fbpx

5 lições de Luiza Trajano para quem deseja empreender

Sabemos que 2020 foi um ano repleto de desafios para todos, principalmente para os pequenos lojistas que tiveram garra e permaneceram com os seus estabelecimentos funcionando. E também existem pessoas que desejam abrir o próprio negócio agora em 2021, mas ainda não se sentem seguras. E se você é uma delas, o que pode te ajudar a iniciar as tarefas é se inspirar e aprender com grandes empreendedores. Uma delas é Luiza Trajano, uma das mulheres de negócio mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes. 

Luiza Helena Trajano é uma das grandes referências nacionais quando falamos sobre empreendedorismo. Ela é responsável pelo Magazine Luiza, maior ecossistema digital de compra e venda no Brasil, com mais de 1.110 mil lojas distribuídas no país inteiro. Sua carreira teve início aos 18 na loja da tia, de mesmo nome, até tornar-se presidente da companhia. 

Desde nova, Luiza tinha o apoio da família para poder empreender. Porém, ela garante que o grande diferencial para quem deseja abrir o próprio negócio é a curiosidade e a vontade de aprender. Tendo sempre essas duas características com vocêficará mais fácil de pôr a mão na massa. Agora veja as 5 lições de Luiza Trajano para quem deseja abrir o próprio negócio. 

 

1 – Não se deixe levar pela zona de conforto

Essa lição está muito ligada com o aprendizado de empreendedorismo de Luiza Trajano sobre sempre alimentar a própria curiosidade. Ficar confortável com uma situação pode impedir o seu negócio de crescer, por isso, nunca se satisfaça com o que já possui. 

É importante buscar estudar sobre o que deseja melhorar no negócio e não parar no primeiro erro. As falhas também são um aprendizado, nesse caso, do que não pode ser feito ou como realizar isso de forma diferente. Muitas vezes é através desses erros que se inicia a descoberta do que o seu negócio precisa para alavancar nas vendas. 

Ou seja, o se deixe levar pela zona de conforto que criou. 

 

2 – Saiba o que o seu cliente quer

O seu cliente nem sempre vai te falar o que precisa, então fique de ouvidos e olhos abertos para poder entende-lo diante de uma necessidade. Tenha uma comunicação clara e objetiva e mostre que está à disposição para solucionar a dor que ele possui. Essa atitude passará a impressão de como ele é importante, tornando a sua experiência mais especial. 

Descobrindo o que o seu cliente deseja, venda oferecendo experiências memoráveis através de seus produtos e/ou serviços. Para Luiza Trajano, o “negócio fechado” surge quando tocamos na emoção do consumidor e não na razão. No Magazine Luiza, ela fez questão do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ser mais humanizado, não tendo muitas barreiras digitais para quem entrasse em contato para solucionar algum problema. 

No início de sua carreira, Luiza tinha destaque nas vendas por conta da amizade que fazia com clientes e outros funcionários. O que tornava mais fácil a abordagem na hora de tirar dúvidas sobre que tipo de produto ou serviço eles gostariam de possuir da loja. 

 

3 – Tenha princípios claros e lute por eles

Quais princípios você acredita que são necessários para ter um negócio? Meritocracia, ser sempre atencioso? Tenha isso definido e não abra mão deles. “No Magazine Luiza, prezamos pela honestidade e igualdade acima de tudo. A discriminação é inegociável”, afirma Luiza Trajano sobre os princípios da companhia. 

Aqui também cabe aquele conselho clichê de que é necessário não dar ouvidos para as pessoas que não acreditam no que você está construindo. Filtre apenas as opiniões que vão ajudar no crescimento do seu negócio. 

 

4 – Lidere, não seja chefe

Um líder não precisa realizar todas as tarefas. Ele as distribui, ajuda seus funcionários e recebe o retorno de como está sendo o trabalho de todos. Através dessas açõesas pessoas que estão ao redor ficarão mais confortáveis e sentirão que são parte essencial do estabelecimento. 

Ao abrir o seu negócio, lidere pelo exemplo e pela empatia, esses princípios podem fazer a diferença na hora de um funcionário atender o cliente, seja para tirar uma dúvida ou solucionar um problema. 

 

5 – Sempre teste ideias novas

Você tem uma ideia diferente em que acredita que pode funcionar no seu negócio? Tenha confiança e coloque no papel, planejando como isso pode acontecer. Não tenha medo dos resultados negativos, eles servem de aprendizado sobre o que não pode ser feito. “Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. O importante é redirecionar o erro rapidamente”, afirma Luiza Trajano. 


Começou a empreender? Então não cometa esses erros


Essas dicas foram tiradas da entrevista completa de Luiza Trajano para Nathalia Arcuri, jornalista e especialista em finanças, na série de vídeos “Mulheres que mudam o mundo”. O objetivo dessa e de outras entrevistas realizadas por ela é de encorajar quem deseja possuir o próprio negócio, mas não sabe o que é necessário ter para dar os primeiros passos. 

Luiza Trajano é um exemplo de inspiração até os dias de hoje e esperamos que a sua carreira sirva de incentivo para que você dê os primeiros passos. Confira abaixo a entrevista completa e tome nota de mais dicas que podem tornar a sua jornada empreendedora diferente e melhor. 

One thought on “5 lições de Luiza Trajano para quem deseja empreender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos