O mundo corporativo está em constante mudança, o que envolve inovação tecnológica, exigências dos consumidores e valores sociais. Por esse motivo, é preciso que as pequenas empresas se atentem às principais tendências de negócios para se manterem competitivas. 

Tenha em mente que a concorrência também está buscando novas formas de conquistar o mercado. Então entender como o comportamento do consumidor está mudando, e se adaptar a essas transformações, é importante para manter-se à frente em termos estratégicos.

 

1 – Ascensão do trabalho híbrido

De 2020 a 2023, o mundo passou pelos impactos causados pela pandemia da covid-19. Nesse período, muitas mudanças sociais aconteceram, inclusive para possibilitar que as pessoas continuassem trabalhando.  

Uma delas foi a adoção do trabalho remoto, com os trabalhadores atuando em suas próprias casas. Após a normalização, parte das empresas voltaram a exigir a presença dos funcionários em suas unidades.  

Porém, como o trabalho a distância proporcionou mais qualidade de vida, houve resistência ao movimento de retorno. Uma solução para contornar a situação e encontrar o equilíbrio entre as necessidades do empreendedor e do funcionário foi o desenvolvimento do modelo híbrido.  

Afinal, ele proporciona flexibilidade nos casos em que o foco da sua empresa possibilita o ajuste dos seus processos dessa forma. Portanto, uma das tendências é o crescimento do trabalho híbrido.

 

2 – Priorização da qualidade de vida

Outra mudança relacionada à forma de trabalhar é a importância dada à qualidade de vida. Em todo o mundo, há um movimento de profissionais em busca de bem-estar, priorizando os cuidados com a sua saúde mental. 

Portanto, para manter uma equipe qualificada e que entregue bons resultados, é preciso avaliar medidas que demonstrem que sua empresa enxerga essas necessidades. Como você viu, o trabalho híbrido é uma das formas de fazer isso, mas não é a única. 

A empresa pode, por exemplo, oferecer convênio com plano de saúde ou odontologia, com academia e escola de línguas. Além disso, há a possibilidade de ofertar Previdência corporativa ou licença estendida.

 

3 – Diversidade e inclusão no trabalho

Para manter o foco nas demandas do consumidor relacionadas a sua equipe, vale entender que as pautas em evidência na sociedade passam por mudanças a cada geração. Conhecê-las é essencial para que o seu negócio possa adotá-las e criar conexão com seu público-alvo.  

Um exemplo é a preferência por empresas que trabalham temas de diversidade e inclusão. Ao seguir essa tendência, pequenos negócios podem mostrar seu apoio às minorias.

 

4 – Foco no consumidor

Como você viu, muitas tendências de negócios para 2024 estão relacionadas às vontades do consumidor. Desse modo, é preciso estudar o que seus clientes esperam encontrar em uma loja como a sua. Entendendo as demandas do público-alvo, será mais fácil supri-las. 

Uma das formas de fazer isso é investir em pesquisas de mercado, com o preenchimento de formulários de forma anônima. Assim, é possível analisar os dados mais precisamente para fazer as adequações necessárias.

 

5 – Personalização avançada

Para os próximos anos, a busca pela personalização no atendimento ao cliente deve ser ainda maior. Isso porque os consumidores querem ser envolvidos, conquistados e sentir que são especiais.  

Por essa razão, é preciso dar mais motivos para que as pessoas busquem o seu negócio, além da oferta de produtos e serviços similares aos da concorrência. Nesse sentido, oferecer a melhor experiência ao consumidor envolve a customização da jornada de compras para cada cliente.  

Também é válido oferecer benefícios extras de valor real, em busca de fidelização. Para tanto, é possível incluir frete grátis, descontos e outros.

 

6 – Assinaturas de serviços

Mais uma das tendências que devem se consolidar nos próximos anos é a maior procura pelos serviços por assinatura. Eles costumam ser uma maneira acessível de obter produtos ou serviços, permitindo a manutenção de experiências contínuas e com um bom custo-benefício. 

Dessa maneira, pequenas empresas dos mais diversos setores podem explorar essa forma de entrega — com o atendimento permanente, por meio de pagamento recorrente. A oferta de serviços digitais, por exemplo, possibilita que o seu negócio se expanda sem necessitar de muitos recursos.

 

7 – Maior uso da tecnologia

Os avanços tecnológicos ainda contribuem para uma melhor experiência do cliente e do empreendedor. Eles possibilitam a execução de tarefas de forma mais simples e rápida. Portanto, pequenas empresas que adotam automatização das suas atividades conseguem entregar mais, em menos tempo. 

Alguns exemplos de avanços em diversos nichos são: 

  1. programas e plataformas de gestão: simplificam a gestão financeira e de vendas, por exemplo; 
  1. plataformas para gestão da informação: melhoram a comunicação entre times; 
  1. aplicativos para registro de ponto: permitem documentar a entrada e saída de funcionários pelo celular.

 

8 – Negócios digitais

A tecnologia também tornou cada vez mais comum as pessoas encontrarem produtos e serviços utilizando a internet. Afinal, ela oferece simplicidade e praticidade, possibilitando que o comprador feche negócio de forma confortável, sem precisar de deslocamentos.  

Por isso, os negócios digitais vêm se expandido como uma tendência entre as pequenas empresas. Eles ainda são positivos por facilitar sua gestão e ampliar o lucro, sem precisar investir muito.

 

9 – Realidade aumentada e virtual

Encerrando a lista de tendências, a realidade aumentada e virtual são experiências imersivas que as empresas já estão começando a implantar. A utilização delas deve crescer, gerando experiências únicas para os clientes.  

Eles podem, por exemplo, experimentar o produto antes de comprarem, como vem acontecendo com lojas de roupa. Com uma foto e poucos cliques online, os clientes verificam o uso dos itens selecionados e podem ter mais certeza se farão uma boa compra. 

A avaliação prévia do produto evita que o consumidor compre algo que não usará — mas ela traz vantagens extras para os lojistas. Isso porque a adoção dessas tecnologias tende a reduzir o número de devoluções e trocas, que podem acarretar prejuízos. 

  

Neste artigo, você conheceu 9 tendências de negócios para pequenas empresas em 2024. Com as informações, é possível avaliar a viabilidade de sua aplicação no seu negócio.  

Gostou do post? Siga o Raio-X nas redes sociais para continuar acessando conteúdos de valor, como este! Estamos no YouTube, Instagram e TikTok.  

Aproveite e compartilhe com seus contatos também!