fbpx

5 filmes que podem ajudar a melhorar a gestão financeira de qualquer lojista

Utilizar o entretenimento para estudar pode ser uma ótima alternativa para aprender de forma mais leve, como maratonar séries e filmes. Se você quer adotar esta tática para saber como grandes líderes iniciaram a sua carreira e melhoraram as estratégias de suas empresas, separamos 5 filmes que vão te inspirar, motivar e te dar ideias de como cuidar do seu negócio. Confira a nossa lista: 

1 – Joy: O Nome do Sucesso (2015) 

Você sabe quem é Joy Mangano? A empreendedora é conhecida por uma série de invenções, como o Miracle Mop, um esfregão para chão prático e seguro que facilita muitas vidas desde os anos 1990. Lançado em 2016, o filme retrata como a protagonista conciliava os diversos problemas no relacionamento com a família, a vida de mãe solteira e as dificuldades em garantir os investimentos, produção e distribuição de suas mercadorias até tornar-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos e exemplo de sucesso financeiro. 

A trama é do mesmo diretor de A Trapaça e O Lado Bom da Vida, além de ter recebido o Oscar na categoria de “Melhor Atriz” com a atuação de Jennifer Lawrence. 

2 – Fome de Poder (2016) 

Para a especialista em marketing Camila Renaux, o filme que apresenta o surgimento da rede McDonald’s, traz muitas lições valiosas. Conhecer o público alvo, pensar na margem de lucro e não apenas em vender, a importância da sua marca e investimento na qualidade e no valor integrado ao produto são critérios essenciais para o crescimento de qualquer negócio. A trama esclarece didaticamente que ter uma grande margem de venda, nem sempre significa que uma alta entrada de ganhos financeiros. 

Vale prestar atenção em como a persistência e a comunicação usada pelos irmãos McDonald e o empresário e comprador da franquia, Ray Kroc, são importantes para o sucesso, também sua postura e cuidado diante dos negócios e com os funcionários. Vale a pena maratonar! 

3 – À Procura da Felicidade (2006) 

A história é baseada na vida do empresário Chris Gardner, um pai solteiro com problemas financeiros sérios. A trama mostra as dificuldades profissionais e sociais do protagonista e como, após muito esforço, ele consegue uma vaga não remunerada em uma grande corretora de ações, sendo contratado futuramente. Mesmo lançado há mais de 10 anos, o filme possui uma avaliação alta no Rotten Tomatoes (site que agrega críticas de cinema e televisão) até os dias de hoje. 

Segundo Chris, em entrevista para a revista Época, não podemos aceitar um plano B e que a nova procura da felicidade, está no “ser”, não no “ter”. E esse ponto precisa estar nas estratégias de venda de qualquer produto. O filme levou vários prêmios no ano de seu lançamento, entre eles o MTV Movie Award e Teen Choice Award. 

4 – Steve Jobs (2015) 

Ganhador de dois prêmios Globos de Ouro, o filme mostra momentos decisivos e dilemas pessoais do inventor, cofundador da Apple e criador da NeXT.  Figura controversa até os dias de hoje, Steve Jobs foi um exemplo de como agregar valor ao produto vendido e as formas corretas de se aplicar dinheiro no seu negócio. 

Até os dias de hoje, a marca Apple possui fãs no mundo todo e as convenções de lançamentos dos produtos são muito aguardadas durante o ano e lotadas pelas pessoas que se identificam com o valor da empresa.  

5 – O Homem que Mudou o Jogo (2012) 

Ter um valor alto para investir não significa alcançar o sucesso será fácil. Billy Beane é treinador de um time de baseball que desenvolve estatísticas sofisticadas, mesmo com pouco dinheiro em caixa. Entre as dicas do líder estão o planejamento excessivo para otimizar a execução de um plano, como por exemplo, estudar a habilidade de cada “jogador” para colocá-lo no lugar certo. 

Interpretado por Brad Pitt, Billy Beane ganhou o apelido de Moneyball (bola de dinheiro) por inovar o planejamento de times de sua época. 

Todos as tramas citadas acima foram baseadas em histórias reais, então não tem desculpas para não executar as ideias passadas por eles. E você? Já assistiu algum desses filmes ou sente que faltou referências nessa lista? Comente aqui embaixo. Esperamos que essas obras possam dar boas ideias para melhorar a sua gestão financeira e inspirar a forma como se trabalha e se lida com o dia a dia do seu negócio. 

2 thoughts on “5 filmes que podem ajudar a melhorar a gestão financeira de qualquer lojista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos