A satisfação do cliente deve ser uma prioridade para negócios que querem se destacar no mercado. Por isso, micro e pequenas empresas devem se manter atentas às tendências do mercado, buscando alternativas para oferecer comodidade, segurança e diferenciais para o seu público-alvo.
Nesse caso, conhecer os métodos de pagamento disponíveis e identificar quais são os mais populares é uma estratégia válida. Isso porque oferecer variedade de opções ajuda a melhorar a experiência do cliente e pode colaborar com o aumento das vendas.
Por que conhecer os métodos de pagamento mais utilizados?
Conhecer os métodos de pagamento e utilizá-los na sua empresa pode ser uma boa estratégia para chamar a atenção do público-alvo. No entanto, há outras vantagens envolvidas nesse processo.
Atender às preferências do cliente
Pessoas diferentes trazem demandas igualmente diversas. Há aquelas que preferem pagar com cartão de crédito, enquanto outros fazem uso do dinheiro em espécie. Por isso, variar as formas de pagamento é importante para atender toda essa diversidade e otimizar a experiência do consumidor.
Aumentar as vendas
Oferecer variedade de métodos de pagamento pode aumentar as vendas, pois facilita a efetivação das compras para clientes de diferentes perfis. Com isso, há também um aumento da competitividade de pequenas e microempresas no mercado.
Facilitar a gestão financeira
Identificar os meios de pagamento utilizados com frequência pelos brasileiros ajuda na melhora da gestão financeira do seu negócio. Há alternativas que cobram taxas maiores, enquanto outras oferecem compensações mais rápidas. Assim, o conhecimento é útil para otimizar o seu planejamento.
Quais são os 5 métodos de pagamento mais usados em 2023?
Agora que você já sabe por que conhecer os métodos de pagamento é importante, é hora de descobrir quais foram os 5 meios mais utilizados em 2023, de acordo com levantamentos feitos no período.
1. Pix
O Pix foi lançado em 2020, mas ganhou a preferência dos brasileiros em pouco tempo. Ele permite que pagamentos sejam feitos instantaneamente, por meio de transferências eletrônicas, todos os dias e horários.
Seguro, rápido e eficiente, ele substituiu transferências como o TED por conta de sua praticidade e rapidez. Além disso, não há cobrança de taxas para realizar as movimentações.
Por esses motivos, o Pix foi um dos meios de pagamento mais utilizados em 2023. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey realizada no mesmo ano, 27% dos usuários substituíram o dinheiro pelas transferências instantâneas.
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), por outro lado, chegou à conclusão de que 70% dos brasileiros já faziam uso do Pix em agosto de 2021. Isso ajuda a mostrar o sucesso da alternativa entre os consumidores.
2. Cartão de crédito
O cartão de crédito é uma ferramenta que permite que os usuários realizem compras no presente e as paguem no futuro, podendo ser de forma parcelada. É possível que sejam cobrados juros para o parcelamento.
Mesmo com o sucesso do Pix, o cartão de crédito continua como um dos métodos mais utilizados para pagamentos em todo o Brasil. Os resultados da pesquisa da McKinsey mostram que essa modalidade é a preferência de 38% dos brasileiros.
Essa forma de pagar oferece conveniência e praticidade para os clientes. Ademais, a alternativa pode ser utilizada pelos smartphones, sem a necessidade de apresentação do cartão físico no ato da compra.
3. Cartão de débito
O cartão de débito é o terceiro método mais utilizado em 2023. Nesse caso, os pagamentos são feitos a partir do saldo disponível na conta bancária do consumidor. Ele ainda é um método amplamente utilizado, com estatísticas de 22%, ainda segundo o levantamento da McKinsey.
Assim como o cartão de crédito, ele oferece praticidade e uma maior segurança para os consumidores, que não precisam se deslocar com dinheiro em espécie nos bolsos. Por isso, a solução continua sendo um dos meios de pagamentos preferidos dos brasileiros.
4. Boleto bancário
Os boletos bancários são documentos de cobrança emitidos por instituições financeiras. Eles dispõem de um código de barras que permite que o pagamento seja feito online ou em estabelecimentos físicos.
As estatísticas do Banco Central do Brasil são de 2022, mas já era possível observar uma tendência. Os dados mostram que, mesmo com uma queda considerável frente ao lançamento do Pix, os boletos bancários continuam sendo utilizados.
Isso ocorre porque uma parcela da população ainda acredita na confiança dos boletos. Para 2024, a estimativa é de que o prazo de compensação deles seja reduzido. O objetivo é competir com o Pix e fazer com que os pagamentos sejam mais rápidos.
5. Dinheiro
Por fim, o dinheiro ainda é um método bastante utilizado, especialmente por pessoas que não têm grande contato com a tecnologia.
Na pesquisa realizada pela CNDL, o dinheiro se mostrou como o meio de pagamento preferido entre os consumidores, com 71%. Em comparação ao levantamento da McKinsey, no entanto, os resultados foram bem inferiores, representando apenas 10%.
Essa discrepância pode ter muitas razões, como a localização geográfica das pesquisas e a faixa etária dos consumidores entrevistados.
Como lidar com os diferentes métodos de pagamento na empresa?
Com base nos resultados apresentados, é possível concluir que a preferência por determinados meios de pagamento varia significativamente entre os consumidores. Então oferecer essa diversidade pode ser positivo para as empresas, otimizando a captação e a fidelização da clientela.
Diante disso, é importante saber como administrar as preferências dos clientes e manter as finanças organizadas no empreendimento. Para tanto, vale contar com um bom aplicativo de gestão financeira.
Com o app do Raio-X, por exemplo, seu controle financeiro é facilitado. O aplicativo permite que as vendas sejam acompanhadas em um só lugar, além de oferecer comparação entre taxas e relatórios mensais de entradas e saídas.
Assim, você não precisa se preocupar em gerenciar todas as formas de pagamento sozinho. Afinal, a ferramenta garante a realização desses processos e fornece dados que podem ajudá-lo a tomar decisões e encontrar boas oportunidades para o seu negócio.
Entender sobre os 5 métodos de pagamento mais utilizados no Brasil pode fazer a diferença na rotina do lojista e microempresário. Isso ajuda na compreensão do comportamento do consumidor e otimiza a implementação de estratégias que dialoguem com esse grupo.
Aproveite para entender mais sobre as finanças da sua empresa e fazer uma gestão financeira simples. Confira o app do Raio-X e revolucione o jeito de fazer negócios!
Além disso, acompanhe o Raio-X nas redes sociais e se mantenha informado sobre as novidades: YouTube, Instagram e TikTok!