Datas especiais podem ser aproveitadas pelos lojistas para expandir as vendas online. Elas funcionam para chamar a atenção de antigos consumidores que querem aproveitar as promoções. Essa também é uma forma de prospectar clientes que desejam encontrar oportunidades de compra.
Com o Dia do Frete Grátis não é diferente. A data pode fazer parte de uma estratégia de vendas e garantir lucros em um período em que o movimento está menor, por exemplo. Por isso, é essencial que o lojista prepare a empresa e explore esse momento tão valioso para os seus negócios.
O que é o Dia do Frete Grátis?
O Dia do Frete Grátis ocorre anualmente na última semana de abril no Brasil. Essa é uma data que ajuda vendedores e clientes a fazerem bons acordos. Isso porque muitos consumidores esperam esse momento para aproveitar as condições diferenciadas e comprar produtos.
Além disso, o lojista tem a opção de aproveitar apenas um dia ou estender a campanha para a Semana do Frete Grátis. Essa decisão depende da sua estratégia de vendas e das margens da empresa. Sem observar essas questões, ela pode gerar prejuízos.
Como surgiu o Dia do Frete Grátis?
A data foi importada do e-commerce dos Estados Unidos, conhecida como Free Shipping Day. Mas, ao contrário do Brasil, os comerciantes norte-americanos programam esse período para o fim de dezembro.
Um dos motivos é que essa época encerra a temporada de compras e garante um bom aproveitamento para as lojas. Na prática, os comerciantes brasileiros perceberam que em terras norte-americanas as condições especiais de envio geram retornos positivos.
Como resultado, esse dia passou a compor o calendário do comércio nacional para impulsionar as vendas no primeiro semestre do ano. A escolha da data tem relação também com a Black Friday, que acontece no segundo semestre, ajudando a equilibrar as promoções.
Qual é o impacto do frete na decisão de compra?
Após entender o que é e como esse dia apareceu no calendário do comércio brasileiro, é interessante compreender a importância da data para o consumidor. Isso acontece porque o preço do frete está entre os principais motivos do cliente desistir do carrinho de compras.
Dependendo do volume, distância e das políticas da empresa, o custo pode ficar bastante elevado — muitas vezes, se aproximando do preço total. Conforme pesquisa do Baymard Institute, o valor do frete é o motivo pelo qual 49% dos clientes desistem de uma compra virtual.
Logo, muitos potenciais clientes esperam por esse período de frete grátis para efetivar suas compras e os lojistas precisam estar atentos para atender às demandas. Por esse motivo, a data pode servir para incentivar o consumo.
Quais são as vantagens que essa data oferece para os negócios?
Em relação aos benefícios do Dia do Frete Grátis, vale saber que essa pode ser uma excelente oportunidade de organizar o e-commerce e garantir retornos lucrativos. O motivo é que ela oferece diversas vantagens, como possibilidades de:
- vender produtos parados ou com baixa procura no estoque;
- divulgar a loja;
- diferenciar-se dos concorrentes;
- ampliar o faturamento;
- atrair mais clientes para que eles conheçam os produtos da loja.
Por fim, o principal benefício é afastar o que, em alguns casos, pode ser o vilão do mundo das vendas online: o frete. Essa medida estimula diretamente as pessoas quando elas verificam que o preço da oferta será também o custo final.
Como utilizar essa data de maneira estratégica no seu negócio?
Se você deseja aproveitar essa data na empresa, é preciso ter um bom planejamento. Assim, o primeiro passo é saber se é possível oferecer frete grátis sem causar prejuízos para o negócio. A dica é analisar os custos totais sem a taxa de entrega e a margem de lucro dos produtos.
Veja também quais são os preços praticados pelos correios ou transportadoras e tente negociar condições mais atrativas. A partir disso, você pode definir estratégias específicas, como:
- oferecer gratuidade para determinadas regiões;
- incluir o benefício apenas em compras superiores a um determinado valor;
- ofertar kits com entrega gratuita;
- definir categorias de produtos para participar da ação promocional;
- especificar o tipo de entrega que terá a gratuidade.
Como preparar sua empresa para o Dia do Frete Grátis?
Você descobriu por que a entrega gratuita é interessante para o seu negócio. Agora, é essencial entender como se preparar para explorar essa data. Com algumas dicas, sua loja estará pronta para lucrar com essa data.
Planeje sua estratégia
Planejamento é parte fundamental de qualquer estratégia no meio digital, a fim de definir as ações que serão adotadas e alinhar as comunicações com o público. Isso porque você não pode criar uma expectativa para o consumidor e frustrá-la.
Para garantir o frete grátis, além de considerar a precificação, faça acordos com os serviços de entrega, de modo a conseguir melhores custos no processo. Além disso, garanta que a empresa possui estoque suficiente para atender à demanda dos consumidores.
Pesquise se vale mais contratar um serviço de entrega terceirizado ou utilizar aplicativos, como o iFood, por exemplo. Clique aqui para saber mais.
Treine sua equipe
A estratégia de vendas também precisa pensar no atendimento ao cliente. As pessoas podem ter dúvidas sobre as características do item, disponibilidade e outras questões. Por isso, sua equipe deve estar preparada para lidar com essas questões.
Ainda que seja uma loja virtual, é preciso ter canais disponíveis para esclarecer os questionamentos antes e após a compra. Vale ressaltar que novos clientes podem permanecer fiéis se forem bem atendidos.
Aposte no marketing digital
A comunicação online é fundamental para que as pessoas se envolvam com as datas especiais. Logo, movimente suas redes sociais e e-mails com assuntos para apresentar as oportunidades de compra ao público. Dessa forma, os clientes podem considerar as ofertas e criar expectativas para o grande dia.
Além disso, essa é uma maneira de se proteger da concorrência. Se suas promoções aparecerem com antecedência, aumentam as chances de as pessoas procurarem as soluções da sua loja primeiro. Portanto, evite apresentar as ofertas de última hora.
Você percebeu que implementar o Dia do Frete Grátis pode ser vantajoso para seu negócio. Então coloque as dicas deste artigo em prática e aproveite as diferentes datas do calendário comercial para buscar resultados mais positivos na empresa.
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