fbpx

Embora o controle de recebíveis seja uma ferramenta imprescindível para o sucesso do negócio, muitas empresas não sabem como fazer uma gestão eficiente dos valores a receber. Desse modo, elas ficam sujeitas a erros que podem gerar grandes prejuízos no fluxo de caixa e prejudicar seu desenvolvimento.

Felizmente, existem métodos que podem ajudar a fazer uma gestão de recebíveis satisfatória. Assim, é possível aumentar a saúde financeira da empresa e as chances de perpetuação do negócio no mercado. Para saber quais são essas ferramentas, continue a leitura.

Neste artigo, você entenderá a importância do controle de recebíveis para empresas e verá como implementá-lo corretamente!

 

Qual a importância de manter o controle dos recebíveis da empresa?

Antes de tudo, vale a pena saber mais sobre a relevância de manter o controle de recebíveis de uma empresa. Essa atividade é uma das principais ferramentas para manter a organização em um negócio.

Com ela, o lojista pode acompanhar todos os valores recebidos dos clientes e aqueles que estão em aberto, podendo adotar medidas de cobrança de inadimplentes, por exemplo. Além disso, o controle de recebíveis permite estimar quanto dinheiro a empresa deverá ter em caixa nos próximos meses.

Assim é possível realizar um planejamento financeiro dos períodos posteriores. Logo, fica mais fácil entender o montante necessário para cobrir os gastos, o lucro estimado e qual valor está disponível para investimentos, por exemplo.

Além disso, você pode obter indicadores importantes a partir do controle de recebíveis, como a taxa de inadimplência. Considerando esses dados, a gestão da empresa pode tomar medidas para reduzir a falta de pagamento dos clientes, se for o caso.

 

Quais são os riscos de não fazer um bom gerenciamento?

Agora que você já entendeu a necessidade de fazer o controle de recebíveis, deve compreender quais são os riscos de não aplicar essa prática. Inicialmente, é essencial lembrar que uma venda só é finalizada após o recebimento total do valor acordado.

Dessa maneira, ao não ter um controle sobre os recebíveis, você contará apenas com suposições. Assim, considerando que existe o montante total referente às vendas e planejará o fluxo financeiro — como o pagamento de compromissos — baseado em dados pouco confiáveis.

Contudo, se ocorrer inadimplência, o dinheiro disponível em caixa para pagamentos e investimentos será menor. Caso esse cenário não seja controlado, a empresa pode terminar o mês com as contas no vermelho.

Nessa situação, portanto, são maiores as chances de a organização contrair dívidas. Em um cenário de descontrole frequente, na qual os débitos se tornam insolventes, a empresa pode até mesmo entrar em falência. Assim, o maior risco de não ter um bom controle de recebíveis é o encerramento das atividades.

 

Como fazer o controle de recebíveis da sua empresa?

Ao conhecer os riscos de não fazer o controle de recebíveis é fundamental aprender a implementar essa prática na empresa.

Confira as dicas a seguir para fazer um controle de recebíveis eficiente!

 

Registre e acompanhe os recebíveis frequentemente

O primeiro passo da organização deve ser registrar e conferir os recebíveis da empresa periodicamente. Essa análise serve como um monitoramento mais amplo dos recebimentos do negócio e como base de comparação dos resultados. A periodicidade dessa conferência depende do porte da empresa.

Como essa estratégia demanda tempo e dedicação, o ideal é otimizar a tarefa contando com a tecnologia para automatizar os registros. É preciso otimizar o tempo e economizar nos processos e garantir dados confiáveis para se antecipar a eventuais problemas.

 

Adote ferramentas tecnológicas

Como você viu, é importante otimizar as tarefas de registro para reduzir o tempo gasto com elas e minimizar os erros. Para isso, você pode contar com sistemas que auxiliam o setor de contas a receber.

Com essa ferramenta, os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas, agilizando o trabalho de todos e garantindo resultados mais satisfatórios. Um exemplo de solução que ajuda no controle financeiro da sua empresa é o Raio-X.

Ele permite verificar se as taxas cobradas nas vendas são descontadas corretamente. Além disso você verifica uma agenda de quando o seu dinheiro vai cair na conta, compara o movimento do seu negócio e perfil de compra dos seus clientes.

 

Identifique os clientes inadimplentes e adote meios de cobrança

Como você aprendeu, a inadimplência é um dos fatores que prejudicam o negócio. Por essa razão, é essencial tomar medidas para evitá-la. Sendo assim, você deve identificar quem são os clientes inadimplentes para entender o seu comportamento e padrão.

Por exemplo, ao pesquisar características que os inadimplentes têm em comum, você pode perceber que a maioria deles obteve limite de crédito elevado para a faixa de renda, por exemplo. Com essa informação, torna-se viável determinar alterações na análise de crédito para torná-la mais eficaz.

Ademais, é interessante adotar práticas de cobrança mais efetivas. É possível, por exemplo, iniciar os lembretes de pagamento antes mesmo do vencimento da dívida. Com a adoção de uma régua de cobrança eficiente, portanto, se torna mitigar a inadimplência e recuperar crédito com mais facilidade.

 

Pesquise e estude sobre essa parte financeira

Por fim, é importante estudar como se comunicar com o cliente nesses momentos e mostrar para os seus colaboradores, se necessário. Assim, eles saberão como aplicar as ferramentas adequadamente e contribuir para o sucesso da estratégia de fazer o controle de recebíveis com maior eficiência.

Neste post, você aprendeu como fazer o controle de recebíveis, vale a pena colocar as nossas dicas em prática para otimizar o seu dia a dia de trabalho e manter a saúde financeira da empresa!

 

Quer entender mais sobre o Raio-X? Acesse o nosso site e conheça as funcionalidades da plataforma!

 

E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, então siga o Raio-X no Instagram, no Facebook e YouTube. 💙

Artigos relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O controle

do seu

nas


negócio

suas mãos