender como fidelizar clientes é essencial para obter melhores resultados e aprimorar a imagem da marca.  

Os fundamentos de fidelização também se aplicam aos restaurantes com delivery. Vale destacar que esse é um setor que demonstra crescimento constante e que foi positivamente impactado pela pandemia do covid-19, apresentando um aumento de 24% no ano de 2021. 

Então vale a pena conhecer algumas dicas para organizar estrategicamente as operações de entrega e garantir vendas frequentes para aqueles que já conhecem o restaurante.

 

Entenda a jornada de compra

O primeiro passo para conquistar e, consequentemente, fidelizar clientes é compreender a experiência deles. Dessa maneira, conhecer a jornada de compra possibilitará reconhecer lacunas nas vendas e necessidades do público.  

Ela representa o caminho que o potencial consumidor percorre antes de realizar a compra. Essa técnica oportuniza conhecer os aspectos racionais e emocionais que influenciam a decisão, além de entender as dificuldades dos indivíduos no processo. 

Portanto, a medida permite identificar os consumidores e construir estratégias segmentadas para eles. Por exemplo, caso perceba que o seu público priorize o custo de entrega no momento da escolha, vale criar promoções e campanhas que solucionem a questão, tentando reduzir o frete.  

Além disso, a jornada de compra é importante para discernir falhas no processo que possam estar afastando interessados em comprar no seu estabelecimento.  

Uma amostra desse cenário são compradores que não fazem o pedido por terem dificuldades ao consultar o cardápio do restaurante. Ao identificar esse problema e avaliar as causas, o empreendedor pode fazer correções— como organizar o menu em categorias. 

Por fim, ao trabalhar a análise da jornada de compra, é possível construir uma comunicação e um planejamento adequado, oferecendo soluções inteligentes e prestando um melhor atendimento. 

 

Conte com o suporte da tecnologia

Outro fator relevante para fidelizar clientes é a utilização da tecnologia. Por meio de ferramentas adequadas, é possível gerenciar operações de maneira facilitada para oferecer um serviço de qualidade aos consumidores. 

Com o auxílio de sistemas digitais, você consegue administrar o controle de estoque e mapear bairros em que ocorrem mais vendas. Ou seja, a medida possibilita que o restaurante esteja preparado para diferentes cenários, como altos números de pedidos; e reconheça padrões de venda. 

Ainda, é possível otimizar a gestão financeira da sua empresa por meio da tecnologia. Há soluções digitais que promovem o controle de vendas, a emissão de cupons fiscais e até mesmo o pagamento facilitado por meio de links e QR Codes.   

O uso da tecnologia também ajuda a desenvolver o relacionamento com o cliente. Isso porque a presença dos restaurantes em diferentes redes sociais e aplicativos de delivery auxilia na estratégia omnichannel e torna seu restaurante visível a diferentes pessoas. 

Vale destacar que, além de serem altamente utilizados, os aplicativos tornam o processo de compra e pagamento ainda mais prático. Eles ainda permitem o uso de cupons de desconto e cartão fidelidade, estratégias que favorecem a recorrência dos clientes.  

Entretanto, a utilização dessas ferramentas não deve ocorrer de maneira isolada. A sincronização desses aplicativos com sistemas internos, por exemplo, permite que os pedidos sejam automatizados e cheguem ao consumidor sem erros. 

Por fim, saiba que a estratégia garante ao gestor uma visão ampla do processo de venda e possa organizar seu negócio de maneira inteligente. Isso ajudará a manter um nível de qualidade elevado e fidelizar seus compradores. 

 

Garanta uma boa experiência de entrega

Como você viu, um serviço de excelência é essencial na fidelização de clientes. Aqui, a maneira como o seu produto chega ao consumidor precisa ser considerada. Para garantir uma boa experiência, é indispensável pensar em fatores como qualidade dos produtos, prazo de entrega e atendimento geral.  

A fim de avaliar as diferentes condições, é necessário analisar e incorporar os feedbacks, buscando compreender a opinião dos consumidores. Então disponibilize e verifique constantemente as ferramentas de avaliação do seu estabelecimento, enquanto busca contato com os consumidores no pós-venda.  

Por meio de uma escuta ativa, é possível identificar pontos que requerem alterações no processo. Caso identifique um elevado número de reclamações sobre o tempo de entrega, é preciso rever a logística da sua empresa. 

Além disso, calcular corretamente a previsão de entrega e atualizar o status do pedido automaticamente para o cliente são medidas que costumam agradar ao público. 

Os parceiros de delivery também interferem na experiência do consumidor. Dessa forma, é fundamental escolher colaboradores alinhados ao propósito do negócio. Afinal, o relacionamento deve se estender por toda a jornada de consumo: entregadores rudes e irresponsáveis podem prejudicar novas compras.  

