fbpx

Todo início de ano é uma oportunidade para planejar, executar novas ações e atingir metas diferentes. E para colocar em prática essa ação de forma mais efetiva, é necessário ficar atendo as previsões e quando cairão os feriados para planejar cenários bons e ruins. Para quem é Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, 2022 já começou com alterações em seu regime.

Então fique de olho a seguir e faça que o seu negócio saia na frente em qualquer situação.

 

Menos feriados em 2022

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 2022 terá 22% menos prejuízos devido aos feriados em dias úteis. Se a previsão estiver correta, esse será o menor número desde 2014. O Dia do Trabalhador e o Natal, por exemplo, cairão em um domingo.

Ainda segundo a pesquisa da entidade, as perdas de 2021 do comércio varejista totalizaram R$22,11 bilhões. E a previsão para esse ano é de R$17,25 bilhões.

Esse número traz condições favoráveis para o consumo, podendo ter aumento no volume de visitas de acordo com os horários de funcionamento. Mantenha os seus clientes ativos de forma digital e física para conseguir lucrar nesses períodos. 

 

Melhores condições financeiras para os lojista

Em 2021, com a chegada completa do Open Banking pelo Banco Central, o mercado financeiro abriu uma concorrência mais saudável entre as instituições financeiras, beneficiando os lojistas brasileiros com produtos, serviços e condições melhores, de acordo com cada perfil cadastrado. A principal vantagem dessa novidade são as oportunidades de acesso a crédito com taxas menores.

Outra melhoria é nas opções de antecipação de recebíveis para quem vende no crédito ou parcelado. Com a entrada das Registradoras, os lojistas começaram a ter ofertas melhores para adiantar o dinheiro que já lhe pertencia. Deixando de ficar limitado a operadora da maquininha de cartão. Sendo uma ótima alternativa para manter a empresa saudável sem precisar recorrer a empréstimos e investir na empresa.

 

Use esse ano o que você aprendeu em 2021

A forma de se trabalhar e vender mudou muito nos últimos dois anos por conta da pandemia. O consumidor ficou mais em casa, precisou de indicações de amigos, pesquisou mais por comércios locais e começou a utilizar mais os serviços de entrega. Também foi necessário estar mais presente no mundo digital e o delivery foi adotado pela maioria dos lojistas por conta dessa demanda, independente do segmento.

Esses aprendizados servirão para 2022, pois a tendência é que os clientes continuem com o mesmo comportamento, mas podendo ter um aumento nas visitas das lojas físicas. Então, prepare o seu negócio! Por exemplo, já atualizou as suas informações no Google?

 

Tenha um controle financeiro melhor

Também é preciso cuidar dos pagamentos, contas e impostos que podem surgir ao longo do ano. Por isso, cuide do seu fluxo de caixa e acompanhe as cobranças das suas transações. Ao não efetuar essa tarefa, o seu negócio pode correr perigo.

O Raio-X é a solução definitiva para o controle financeiro da sua empresa em 2022. A plataforma entrega uma visão completa do que os seus meios de pagamento estão cobrando e ainda fornece até um relatório mensal que pode ser utilizado para ajudar no crescimento da sua empresa.

 

Baixe o aplicativo do Raio-X grátis pela Google Play ou App Store.

E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga o Raio-X no Instagram e no Facebook.

Faça parte desse time 💙 

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos