O controle de ponto é um procedimento fundamental para uma gestão empresarial eficiente. Aprenda a importância desse mecanismo para pequenos negócios!
Manter a sua pequena empresa organizada é crucial para estruturá-la de forma segura e estável. Nesse sentido, o gerenciamento da jornada de trabalho dos funcionários é um dos processos a que você deve estar atento para reduzir problemas no negócio.
Por esse motivo, o controle de ponto pode ser uma ferramenta essencial de gestão. Apesar de a legislação trabalhista brasileira exigir que apenas negócios com mais de 20 funcionários realizem o processo, ele também pode beneficiar empresas menores.
Isso porque o controle de ponto permite registrar o expediente dos trabalhadores com mais eficiência e precisão. Desse modo, ele pode proteger tanto os empreendedores quanto os funcionários, garantindo que seus direitos e deveres sejam exercidos corretamente.
O que é controle de ponto?
O controle de ponto é uma ferramenta utilizada por empresas para registrar a entrada e saída dos seus colaboradores. Logo, ela permite monitorar a presença e ausência, aumentando a capacidade de gerenciamento sobre o período de trabalho.
Esse artifício serve de auxílio para o setor de recursos humanos (RH) da empresa, facilitando o acesso a informações fundamentais para o serviço deles. Afinal, o mecanismo cataloga o histórico da jornada de trabalho dos colaboradores, diminuindo os erros e imprecisões.
Qual é a sua importância para pequenos negócios?
Agora que você aprendeu o que é controle de ponto e entendeu qual o seu propósito, é hora de conhecer a importância dele para pequenos negócios. Dessa forma, será possível compreender por que ela pode ser determinante para o sucesso organizacional de uma empresa.
Na prática, por meio dos dados coletados pelo controle de ponto, os responsáveis pelo RH podem adotar medidas relevantes. Por exemplo:
- calcular o salário dos funcionários adequadamente;
- evitar erros de registro sobre as horas extras;
- calcular corretamente adicionais, como aquele pago pela jornada noturna;
- identificar atrasos injustificados;
- monitorar saídas antecipadas.
Como resultado, a medida colabora com o cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa. Isso evita problemas em caso de fiscalizações ou, até mesmo, ações judiciais movidas pelos empregados em busca dos direitos que não foram corretamente quitados.
Quais são os tipos de controle de ponto?
Após entender a importância do controle de ponto para a gestão do seu pequeno negócio, você deve conhecer os diferentes tipos de ferramentas utilizadas para esse propósito. Compreender as suas diferenças e funcionalidades permitirá analisar qual opção se adequa melhor à sua demanda.
Ponto por aplicativo
O ponto por aplicativo possibilita aos funcionários registrarem suas entradas e saídas por meio de um programa mobile ou web. O recurso pode utilizar QR code, geolocalização, reconhecimento facial ou outros métodos para contabilizar a presença dos membros da sua equipe.
Esse modelo de controle de ponto pode ser bastante adequado para trabalhadores em home office ou que precisam trabalhar em diferentes locais. O motivo é que a ferramenta permite aos funcionários registrarem o horário remotamente, com a utilização de celular, tablets ou computadores.
Relógio de ponto
O relógio de ponto é um dos métodos mais tradicionais de controlar a jornada de trabalho. Por meio desse equipamento, a pessoa deve registrar os seus dados de entrada e saída, recebendo um comprovante impresso.
Diferentemente da versão por aplicativo, o relógio de ponto não é tão recomendado para negócios que possuam trabalhadores remotos. A razão é que o aparelho precisa estar instalado na empresa e deve ser manuseado de modo presencial.
Nesse contexto, é fundamental você saber que existem diferentes modelos de relógios de ponto. Entre eles, estão o:
- mecânico: conhecido como relógio cartográfico, esse tipo de equipamento registra os movimentos dos funcionários por meio de impressão em cartões de papel ou plástico;
- eletrônico: considerado um dos métodos mais eficientes de controlar o ponto dos colaboradores, o aparelho registra as entradas e saídas utilizando recursos digitais como biometria, cartões magnéticos, entre outros.
Por que ter uma ferramenta adequada para o controle de ponto?
Embora seja possível fazer o controle de ponto manual, vale a pena buscar soluções que automatizam o processo. Na prática, elas proporcionam diversos benefícios ao negócio.
Melhora o registro das horas trabalhadas
A ferramenta de controle de ponto consegue aprimorar o registro de horas trabalhadas da empresa. Como visto, ao automatizar esse procedimento, você fica menos suscetível aos erros humanos que podem ocorrer durante lançamentos manuais.
A automação desse processo também livra a empresa da necessidade de contar com funcionários destinados à função calcular as horas. Desse modo, eles poderão utilizar o tempo disponível para realizar outras atividades fundamentais para o andamento do negócio.
Aumenta a transparência da empresa
Outro fator que torna o controle de ponto crucial é a sua capacidade de possibilitar maior transparência do seu negócio com os funcionários. Além de registrar precisamente todos os horários de entradas e saídas, a ferramenta pode oferecer um acesso facilitado a relatórios confiáveis.
Por meio desses dados, tanto você quanto sua equipe poderão ser beneficiados. Afinal, o relatório de registro de horas servirá como uma ferramenta acessível e confiável para assegurar que os direitos e deveres de todos os envolvidos sejam respeitados.
Ajuda a avaliar indicadores de produtividade
Se você deseja compreender dados sobre a produtividade da empresa, o controle de ponto pode ser uma ferramenta viável. Isso porque um registro preciso das entradas e saídas, junto aos dados sobre produção, oferece informações cruciais para entender o rendimento e comprometimento do time.
A partir disso, a empresa pode identificar eventuais gargalos e buscar pontos de melhoria nos processos, buscando otimizar a produtividade do time. Lembre-se de que não basta que o emprego cumpra a jornada: as entregas precisam ser adequadas ao tempo dedicado.
Nesse contexto, você terá mais embasamento para tomar decisões estratégicas a respeito da gestão das equipes do seu negócio.
Garante o cumprimento das normas trabalhistas
O controle de ponto pode auxiliar a sua empresa a garantir que as normas e leis trabalhistas sejam cumpridas. Isso acontece porque ele registra as informações necessárias para você executar o pagamento assertivo dos seus funcionários.
Dessa forma, esses colaboradores receberão a remuneração certa e terão os seus direitos, como pagamento de hora extra, banco de horas e descanso semanal remunerado, seguidos corretamente. A partir disso, a empresa poderá evitar problemas com processos trabalhistas.
Agora você já sabe a importância do controle de ponto para os pequenos negócios, além do seu papel em registrar, de modo prático e eficiente, os horários trabalhados pelos colaboradores. Então vale a pena considerar essa ferramenta para otimizar os processos de gestão da sua empresa.
Este artigo foi útil para avaliar se o mecanismo faz sentido para seu negócio? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre ele!
E não se esqueça de nos seguir no Instagram, TikTok e YouTube!