fbpx

Controlar os recursos e as movimentações das finanças da empresa é uma tarefa essencial para manter a operação saudável. Nesse sentido, saber o que é o fechamento de fluxo de caixa colabora para a melhoria da gestão financeira. 

Entre outros benefícios, a prática é importante para assegurar clareza nos números do seu negócio. Inclusive, cometer erros durante o acompanhamento ou não fazê-lo de maneira eficiente pode trazer consequências negativas para os resultados da empresa. 

Pensando nisso, este artigo mostra o que é o fechamento de fluxo de caixa e como fazê-lo de forma eficiente. 

 

O que é um fluxo de caixa?

Antes, vale lembrar o conceito de fluxo de caixa e o seu papel no cotidiano do negócio. Essa ferramenta é usada para monitorar as entradas e saídas de capital das contas empresariais. 

Por meio do fluxo de caixa, é possível saber como os recursos são usados atualmente e se há como fazer cortes de gastos mais estratégicos. Além disso, o mecanismo permite visualizar a saúde financeira do negócio. 

A partir da atualização dos valores e do acompanhamento regular do fluxo, também é possível melhorar os planejamentos financeiros. Assim, é possível fortalecer e desenvolver sua empresa. 

 

Como funciona um fechamento de fluxo de caixa?

Após entender o que é o fluxo de caixa é mais fácil compreender como funciona a etapa de fechamento. Ela consiste em verificar se as informações presentes no fluxo condizem com os dados financeiros do mesmo período. 

Para realizar a prática, é preciso reunir todos os recebimentos financeiros da empresa em um determinado intervalo. Depois, é preciso verificar se as informações batem com as vendas realizadas na loja, por exemplo. 

A etapa também é chamada apenas de fechamento de caixa por sua realização ocorrer no final de uma determinada rotina, como ao final do dia. A frequência ideal depende do tamanho do seu negócio e da quantidade de movimentações feitas. 

Por que é importante fazer o fechamento do fluxo de caixa? 

Como você viu, o fechamento do fluxo de caixa é uma ferramenta relevante para a gestão financeira da empresa. A seguir, você entenderá a importância de conduzir a prática de forma eficiente. 

Melhora o controle financeiro 

O fechamento de caixa é uma ferramenta necessária para melhorar o controle financeiro da empresa. Afinal, mesmo ao atualizar o fluxo de informações periodicamente, é possível cometer erros ao incluir as informações. 

Dessa maneira, manter uma rotina eficiente de fechamento é fundamental para trazer mais segurança ao controle financeiro da empresa. Assim, além de minimizar as chances de falhas, será possível identificá-las precocemente e trabalhar nas soluções. 

Apoiar a tomada de decisão 

Ter eficiência durante o fechamento de fluxo de caixa é igualmente importante para apoiar a tomada de decisão. Isso acontece porque o controle dos dados facilita o acompanhamento dos indicadores financeiros e a produção dos relatórios. 

Com essas informações, será possível entender melhor a saúde e a realidade financeira da empresa. Desse modo, há como tomar decisões melhores para os objetivos do negócio, pensando no curto, médio e longo prazo. 

Facilitar o planejamento 

Fazer o fechamento de forma eficaz será relevante para facilitar o planejamento financeiro da empresa. O motivo é que o processo traz mais clareza e segurança quanto aos números do negócio. 

A partir da coleta de dados, é possível avaliar o desempenho comercial da empresa e fazer cortes mais inteligentes quando for necessário. Logo, seu negócio terá um planejamento mais sólido e alinhado com a sua realidade financeira. 

 

Como fazer um fechamento de fluxo de caixa com eficiência?

Até aqui, você já entendeu o que é o fechamento de fluxo de caixa e a importância de fazê-lo adequadamente. Para aprofundar sua compreensão sobre o tema, agora é possível saber como aplicá-lo na empresa. 

Registre as movimentações 

Para garantir um fechamento de caixa eficiente, vale registrar todas as movimentações que aconteceram ao longo de determinado período. Ou seja, você deve saber o quanto entrou e quanto saiu nas contas, além de quem retirou dinheiro. 

Também é interessante categorizar as informações do fluxo de caixa. Isso acontece porque, como todas as entradas e saídas precisam estar incluídas, classificar os dados facilitará a análise futura dessas informações. 

Defina a frequência do fechamento 

Após fazer o registro e a categorização dos dados, você pode definir a frequência desse processo. Como você viu, ela depende do porte da empresa e da quantidade de movimentações que acontecem a cada dia. 

Por exemplo, negócios que fazem transações menos regulares podem fazer o fechamento de caixa toda semana. Por outro lado, aqueles com muitas operações cotidianas devem realizar o processo diariamente. 

A frequência será importante para identificar inconsistências mais rapidamente. Assim, você pode entender o que aconteceu e trabalhar com mais agilidade para encontrar as soluções. 

Verifique as informações 

Chegando aqui, você já compreendeu que o fechamento de fluxo de caixa consiste em verificar os dados financeiros de determinado período. Portanto, um dos momentos mais relevantes da sua execução é o de conferência das informações. 

Logo, a partir da frequência que foi estabelecida, será possível se certificar se as informações do fechamento batem com os dados do fluxo de caixa. Caso encontre divergências, você pode identificar os erros e definir planos de ação para resolvê-los e evitar novas ocorrências. 

Conte com o suporte da tecnologia 

Ter o suporte da tecnologia também é positivo para otimizar o fechamento de fluxo de caixa. Por isso, substituir o modelo manual pelo digital pode ser vantajoso para aumentar a produtividade da empresa e minimizar as chances de erros. 

Nesse sentido, você pode adotar ferramentas de gestão financeira para o cotidiano da operação. Além de contribuir para o fechamento de caixa, elas podem auxiliar nas demais áreas do planejamento do negócio. 

Como você acompanhou, entender o que é e como funciona o fechamento de caixa ajuda a visualizar a importância do processo na rotina financeira do seu negócio. Dessa forma, será possível desenhar planejamentos e estratégias mais eficientes para alcançar os objetivos. 

Quer acompanhar todas as suas vendas de perto e melhorar seu controle financeiro? Conheça o Raio-X! 

  

Quer receber mais dicas para facilitar o seu dia? Então siga o Raio-X no Instagram e no Facebook. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos