Os pedidos de comida online continuam avançando a passos largos. Somente em 2022, o mercado movimentou R$40 bilhões e impulsionou a cultura dos pedidos por aplicativo.
Para continuar crescendo, o desafio agora é entender as tendências do delivery para se manter relevante em um segmento cada vez mais competitivo. É preciso se reinventar, apostar em tecnologias e conhecer as práticas de consumo.
Então, continue a leitura e confira o que vai moldar o futuro do food service conhecendo as principais práticas do Brasil e do mundo.
O delivery ainda está em alta?
O food delivery é uma indústria em pleno crescimento. Segundo a Statista, em 2022, esse mercado movimentou R$40 bilhões. Com a sua popularização, o aumento dos players e da cultura do consumo pelo serviço, a busca por conveniência e novas tecnologias alimentam essa tendência.
O desafio agora é criar o “delivery de próxima geração“, atualizando as tecnologias e a experiência do cliente ao pedir pelo smartphone.
6 tendências de delivery para aplicar antes de 2025
Superdescontos
O varejo foi dominado pelos superdescontos e os consumidores não esperam mais a black friday para comprar barato. A Shopee e a Shein são exemplos dessas práticas, basta abrir o aplicativo que pulam ofertas e dias de “descontaços”.
Mas manter essa prática não é sustentável e é preciso criar estratégias para continuar com o delivery em alta. Por isso a WGSN recomenda:
- Estratégias de fidelização, como entrega grátis, combos, vouchers e brindes;
- Caprichar no cardápio online e ser criativo na jornada de compra para evitar o uso de cupons;
- Trocar os descontos da Black Friday por experiências. A IKEA da Suécia ofereceu o serviço de montagem, conserto ou upgrade de produtos de graça.
Automação e IA
É difícil pensar em uma empresa que não tenha nenhum processo automatizado. Desde um simples ERP para gestão do negócio, a automação aumenta a eficiência das equipes.
Com o futuro do delivery não é diferente. Não faltam tecnologias para acelerar as rotinas das cozinhas, como os sistemas de pedido para restaurantes. Eles são integrados a um marketplace e o lojista pode:
- Fazer a gestão do cardápio;
- Integrar ao pagamento online;
- Avisar quando o pedido saiu para a entrega;
- Acompanhar as métricas de venda.
Alimentação balanceada
O consumo da alimentação balanceada já é sentido em toda cadeia de food service. As pessoas buscam comer com mais liberdade e consciência, aproveitando os pratos preferidos, sem descuidar da saúde.
Por isso, petiscar a qualquer momento sem peso na consciência é uma tendência de delivery que deve aparecer nos cardápios, como:
- Sanduíches naturais;
- Wraps;
- Sucos e proteínas;
- Tigelas de frutas;
- Parfait, uma espécie de sobremesa com frutas e iogurte.
Variedade de formas de pagamento
Hoje o delivery é um canal de vendas central. Para atender essa demanda, é preciso investir em uma estrutura online robusta, o que inclui também os sistemas de pagamento.
Diversificar as formas de pagamento para delivery oferece mais comodidade ao usuário e agrega valor ao serviço, acompanhando as tendências do mercado.
Mesmo que a maioria dos clientes comprem por cartão de crédito ou Pix, é importante que você:
- Sempre tenha troco para pagamento em dinheiro;
- Maquininhas rápidas, carregadas e com boa conexão;
- Sistema de pagamento online.
Entrega ultrarrápida
Também chamada de Q-commerce (quick commerce) é uma tendência de delivery para entregas em até 10 minutos.
O grande ponto do comércio rápido não é somente a entrega do produto, mas toda a operação logística de: receber o pedido, preparar, enviar e chegar até o destino.
Essa pode ser uma jornada possível para alguns setores do varejo, como lojas de roupas que já têm produtos prontos. Contudo, no ramo alimentício uma alternativa é criar uma linha de produção específica para os pedidos online.
Robôs operacionais
A inteligência artificial está revolucionando o setor de bares e restaurantes! O impacto é sentido na cadeia de insumos, nas receitas e em utensílios robóticos. Com tanta tecnologia, somente as cozinhas inteligentes prometem gerar 43 bilhões de dólares até 2027, segundo a WGSN.
Além do faturamento, o setor de alimentação será beneficiado com eficiência. Há uma expectativa que a robótica eleve a produtividade do setor em até 74% até 2035.
Parece coisa do futuro, mas já está acontecendo. A japonesa TechMagic criou o P-Robo, uma máquina capaz de preparar até 90 refeições por hora. E não é só isso, ele:
- Cozinha;
- Frita;
- Mexe e mistura molhos;
- Lava a louça.
Ou seja, é a automatização completa de uma cozinha. Se você só acredita vendo, confira o vídeo do robô em funcionamento.
Entregas pelo céu
Outro ponto de destaque são as entregas de drone. Essa é uma tendência de delivery promissora que está ganhando força, especialmente por ser uma alternativa sustentável.
Até agora, os maiores desafios são:
- Pouca capacidade para carregar carga;
- Pouco alcance;
- Questões climáticas como chuva, vento forte e neblina;
- Regulação pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Com o avanço da tecnologia, os drones se tornam cada vez mais eficientes e viáveis para integrar a rotina de delivery. Vamos torcer, né?
E aí, em qual tendência você aposta mais?
*Esse post foi criado em parceria com a Delivery Much. Para saber mais, visite o site clicando aqui.