Uma empresa é composta por diferentes setores e, em alguns casos, isso pode causar confusão. É o caso da contabilidade e gestão financeira. Ainda que essas áreas trabalhem com os números do negócio, a abordagem e finalidade dos registros são diferentes.
Portanto, as questões ligadas ao setor contábil devem ser observadas com foco diverso daquelas relacionadas às finanças. Dessa forma, a atuação nessas áreas terá mais eficiência, reduzindo as chances de erros.
Quais são as diferenças entre gestão financeira e contabilidade?
As áreas de finanças e contabilidade são fundamentais para uma boa gestão. Porém, embora estejam relacionadas, existem algumas diferenças.
Forma de lidar com registros e análises
Na contabilidade, são registrados dados detalhados de todas as movimentações — como vendas, compras e pagamentos. A atividade é essencial para cumprir obrigações legais, fornecer informações para prestação de contas e garantir a conformidade com as normas contábeis.
A gestão financeira, por sua vez, faz mais do que registrar e controlar. Ela prioriza a análise e a tomada de decisões estratégicas a fim de otimizar os resultados do negócio. Dessa maneira, dados contábeis e financeiros são usados para o entendimento do presente e a projeção do futuro.
Essa é uma das principais diferenças. O setor contábil fornece uma visão histórica das finanças. Já na área financeira, você deve usar essas informações para a compreensão estratégica dos seus resultados.
Assim, a gestão das finanças utilizará os dados para ações como:
- pensar cenários;
- elaborar orçamentos;
- identificar fontes de financiamento;
- avaliar a rentabilidade de investimentos, entre outras.
Obrigações e resultados de cada setor
Além dos registros e análises, existem outras diferenças entre essas áreas. O cumprimento das exigências legais, como pagamento de impostos, entrega de declarações e manutenção de registros, é de responsabilidade da área contábil.
Na gestão financeira, por outro lado, você deve ter como objetivo otimizar o desempenho das finanças com foco na lucratividade e no crescimento sustentável do negócio. Análise de custos, busca por eficiência operacional e identificação de oportunidades de aumento de receitas estão entre os principais exemplos.
Desse modo, o foco do setor de contabilidade está no cumprimento de obrigações legais e fiscais. Já a gestão financeira deve agir buscando potencializar os seus resultados, a fim de proporcionar mais ganhos para a empresa ao longo do tempo.
Perspectivas diversas para os registros de dados e documentação
A visão da documentação de dados do negócio e as maneiras de registrá-los também apresentam diferenças na contabilidade e na gestão financeira. Na primeira, o foco está nas demonstrações contábeis e relatórios financeiros.
Balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) estão entre os documentos ligados ao setor contábil. Somados a eles, há registros que oferecem análises mais detalhadas dos números do passado.
Ainda, nas atividades contábeis, o patrimônio líquido e o resultado do exercício são indicadores-chave que refletem a saúde financeira da empresa. Em complemento, as informações são usadas no cumprimento de obrigações e compõem declarações enviadas ao Fisco.
Já nas finanças, o foco costuma estar no fluxo de caixa e nas necessidades de capital, controlando contas a pagar e a receber, cobranças, captação de recursos e outros fatores.
Dessa forma, a contabilidade mantém a atenção em documentar fatos passados. Enquanto isso, o departamento financeiro se concentra em informações que trazem perspectivas para contribuir com o presente e o futuro da sua empresa — embora elas possam embasar registros contábeis.
Nesse ponto, embora os setores tenham distinção, é possível perceber uma relação mais próxima entre eles. Isso ocorre porque os registros de uma área podem ajudar a embasar os documentos e análises da outra.
Metodologia usada pelos setores financeiro e contábil
Outra diferença entre esses setores está relacionada aos métodos utilizados por cada um deles. Os profissionais de contabilidade se baseiam nos princípios contábeis e na legislação para padronizar a forma como são registradas as transações e demais informações do negócio.
Na gestão financeira, são aplicadas diferentes técnicas e ferramentas que auxiliam na análise e na tomada de decisão. Elas englobam a visão de balanços, projeção de fluxo de caixa, verificação de custos, avaliação de investimentos e outras práticas.
Nesse caso, não há padrões obrigatórios — embora existam práticas mais comuns ou recomendadas para as empresas. Afinal, o foco é encontrar as melhores abordagens para lidar com os desafios na área.
Como integrar contabilidade e gestão financeira?
Agora que você conhece os principais elementos que diferenciam os setores, é hora de descobrir como eles podem ser integrados. Com essa decisão, é possível ter resultados melhores na empresa a partir da colaboração entre esses departamentos.
Como você conferiu, contabilidade e gestão financeira se relacionam aos números do negócio. Mas elas registram e analisam os dados de modo diferente. Ao integrar a atuação desses setores, o estabelecimento pode ter uma visão ampla do passado e fazer ações mais assertivas, viabilizando uma melhor tomada de decisão.
Na prática, o primeiro passo para a integração é estabelecer os seus objetivos. Então defina qual é a finalidade de reunir os esforços dos dois setores, determine metas e estabeleça um cronograma realista para o alcançá-las.
Depois, realize um planejamento financeiro que contemple tanto as atividades de contabilidade quanto a gestão de finanças. Estude uma maneira de fazer com que as áreas se integrem, observando o passado com as projeções para o futuro do negócio.
Por fim, utilize um sistema financeiro que facilite a integração de processos entre essas áreas. Para tanto, você pode contar com o Raio-X, uma plataforma que colabora com a gestão de recebíveis de empresas.
Neste artigo, você descobriu as diferenças entre os setores de contabilidade e gestão financeira. Os registros, as finalidades e o modo como os dados são documentados e analisados são aspectos que diferenciam os departamentos. Com integração, eles podem gerar excelentes resultados à empresa.
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