Esse guia vai te ajudar a montar promoções eficientes para o seu negócio
Não há nada melhor do que comprar algo em promoção. E essa é uma ótima pedida para os estabelecimentos que desejam atrair mais clientes, aumentar o volume de vendas e até girar o estoque.
Mas essa é uma tarefa que não pode ser feita da noite para o dia. É necessário pensar em alguns pontos antes de colocar isso em prática. Confira agora como elaborar promoções eficientes e lucrativas.
Qual o objetivo da promoção?
Para selecionar o melhor tipo de promoção para o seu negócio, estude qual será o seu propósito com essa ação. Aqui estão algumas dicas do que pensar como objetivo:
– Aumentar as vendas;
– Divulgar um novo produto ou serviço;
– Atrair novos clientes;
Sabendo qual o objetivo da promoção, você conseguirá definir os próximos passos de forma mais assertiva, sem prejudicar o fluxo de caixa e tendo em mente qual será margem de rentabilidade.
Tipos de promoção
Fora o desconto no valor do produto ou serviço, separamos os 4 principais tipos de promoção que existem atualmente:
2×1: Oferecer dois produtos a preço de um é a promoção mais utilizada em mercadinhos e outros comércios. Essa ação ajuda a movimentar o seu estoque.
Cupons: Usar cupons de desconto para fidelizar clientes é uma ótima tática de venda. Forneça um cupom para a próxima compra, assim as chances de retorno desse consumidor são maiores e cria-se um atendimento mais afetivo.
Combos: Muitas lanchonetes utilizam essa promoção para oferecer lanches com acompanhamento e bebida a um preço menor comparado aos itens separados. Além de ajudar a aumentar o ticket médio, essa ação também atrai mais pessoas e os seus clientes ficam mais satisfeitos, tendo a chance de divulgar o seu estabelecimento para amigos e familiares.
Desconto progressivo: Mais utilizada em lojas de roupas, essa ação envolve o cliente ter um desconto acumulado a cada peça que pegar. Se você precisa aumentar o volume de vendas, essa promoção pode te ajudar.
Fora esses quatro tipos, você também pode utilizar promoções relâmpago, segmentadas, exclusivas e para datas especiais. Apenas lembre-se de ter o seu objetivo sempre em mente.
Selecione os produtos ou serviços
Nem todos os produtos e serviços podem participar de uma promoção. Separe de acordo com a sua margem de lucro, a procura dos clientes e por aqueles artigos que você consegue comprar em quantidade para negociar o preço com o fornecedor.
Aqui também vale fazer promoção ou dar desconto naqueles produtos que não possuem tanta saída, mas que geram lucro para o seu negócio.
Defina um prazo
Quando você define um prazo de início e término para a sua promoção, cria-se uma “urgência” para que o seu cliente compre aquele produto ou serviço com você, evitando que ele adie a visita e perca o interesse.
Por exemplo, um desconto de 30% apenas no fim de semana provocará o seu cliente a ir nesse prazo, aumentando as suas vendas nesse período. Você pode usar essa estratégia para aumentar o volume de vendas nos dias de menor movimento ou para dar saída em itens do seu estoque em dias de maior movimento.
Invista na divulgação
Não adianta planejar as ofertas, selecionar os produtos e não investir da divulgação das suas promoções. É necessário que essa informação chegue nas pessoas interessadas.
Aqui vale utilizar as redes sociais, o WhatsApp, panfletos, o próprio cardápio dando destaque para a promoção e até fornecer um desconto ou brinde para os clientes que trouxerem amigos.
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gostaria de dizer que realmente gostei de navegar nas suas
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RSS e espero que volte a escrever muito em breve! 🙂