fbpx

Começou a empreender? Saiba como não cometer esses 5 erros

EMPREENDER

Muitas pessoas ainda acreditam que empreender é apenas ter um CNPJ, quando o verdadeiro significado está ligado a um comportamento sobre como lidar com problemas e criar soluções. Segundo estudo de 2017 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 3 em cada 10 brasileiros são empreendedores. Já comentamos sobre os 4 passos que ajudam a conduzir melhor o dia a dia do negócio, mas se você quer iniciar sua vida empreendedora agora, confira 5 erros que a maioria das pessoas cometem e saiba como evitá-los. 

1 – Diminuir a importância de um planejamento 

Há 7 erros que as micro e pequenas empresas cometem durante a sua jornada e que são prejudiciais a sua existência. O principal deles é abrir o próprio negócio ignorando a elaboração de um planejamento. É preciso estudar o mercado de atuação, saber quais os seus objetivos a médio e longo prazo, quem é o público, o diferencial do que você está oferecendo e os possíveis problemas que vão surgir durante o caminho. 

Dessa forma, defina os investimentos necessários para abrir as portas, quais métodos de divulgação serão utilizados, programas e ferramentas que vão otimizar a sua rotina, o tipo de linguagem que será adotada para falar com os clientes, entre outros pontos cruciais que vão auxiliar no dia a dia do seu negócio. 

2 – Acabou a vida de “chefe e funcionário” 

Acreditar que é melhor sair do trabalho formal pois não haverá mais um chefe, é um grande engano. Ao abrir o próprio negócio, seus clientes farão esse papel e as cobranças não vão parar. 

Tenha em mente que todo cliente é um chefe, ele que vai guiar sobre a qualidade e custo-benefício do seu produto e serviço. É importante acertar na comunicação e sempre pedir retornos e conselhos do que pode ser melhorado.  

3 – Desistir nos primeiros problemas 

Com um bom planejamento, será mais difícil surgirem problemas, mas não impossível. O seu negócio pode não ser reconhecido logo de cara, o produto ou serviço pode não atrair clientes inicialmente, mas tenha paciência e raciocine perante essas dificuldades. 

Segundo Eduardo Peres, em entrevista para a revista Exame, cada ponto importante do seu negócio será conquistado de forma dura. O CEO da Global Trevo, acredita que é preciso respeitar o tempo e ter atenção no lucro e nas vendas.  

4 – Acreditar que empreender traz dinheiro mais rápido 

Comentamos logo acima que as dificuldades podem aparecer e uma delas é não gerar lucro no começo. Pense sempre a longo prazo e tenha em mente que empreender não significa ter dinheiro de forma mais fácil. Por isso é importante pensar no que é possível economizar e investir nas áreas necessárias no crescimento do seu negócio. 

Reduzir despesas também pode ajudar a lidar melhor com o início da jornada empreendedora. Por exemplo, opte em usar uma conta digital, a maioria não cobra taxas de manutenção e o atendimento, mesmo sendo online, é humanizado. 

5 – Não acompanhar com cuidado o fluxo do caixa 

Ter muitos clientes nem sempre significa que o seu negócio está lucrando. Um ótimo exemplo é a história da rede de lanchonetes Mc Donald’s, no filme Fome de Poder é apresentado que é necessário vender melhor, não mais. Então verifique preços, atenda com qualidade e tenha uma margem de lucro eficiente. 

Acompanhe sempre o fluxo do seu caixa, os recebimentos do dia e os futuros. Realize antecipações apenas quando necessário e calcule para saber qual taxa é a menor. 

E se você precisa acompanhar de forma mais fácil os recebimentos e antecipações das suas maquininhas de cartão, vale alimentação e refeição, o Raio-X pode te ajudar mostrando todas as informações necessárias para o seu negócio gratuitamente e na palma da mão. Disponível na Google Play e App Store

7 thoughts on “Começou a empreender? Saiba como não cometer esses 5 erros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos