fbpx

A nossa mente afeta diretamente a qualidade e produção de trabalho que possuímos em nossa rotina. Por isso, ter um controle entre as nossas atividades profissionais e momentos de lazer é muito importante para atingir os resultados desejados.

Agora em 2021, segundo uma pesquisa realizada pela Ipsos, 53% dos brasileiros perceberam que sua saúde emocionou diminuiu no último ano, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.

Se você sente que está passando por uma situação semelhante, tendo mais ansiedade e menos paciência que costumava ter. Consulte essas dicas para melhorar a sua rotina no trabalho e equilibrar seus dias com atividades que te deixarão com mais disposição no dia a dia.

 

Organize sua rotina

Ter momentos de descanso é fundamental para a mente se sentir “renovada” e disposta para resolver as demandas do trabalho. Mas, para isso ocorrer, é necessário organizar as atividades por tempo de execução, assim, você vai conseguir encontrar um momento para relaxar.

Antes de iniciar uma nova semana, separe um período e coloque no papel as atividades que precisam ser feitas diariamente e defina um período para concluí-las, como se fossem blocos de tempo. Por exemplo: “Atividade: Definir novos preços dos produtos de limpeza – Tempo: 2 horas”.

E se você precisa executar uma atividade exaustiva, como calcular taxas de transações de compras no cartão, adote ferramentas digitais que automatizam esse processo. Por exemplo, o Raio-X é uma plataforma grátis que facilita o controle financeiro do seu negócio e faz com que você tenha mais tempo durante a sua rotina de trabalho. Vale a pena experimentar!

Confira também outros aplicativos que podem ajudar a organizar e facilitar a sua rotina de trabalho. Clique aqui para saber mais.

 

Faça pequenos intervalos

Feito o planejamento das atividades diárias, coloque intervalos de, no mínimo, 10 minutos para descansar e iniciar uma outra. Se você trabalha muito tempo sentado, levante-se e caminhe um pouco. Isso ajuda na circulação do sangue e protege a coluna de possíveis lesões. Assim, o seu cérebro também entenderá que você finalizou uma tarefa e terá um momento de relaxamento.

Aproveite esse tempo para tomar um café, pegar mais água, fazer uma pequena caminhada no local, conversar com colegas de trabalho e clientes.

Lembrando que ter um período de sono regulado também é importantíssimo para a saúde do cérebro e disposição do corpo. Para melhorar a qualidade do seu descanso, deixe de mexer no celular ou qualquer aparelho digital 1 hora antes de dormir, não faça refeições pesadas antes de deitar-se e fique em um ambiente com pouca iluminação.

Todas essas técnicas farão o seu cérebro entender que está na hora de descansar, pois você diminuiu a maior parte dos estímulos que poderiam deixar ele mais “ligado”.

 

Fique offline das telas

Seja para continuar trabalhando, divulgar produtos e serviços ou apenas encontrar uma forma de permanecer próximo de amigos e familiares, é nítido como aumentamos o consumo de dispositivos digitais, como celulares, computadores e televisores. Principalmente com as redes sociais, muitas vezes nos fazendo perder a noção do tempo que ficamos “rolando o feed”, tornando-se uma fonte geradora de ansiedade.

Se esse é o seu caso, vale também separar um período do dia para desconectar-se da internet. E aqui vale adotar um novo passatempo ou retomar alguma atividade que acabou abandonando com o tempo. Fazer exercícios, por mais que se saiba muito sobre as vantagens, ajuda bastante na qualidade do sono, foco em tarefas e a ter criatividade para executar aquelas ideias que estão paradas a um tempo.

Quer começar de forma leve? Pratique caminhadas de 20 minutos ou alongue-se em casa. No início você pode sentir cansaço, mas se persistir, mesmo que não seja todo dia, sentirá os efeitos a médio prazo.

 

Observe e procure ajuda

Mesmo com essas dicas, preste atenção nas reações do seu corpo e, se perceber que as sensações de ansiedade, tristeza e incapacidade te impedem de realizar o que precisa, procure ajuda médica. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos