fbpx

A boa administração dos recursos é essencial para a rotina de uma empresa. Dessa maneira, é necessário que você tenha estratégias para organizar e otimizar os processos financeiros. Afinal, eles cumprem um papel muito importante para o crescimento saudável do negócio.

Isso acontece porque, o controle sobre as finanças contribui para equilibrar as contas, reduzir gastos e facilitar o processo de tomada de decisão. Além disso, essa organização também ajuda a desenvolver planos de crescimento mais efetivos.

Neste artigo, você saberá o que são os processos financeiros e conhecerá 5 dicas para organizá-los de modo mais estratégico. Aproveite a leitura!

 

O que são os processos financeiros da empresa?

Antes de conhecer as dicas para organização dos processos financeiros, é interessante que você conheça a importância deles. Desse modo, será possível alcançar uma compreensão mais clara e eficiente.

Os processos financeiros de uma empresa representam todas as atividades internas com foco nos recursos corporativos. O controle do fluxo de caixa é um exemplo. Ele funciona para monitorar as entradas e saídas de dinheiro para garantir que o negócio mantenha as finanças saudáveis.

A administração das contas a pagar e a receber é outro processo fundamental para uma boa operação financeira na empresa. Ela colabora para o controle sobre as entradas e saídas futuras e, como resultado, realiza projeções de forma mais analisada.

Ainda, existem outros processos que fazem parte do dia a dia nas empresas — como administração de estoque e gestão orçamentária. Em conjunto, essas operações colaboram para o bom funcionamento geral do negócio.

 

Quais são os riscos de não estruturar os processos financeiros?

Como você viu, esses processos têm um papel relevante na gestão financeira e administrativa da empresa. Consequentemente, não buscar maneiras de organizá-los pode trazer prejuízos, podendo ser fatal para o negócio.

A má administração dos recursos é um dos principais riscos para a manutenção de uma empresa. Afinal, uma organização de processos deficiente dificulta a visualização dos gastos. Assim, há mais chances de não utilizar esses recursos com inteligência.

Em muitos casos, existe a perda do controle do fluxo de caixa da empresa. Esse cenário pode gerar efeitos em cadeia, capazes de levar desde atrasos no pagamento de contas a falência. Logo, a empresa terá de arcar com multas que comprometem ainda mais seu orçamento.

Por fim, a falta de organização dos processos faz com que tomar decisões seja um desafio. Como não haverá clareza acerca dos números, o lojista encontrará dificuldades em fazer planejamentos eficazes para os próximos passos da sua empresa.

 

5 Dicas para organizar os processos financeiros na empresa

Agora que você sabe mais sobre a importância dos processos financeiros e os riscos de não os estruturar, é preciso encontrar soluções para essa área. Nesse sentido, as próximas 5 dicas podem ser aplicadas com objetivo de gerar maior organização nas finanças.

Confira!

1.    Faça um mapeamento de processos

Como vimos, diversas atividades de administração de recursos fazem parte do cotidiano das empresas. Por isso, a primeira dica para organizá-los é fazer um mapeamento de processos financeiros que existem no negócio.

Essa prática é indispensável para avaliar se todas as atividades necessárias para o bom funcionamento do setor financeiro estão em execução. Além disso, ela colabora para que a equipe analise a maneira como as tarefas são feitas atualmente e identificar se existem pontos de melhoria.

Com isso, o mapeamento dos processos é uma espécie de diagnóstico. Ou seja, será por meio dele que você terá uma visão clara sobre a situação financeira da empresa e desenvolverá percepções sobre aquilo que funciona e o que precisará de uma nova abordagem.

2.    Atualize o planejamento financeiro

A segunda dica é atualizar o planejamento vigente na empresa. Afinal, a falta de estrutura quanto ao fluxo financeiro pode colaborar para que ele fique defasado e não sirva para realidade atual da companhia.

Dessa maneira, seguindo a dica anterior, é interessante otimizar o planejamento de acordo com o mapeamento de processos feitos. Logo, você poderá se certificar de que o plano traçado apresenta alinhamento com a situação financeira da empresa.

Também vale rever os objetivos da companhia e os prazos para alcançá-los. Afinal, essa nova organização pode fazer com que seja necessário recalcular as metas e seguir com novos prazos para se adequar à realidade diagnosticada.

3.    Padronize os processos

A padronização nas atividades é um elemento importante na gestão administrativa de uma empresa — independentemente do seu porte ou área de atuação. Afinal, essa ação cria uma lógica para a operação e facilita a análise dos resultados.

Portanto, a terceira dica é buscar essa padronização na empresa. A partir dela, será possível criar uma maior fluidez no setor financeiro e otimizar o controle sobre os números do negócio.

4.    Monitore os números regularmente

Como foi possível aprender, tomar decisões assertivas requer que você tenha conhecimento sobre os números da empresa. Por isso, o monitoramento de dados deve ser uma prática presente nos processos financeiros do negócio.

Nesse sentido, é interessante definir indicadores financeiros e o prazo para analisá-los. Com essa medida, você terá o controle sobre as informações e poderá saber se os atuais processos são os ideais para os objetivos que estabeleceu.

5.    Conte com o apoio da tecnologia

Por fim, contar com o suporte de soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Isso porque elas permitem facilitar tarefas e, também, minimizar as chances de erros manuais.

Usar programas financeiros também é vantajoso para garantir maior agilidade. Desse modo, você pode desempenhar outras atividades enquanto essa ferramenta fica responsáveis por tarefas mais operacionais e repetitivas.

Você aprendeu que os processos financeiros são elementos presentes no cotidiano de qualquer empresa. Logo, encontrar formas de organizá-los colabora para que a organização possa crescer de forma sustentável. Portanto, vale a pena colocar essas 5 dicas em prática!

 

Quer entender mais sobre o Raio-X? Acesse o nosso site e conheça as funcionalidades da plataforma!

E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, então siga o Raio-X no Instagram, no Facebook e YouTube. 💙

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos