fbpx

Black Friday: Guia definitivo para vender mais

Um dos momentos mais esperados do ano para muitos lojistas está chegando. Esse período que antecede o Natal, pode fazer a diferença no fluxo do seu caixa podendo atrair novos clientes para o seu negócio. Se você está pensando em fazer parte da Black Friday, aproveite o mês de novembro desde já e coloque em prática essas dicas para desfrutar o melhor dessa data sair na frente da concorrência. 

 

O que é a Black Friday? 

As histórias por trás da Black Friday envolvem muitas versões, cada uma mais diferente que a outra. O que se sabe é que o evento ocorre na sexta-feira após as comemorações do Dia de Ação de Graças norte americano em novembro, um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. 

Lá, muitas lojas realizam liquidações e promoções a valores irresistíveis ao público, chegando a ter filas quilométricas de clientes em frente aos estabelecimentos participantes. No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010 possuindo muitas características da americana. Os comércios aproveitam a data para movimentar o seu estoque e conquistar novos clientes. 

 

Black Friday também é para serviços 

Quem acredita que a data serve apenas para vender de produtos, se engana. É possível aproveitar essa época para ofertar serviços como consultas, consertos entre outras atividades. Pesquise e avalie a possibilidade de oferecer um pacote promocional pré-agendado com pagamento em novembro. Não deixe de conversar e informar os seus clientes mais antigos sobre essa oportunidade. 

 

Fique online! 

O ano de 2020 mostrou a importância de um negócio também ser digital. Agora, mais do que nunca, é preciso usar e abusar da divulgação através das redes sociais e de aplicativos de mensagens como o WhatsApp para divulgar os produtos e serviços que estarão com preços promocionais durante a Black Friday. 

Não deixe de publicar fotos atrativas informando detalhes e preços, deixe visível o seu horário de funcionamento e garanta o melhor atendimento ao seu cliente demonstrando empatia e afeto. 

 

Faça parcerias com outros lojistas 

Que tal fazer uma parceria com outros micro e pequenos lojistas nessa Black Friday e vender mais? Ambos os negócios podem oferecer pacotes promocionais agregando produtos que possuam características em comum. Por exemplo, uma loja de roupas femininas pode buscar um comércio de joias e realizar compras agregadas entre conjuntos e acessórios.  

 

Faça promoções antes da Black Friday 

Oficialmente a Black Friday será dia 27 de novembro, mas muitas lojas aproveitam semanas antes para divulgar e já poder vender. Essa é uma ótima oportunidade para convidar o seu novo cliente a conhecer o que o seu negócio oferece, fazer com que ele retorne e aumentar as vendas de fim de ano. 

Segundo pesquisa da Rakuten Advertising, 57% dos entrevistados brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço na Black Friday desse ano e já estão realizando pesquisas na internet para descobrir os melhores preços. Então não deixe para vender na semana do evento, aproveite todo o mês! 

 

Aproveite a data para conquistar novos clientes 

Essa pode ser a porta de entrada para novos clientes. Aqui você pode pegar os novos contatos e fazer cadastros para poder enviar promoções em primeira mão e até mesmo convidá-los para outros eventos que o seu negócio for realizar.  

 

Compare os resultados e veja se valeu a pena 

Assim que a Black Friday passar, avalie os resultados que teve e veja se valeu a pena participar. Entenda se o tipo de divulgação realizada deu certo, quais produtos e serviços tiveram mais saída e quantos clientes novos você conseguiu. Utilize essas informações a seu favor para aplicar na época do Natal e em outras datas comemorativas. 

 

Aproveite para acompanhar de perto as vendas feitas via maquininhas de cartão e descubra se essas empresas estão cobrando corretamente por cada transação. Baixe o Raio-X pela Google Play ou App Store gratuitamente ou acesse através do site https://raiox.app/. 

2 thoughts on “Black Friday: Guia definitivo para vender mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos