Você já parou para pensar em como uma boa apresentação pode impactar as operações da empresa? Um pitch de vendas eficaz é capaz de abrir portas e transformar conversas casuais em oportunidades de negócio.
Contudo, apesar da sua importância, é comum que muitos empreendedores tenham dificuldades em estruturar o seu pitch de vendas. Afinal, esse discurso deve ser curto e, ao mesmo tempo, atraente para quem está ouvindo.
O que é um pitch de vendas?
O pitch de vendas consiste em uma apresentação rápida e, principalmente, persuasiva de uma empresa. Essa abordagem é direcionada para aquilo que um potencial cliente ou investidor deseja ouvir, sem divagações.
Para entender melhor, imagine que você está em um evento importante para o seu setor — no qual há muitas oportunidades de negócios. Em um cenário assim, é natural que seus concorrentes estejam presentes e os leads também conversem com eles.
Com um pitch de vendas bem estruturado, você pode chamar a atenção do seu público e se destacar diante da concorrência. Essa apresentação pode ser suficiente para fechar um negócio naquele momento ou abrir caminho para uma reunião futura ou demonstração do produto ou serviço.
O que o pitch de vendas deve ter?
Um bom pitch de vendas deve começar com uma introdução clara. Tenha em mente que o início da conversa é exatamente o primeiro ponto de contato com o seu público e pode determinar se o diálogo avançará ou não.
Por isso, pense em uma frase de impacto ou mesmo uma pergunta que desperte o interesse do interlocutor. Muitas vezes, começar já abordando a dor do seu cliente é uma forma de mantê-lo atento à sua solução.
O pitch também precisa de objetividade. Muitos empreendedores focam nas características técnicas do seu produto ou serviço. Contudo, apresentar como sua empresa soluciona a dor do cliente costuma ser mais efetivo.
Além disso, você deve mostrar o diferencial competitivo — ou seja, o que sua solução oferece que os concorrentes não têm. Desse modo, você pode ter um pitch eficiente para destacar a sua empresa e aumentar as vendas.
Como fazer um pitch de vendas?
Existem diversos detalhes a que você deve ter atenção na hora de criar o seu pitch de vendas. Como a apresentação precisa ser curta, conhecer os aspectos mais relevantes para inserir no material é essencial para obter sucesso nos negócios.
Entenda o público-alvo
Antes de começar a escrever o seu pitch, é necessário conhecer o seu público-alvo. Isso significa que você tem que entender as principais necessidades e problemas dos seus potenciais clientes para mostrar como as suas soluções se adequam a eles.
A razão é que você precisa saber com quem está falando para atrair a atenção com o seu pitch. Quando você tem um discurso genérico, o consumidor que tem dúvidas não será convencido a escolher sua solução.
Destaque a especialidade da sua empresa
Diferenciar sua empresa em um mercado competitivo é relevante e isso deve ficar claro durante o seu pitch. Não basta dizer que a empresa é boa — você precisa demonstrar com exemplos rápidos e concretos o que faz da sua solução a mais apropriada para o potencial cliente.
Isso pode ser a inovação de seu produto, um atendimento ao cliente excepcional, uma abordagem única para resolver problemas etc. O objetivo é destacar um diferencial relevante, ok?
Seja objetivo e claro
Em um pitch de vendas, o foco não é ter longas conversas com o consumidor. Você precisa passar uma mensagem direta, mas que mantenha a profundidade necessária para demonstrar propriedade no assunto durante o discurso.
Tenha em mente que o cliente em potencial não tem tempo para apresentações longas e cheias de jargões. Assim, quanto mais simples e fácil de entender for sua mensagem, mais rapidamente o seu público reconhecerá os benefícios da sua solução.
O uso de uma linguagem acessível, considerando o perfil do cliente, pode contribuir na hora de prender a atenção do consumidor. O equilíbrio entre simplicidade e precisão é o que torna o pitch uma vantagem nas negociações.
Treine a oratória
O seu discurso pode estar montado da maneira correta, com todos os pontos relevantes, mas não apresentá-lo de forma atraente pode atrapalhar o sucesso da ação. Por conta disso, treinar a oratória é importante para adquirir confiança na hora de falar.
A prática constante de oratória ajuda a evitar erros comuns, como hesitações ou mesmo uma fala monótona, sem emoção. Uma entrega dinâmica, com variação de tons, e uma postura confiante envolvem mais o potencial cliente e o mantém interessado.
Além disso, estar preparado para ajustar o tom de acordo com a reação do interlocutor durante o pitch é um diferencial que pode ser desenvolvido com a prática. Então considere que, em certos casos, você terá que improvisar.
Peça feedback
Não é sempre que um pitch de vendas consegue converter mais clientes para o seu negócio. Portanto, saiba receber e considerar feedbacks, já que essa é uma oportunidade para entender qual direcionamento pode funcionar melhor com o público.
Considere o pitch como um processo dinâmico, que está sempre em mudança. Perguntas feitas por potenciais clientes, dúvidas levantadas ou até mesmo expressões corporais podem indicar pontos que precisam ser melhorados. Isso permite que você refine sua apresentação.
Finalize de forma marcante
A conclusão do pitch é o momento em que você deve deixar uma impressão duradoura. Mais do que apenas resumir o que foi dito, a finalização deve reforçar o ponto central do valor que você está oferecendo. Use uma frase de impacto, um dado relevante ou uma vantagem competitiva exclusiva.
A ideia é que o cliente fique pensando em sua proposta mesmo após a conversa terminar, facilitando o próximo passo — que pode ser a contratação do serviço ou compra de produto. Logo, mesmo que ele converse com outros concorrentes, a sua apresentação continuará na memória.
Neste artigo, você compreendeu que montar um bom pitch de vendas pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa. Por isso, use as dicas para criar o seu e usá-lo na estratégia de vendas para gerar mais negócios.
Quer saber mais sobre como se comunicar com eficiência e vender mais? Entenda como deve ser a comunicação com o seu público!
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