Para o pedido chegar de maneira adequada ao cliente, lembre-se de investir nas embalagens — que devem ser escolhidas de maneira inteligente. Elas são fundamentais no processo de entrega por afetarem a segurança e a qualidade do produto que chega ao consumidor.  

Logo, recorrer a materiais que conservem o calor e a textura dos alimentos e o uso de lacres de segurança são importantes. Isso pode agregar valor ao produto e ao restaurante. Ao escolher uma embalagem com a identidade visual do negócio, o item ajudará a construir uma boa experiência de compra.

 

Ofereça promoções especiais

Por fim, a fidelização de clientes pode ser potencializada por meio de ações especiais aos consumidores. Elas são ótimas aliadas no momento de reforçar o relacionamento com o seu público e a imagem da empresa.

Ao planejar campanhas específicas aos clientes recorrentes, por exemplo, eles sentem que são valorizados e são estimulados a fazer novas compras. Logo, o seu estabelecimento agrega valor ao produto, enquanto o contato entre público e marca é fortalecido.  

Há inúmeras promoções especiais que podem ser aplicadas ao seu restaurante. O programa de fidelidade oferece benefícios para aqueles que mantêm sua frequência de compra. Assim, elas recompensam o consumo contínuo a fim de reter clientes.  

Descontos para indicações de novos consumidores, cupons para compras recorrentes e a criação de combos de produtos são algumas outras possibilidades para incentivar as compras e a fidelização. Portanto, vale estudar os tipos de promoção para encontrar aquelas que fazem sentido para o seu estabelecimento.   

Com as estratégias apresentadas neste artigo, você poderá potencializar os resultados do seu restaurante com serviço de delivery e construir um relacionamento sólido com o público. Então considere aplicar essas dicas em seu negócio para fidelizar seus clientes! 

 

Também estamos no YouTube,  Instagram e TikTok! Quer continuar informado e conferir as principais dicas para o seu negócio? Assine a newsletter do Raio-X e receba mais conteúdos como este!

 

Artigo escrito por Itália Merenna

Publicado em 18/07/2023

Artigos relacionados


Gestão de entregas: melhore o delivery do seu restaurante

A gestão de delivery se tornou essencial para qualquer negócio no ramo alimentício. O serviço vai muito além da entrega da comida

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Tendências de delivery 2025: 6 estratégias para apostar

Os pedidos de comida online continuam avançando a passos largos. Somente em 2022, o mercado movimentou R$40 bilhões e impulsionou a cultura

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Pagamento em delivery: 8 formas para oferecer na sua empresa!

O comércio brasileiro tem visto uma constante popularização das entregas ao cliente. O método de compra, que teve um crescimento intensificado durante

Continue lendo

Tags: Alimentação (4) Antecipação (24) Atendimento (26) Atendimento ao cliente (4) Bares e restaurantes (4) Black Friday (5) Cartão de Crédito (4) Comércio (6) Contabilidade (3) Controle de estoque (5) Controle de vendas (5) Controle financeiro (10) Crise (3) Datas Comemorativas (5) Delivery (9) Divulgação (18) e-commerce (4) empreendedorismo (6) Empréstimo (4) Fidelização (9) Finanças (3) Fluxo de caixa (11) Gestão (5) Gestão Financeira (35) Impostos (3) Maquininha de cartão (4) Maquininhas de cartão (9) Marketing (3) Marketplace (4) mei (6) Meios de pagamento (22) Micro Empreendedor (4) Negócios (3) Open Banking (6) Parceria (3) PIX (9) Planejamento (10) Promoção (12) Redes Sociais (5) Redução de custos (6) Registradoras (4) Ticket médio (4) Vendas (81) Vendas online (6) WhatsApp (3)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

da sua

nas


empresa

suas mãos

Raio-X

Raio-X

  • Início
  • Gestão Financeira
  • Quem somos
  • Blog

Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar
Pinheiros - São Paulo/SP
CEP 05425-902 Brasil

Precisa entrar em contato com a gente?
Mande um e-mail para contato@raiox.com.br

Política de Cookies e Privacidade
Portal de Privacidade

raiox.com.br pertence a STNE PARTICIPACOES S.A., inscrita no CNPJ: 35.767.420/0001-82, com sede na Av. Dra. Ruth Cardoso 7221 - 7º andar - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP 05425-902 Brasil.
Cielo, Stone, Getnet, Rede, Safrapay, Pagseguro, Alelo, Ticket, Sodexo, VC, Coopercard, Bin, Sicredi, Sipag, Banrisul, Senff, Google Play, App Store e todas as outras marcas comerciais e marcas comerciais registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Aviso de Cookies e Privacidade
Este site utiliza cookies para personalizar sua experiência. Ao continuar navegando neste site, você está de acordo com o uso de cookies.
Acesse nosso Aviso de Privacidade e Cookies