Uma das melhores alternativas para o pequeno lojista continuar vendendo é usar as redes sociais. Porém, um dos maiores desafios é não ter um e-commerce próprio para facilitar o processo de compra do cliente e melhorar a gestão de vendas. E é pensando nesses problemas que o Instagram Shopping surgiu.
O que é o Instagram Shopping?
Essa é uma função que ajuda a agilizar uma venda pela internet. Com o Instagram Shopping, o lojista pode marcar seus produtos em postagens do feed por meio de tags com links de produtos. Também é possível fazer a marcação nos stories, se o perfil tiver pelo menos 10 mil seguidores.
Quando o usuário clica na tag, ele consegue ver os detalhes direto no e-commerce ou um Catálogo de produtos na página do Facebook. Isso economiza o tempo do visitante que não terá que acessar algum link na bio.
E quando o lojista tem o Instagram Shopping é criada uma nova “aba”, com um ícone que parece uma bolsa de compras. Nesse espaço, é possível colocar produtos e seus preços. O que economiza o tempo do lojista respondendo clientes através de chats.
Como criar uma loja no Instagram Shopping?
Para criar sua loja no Instagram e aproveitar todos os benefícios dessa função, o lojista precisa seguir as seguintes etapas:
1 – Tenha um perfil comercial
Comentamos que o Instagram Shopping foi criado para ajudar a aumentar as vendas de empresas. Por conta disso, apenas um “Perfil Comercial” pode ter acesso a essa função. Quer saber como mudar para uma conta comercial? Clique aqui.
2 – Localidade
O recurso do Instagram Shopping está disponível em todo o Brasil. Caso o seu negócio mude de localização, veja se o lugar novo faz parte da lista de locais de mercados aceitos pela rede social.
3 – Venda apenas produtos
O lojista que é um prestador de serviço ainda não pode ter acesso ao Instagram Shopping, segundo as regras da rede social. Apenas negócios que vendem produtos físicos podem usar essa função.
4 – Aceite as regras da rede social
É necessário que o lojista aceite as Políticas comerciais e o Acordo de Vendedor para usar os recursos do Instagram Shopping.
5 – Conecte a página no Facebook com o perfil no Instagram
Essa integração é necessária porque em algum momento você vai querer criar anúncios e é no Facebook onde você vai conseguir gerenciá-los. Veja como fazer a conexão entre a página no Facebook e o perfil no Instagram do seu negócio.
6 – Carregue seu catálogo de produtos
Existe pelo menos 2 formas de o lojista carregar o catálogo de produtos no Instagram Shopping:
– Gerenciador de catálogos: essa é a opção mais barata e acessível. Aqui o lojista consegue fazer a conexão com rapidez e facilidade por meio de sua página no Facebook. Clique aqui e aprenda como fazer.
– Plataforma de e-commerce: para os negócios que já possuem um e-commerce, essa é a alternativa mais indicada. Veja aqui link como fazer a integração.
7 – Envie a conta para análise
Isso ajuda a aumentar a segurança dos seus dados e garante que é você mesmo que está vendendo naquele perfil. Clique aqui para entender como cumprir esse processo.
O Instagram pediu o envio de outras informações para uma etapa de verificação? Veja aqui como isso é feito.
8 – Ative o “modo compras” no perfil do Instagram
Quando a conta é aprovada é hora de configurar o “modo compras” no perfil do Instagram do seu negócio. Entenda como cumprir essa etapa.
9 – Marque seus produtos no Instagram Shopping
Chegou a hora de marcar seus produtos nas postagens e nos stories! Escolha boas fotos e vídeos dos seus produtos e faça legendas criativas para atrair o seu público.
Entenda melhor os hábitos de compras dos seus clientes com o Raio-X, a plataforma que vai te ajudar a saber qual o seu ticket médio e a criar promoções mais eficientes.
Compartilhe esse artigo com seus amigos que querem descobrir como vender mais pelo Instagram e ter uma gestão financeira mais prática.
Tem alguma dúvida? É só perguntar para a gente 💙
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