As tecnologias desenvolvidas para facilitar pagamentos tendem a contribui para os ganhos das empresas que sabem utilizá-las. Uma das possibilidades nesse sentido é oferecer processos mais convenientes para o cliente, como a cobrança recorrente.
A prática vem ganhando espaço no mercado. Afinal, trata-se de uma abordagem cômoda para o público, devido à sua praticidade. Ao mesmo tempo, ela beneficia a previsibilidade de receita das empresas.
O que são cobranças recorrentes?
A cobrança recorrente é um modelo de pagamento em que o cliente é cobrado mais de uma vez, em uma periodicidade combinada. Em troca, ele ganha acesso a um serviço, que é interrompido se a taxa não for debitada.
A prática é bastante comum, por exemplo, em serviços de assinatura, como streaming de vídeo, música ou até mesmo em academias e escolas. Assim, o cliente concorda em pagar uma quantia em intervalos regulares, em vez de precisar fazer isso a cada utilização do serviço.
Existem diferentes meios de pagamento que suportam cobranças recorrentes. Entre eles, estão o cartão de crédito e débito e o boleto bancário. Ainda, algumas empresas oferecem a opção de débito automático em conta corrente.
Além de proporcionar mais praticidade para os clientes, a cobrança recorrente é vantajosa para as empresas. A razão é que a previsibilidade dos pagamentos contribui para uma maior estabilidade do negócio, entre outros benefícios.
No entanto, a cobrança recorrente somente funciona se o cliente tiver confiança no serviço contratado. Então é necessário que as empresas tenham transparência e ética nos termos do contrato. Por exemplo, as políticas de cancelamento e reembolso precisam ser claras.
Quais tipos de serviços se beneficiam dessa estratégia?
O modelo de cobrança recorrente se tornou tendência em diferentes segmentos. A razão é que ele se adapta a mais de um tipo de serviço.
Instituições de ensino
A cobrança recorrente permite uma gestão melhor dos pagamentos de matrículas e mensalidades. Assim, é possível reduzir as chances de falhas operacionais e manter a regularidade dos recebimentos.
Softwares como serviço (SaaS)
Oferecer acesso a um software por meio de cobranças recorrentes é uma prática cada vez mais comum. Com o modelo, a empresa pode se dedicar à manutenção da plataforma que oferece, sem a necessidade de pagamentos adicionais por atualizações.
Serviços de estética e beleza
Estabelecimentos como barbearias, salões de beleza e similares entraram no mundo das cobranças recorrentes com sua própria abordagem. Nesse modelo, os clientes pagam mensalmente por pacotes de serviços que se encaixam às suas necessidades.
Clubes de assinatura
Diversos segmentos, como literatura e vinhos, utilizam a recorrência para oferecer experiências exclusivas e garantir receita estável. Assim, os clubes de assinatura podem criar uma base de clientes fiéis que valorizam a conveniência de receber produtos regularmente.
Serviços de saúde
O modelo de cobrança recorrente também chegou ao âmbito da saúde. Por exemplo, clínicas odontológicas oferecem planos de tratamento que incluem consultas regulares, limpeza e outros procedimentos.
Quais são as vantagens dos pagamentos recorrentes?
Como você viu até aqui, diferentes segmentos estão adotando um modelo de cobranças recorrentes devido aos seus benefícios. Afinal, são diversas as vantagens de trabalhar com pagamentos regulares.
Maior previsibilidade financeira
Como visto, os pagamentos recorrentes representam uma fonte de receita mais previsível para as empresas. Assim, elas conseguem fazer um planejamento financeiro a longo prazo mais preciso, abrindo as portas para mais investimentos e a expansão do negócio.
Mais atratividade para os clientes
Com cobranças recorrentes, os clientes não necessitam se preocupar em realizar pagamentos manuais a cada utilização do serviço. A praticidade pode ser vista como um fator decisivo para eles optarem pelo mecanismo.
Diminuição da inadimplência
Como os pagamentos são processados automaticamente em intervalos regulares, há menos chances de os clientes se esquecerem ou não pagarem por outro motivo. Com a facilidade, existe uma redução no risco de inadimplência, permitindo às empresas ter um fluxo de caixa mais estável.
Fidelização de clientes
Ao oferecer pagamentos recorrentes, as empresas podem criar uma relação mais próxima e duradoura com seus clientes. Ela incentiva essas pessoas a permanecerem fiéis à marca devido à conveniência de manterem as suas assinaturas.
Redução nos custos com mão de obra
A cobrança recorrente também representa uma estrutura automatizada funcionando a favor do seu negócio. Por conta disso, ela reduz a necessidade de intervenção manual e os gastos com mão de obra dedicada ao processamento de pagamentos.
Como implantar um modelo de cobrança recorrente na empresa?
Se a ideia de cobrança recorrente parece interessante para o seu negócio, resta entender como trazê-la para a sua realidade.
Adapte o seu modelo de negócios
Antes de implementar esse mecanismo, você precisa adaptar o seu modelo de negócios para o novo processo. Ou seja, avalie como seus produtos e serviços existentes podem ser transformados em ofertas recorrentes.
Crie planos distintos e atrativos
Para ter sucesso com a implantação da cobrança recorrente, é importante dar opções aos seus clientes. Então crie planos que ofereçam diferentes possibilidades nas entregas da sua empresa. Além disso, certifique-se de deixar claro o preço e o diferencial de cada um deles.
Use uma boa plataforma de pagamentos
Qualquer questão relacionada a pagamentos exige uma estrutura confiável que gerencie corretamente os dados dos seus clientes. Para tanto, busque por uma plataforma que suporte cobranças recorrentes e agregue valor ao seu modelo de negócios.
Ofereça incentivos e benefícios
Para incentivar os clientes a aderirem aos seus planos de pagamento recorrente, uma alternativa é oferecer incentivos e benefícios exclusivos. Por exemplo, experimente incluir descontos especiais para assinaturas de longo prazo, já que a medida tende a incentivar um vínculo mais duradouro.
Aprimore seu atendimento ao cliente
Uma mudança radical como essa pode gerar muitas dúvidas e preocupações entre os clientes. Portanto, capacite a sua equipe de atendimento para garantir uma transição suave para o novo processo.
A cobrança recorrente é um modelo de pagamento que traz oportunidades para transformar a receita da sua empresa. Para tanto, use como base as informações deste artigo e garanta a abordagem que mais faça sentido para a sua solução e o seu público.
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