fbpx

Fechamento anual: saiba o que você precisa para estar em dia com o seu contador

Chegamos ao fim de 2020, um ano que desafiou muitos empreendedores a reinventarem a forma de trabalhar e divulgar o que tem para oferecer. E para tornar essa época ainda mais movimentada, é necessário realizar o fechamento anual, também conhecido como fechamento contábil. Atividade que, além de ser obrigatória por lei, ele ajuda a analisar a situação e saúde financeira do seu estabelecimento. 

Com um fechamento contábil bem feito é possível perceber os lucros do seu negócio e os resultados alcançados. Tendo essas informações, você poderá fazer um planejamento para o próximo ano pensando na estabilidade e tipo de crescimento que deseja alcançar. 

 

O que é fechamento contábil? 

O fechamento contábil é uma tarefa que todo lojista precisa realizar todos os anos obrigatoriamente junto ao seu contador ou escritório de contabilidade. Ela é mencionada nLei 6.404/76, Art. 177, que  determina sua importância e atenção. Já que, para esse tipo de atividade é fundamental ter tempo, paciência conhecimento do próprio negócio. 

Quando bem feito, o lojista consegue apresentar as informações necessárias para a Receita Federal e tem dados confiáveis e precisos sobre os resultados do seu negócio. Podendo planejar o que será feito no ano seguinte e o que se deseja alcançar. 

 

Fechamento mensal X anual 

Mesmo essas atividades tendo nomes e características semelhantes, elas são diferentesO fechamento mensal tem o objetivo de dar uma visão a curto prazo sobre os lucros e serviços do negócio. Ajudando a identificar necessidades e determinar estratégias para o seu crescimento. 

Para realizar essa tarefa de forma correta e eficazvocê precisa fazer o fechamento de caixa mensal separando extratos, notas fiscais e realizando um controle de tudo que há em estoque. 

Agora, o fechamento anual é um balanço de todas as movimentações financeiras, que tem o objetivo de mostrar qual a atual situação do negócio e o que planejar para os próximos meses. 

 

O que preciso para fazer o fechamento contábil? 

Antes de tudo, tenha em mente que: caprichando nos fechamentos mensais, será muito mais fácil na hora de fazer o anual. Além das informações estarem mais exatasvocê e o seu contador vão economizar tempo.

Para fazer o fechamento contábil, alguns demonstrativos precisam ser apresentados para o contadorOs principais são: 

  • Fechamentos mensais; 
  • Informações sobre Imposto de renda; 
  • Balanço Patrimonial; 
  • Fluxos de caixa; 
  • Entre outros.

 

Como fazer? 

Para fazer o fechamento contábil é necessário a colaboração de um contador. Fora isso, você precisa separar todos os documentos solicitados por ele durante essa tarefa. 

O relatório mensal do Raio-X é uma ferramenta que você também precisa ter para realizar os fechamentos de caixa mensais e anuais do seu negócio. Esse documento possui todas as informações necessárias sobre a movimentação de vendas com cartão do seu caixa. Com isso em mãos, o seu contador poderá fazer o seu fechamento e até o imposto de renda de forma mais simples e rápida. Saiba mais sobre o relatório mensal do Raio-X no vídeo abaixo ou clique aqui para ter mais detalhes. 

 

 

Prepare o seu negócio para 2021 e deixe tudo em dia para não ter surpresas e saber como agir desde o inícioComece pelo fechamento contábil anual, prepare os documentos para o próximo imposto de renda e planeje o que você pretende alcançar já nos primeiros mesesCom tudo isso feito, reserve o lucro que conseguir para investir ainda mais no seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos