Um novo ano começou e, junto a isso, a chegada de diversas contas e responsabilidades financeiras que precisam ser cumpridas. Segundo pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil, 90% dos entrevistados declararam que não tem o costume de fazer um planejamento para pagar os boletos que aparecem nessa época. Mesmo sendo um dado de 4 anos, isso ainda faz parte da vida de muitos brasileiros.
Para não ter surpresas desagradáveis, confira uma lista dos boletos que estão para chegar (ou já chegaram) para incluir no seu planejamento, como organizar esses pagamentos e onde “encontrar” dinheiro para liquidar esses compromissos. Não tenha prejuízos e inicie 2022 de um jeito melhor.
Quais as principais contas do início de ano?
IPTU – Esse é um imposto anual para quem possui algum imóvel em seu nome. Como ele é responsabilidade do município, são as prefeituras que determinam o valor, data de vencimento e descontos. Apesar de ser cobrado uma vez ao ano, o IPTU pode ser pago de forma parcelada ou à vista. Quem optar por pagar de uma vez, por exemplo, tem desconto de, em média, 3% no total. Mas esse número pode alterar conforme a região.
ICMS – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) é um tributo estadual que precisa ser pago por empresas de segmentos específicos.
Mesmo sendo cobrado através das notas fiscais emitidas, o pagamento anual é realizado por meio da Guia Própria Estadual e da Guia Nacional de Recolhimento Estadual (transações de um Estado para outro). Com exceção dos lojistas que optaram pelo Simples Nacional, nesse caso o recolhimento é feito através do DAS.
Cada Estado possui classificações e valores diferentes para o ICMS. Em São Paulo, por exemplo, foi anunciado em setembro de 2021 que cinco setores terão esse imposto reduzido a partir de 2022, são eles: Medicamentos, Sucos e Bebidas naturais, Equipamento de Petróleo e Gás, Veículos Usados e Elétricos. Em caso de dúvidas, consulte o portal da Secretaria da Fazenda.
Seguros – Em alguns casos, se você possui algum tipo de seguro que foi ativo em dezembro ou janeiro, saiba que anualmente ele pode passar por alterações no valor. Então é importante dar uma olhada na apólice e verificar as condições da contratação realizada.
Outras contas – Dependendo dos bens que você possui, também podem aparecer outros tributos como o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), despesas escolares e pendências relacionadas ao ano anterior.
Como posso me organizar para pagar tudo isso?
Para não se perder, você pode utilizar um planner para incluir todas as contas que surgirem agora no início de 2022 e seus vencimentos, isso te ajudará a visualizar melhor essas despesas e planejar-se sobre os pagamentos. Não sabe o que é isso? Então clique aqui para saber mais e baixar gratuitamente o “organizador” do Raio-X.
Outra técnica é realizar um fechamento de caixa mensal para saber o que entrou e saiu de dinheiro e depois fazer um “relatório” do que houve durante o ano. Isso ajudará nas previsões do que terá em caixa para o pagamento de contas.
Pagar à vista sempre é uma boa pedida, essa ação garante descontos e liquida de vez com aquela responsabilidade, mas avalie se isso não prejudicará o seu caixa durante o andamento daquele ano, se sim, prefira parcelar.
Você pode antecipar recebíveis para pagar contas
Percebeu que está sem dinheiro para liquidar essas despesas? Não se desespere, antecipe os seus recebíveis! Se você vende no crédito à vista ou parcelado, vale solicitar esse serviço para pagar as contas que surgem no início do ano.
Antecipando os seus recebíveis você consegue pagar contas à vista e terá um desconto menor, quando comparado a empréstimos e financiamentos bancários.
E se você quer receber mais dicas para facilitar o seu dia, siga a plataforma no Instagram e no Facebook.
Baixe o aplicativo do Raio-X pela Google Play ou App Store.
Faça parte desse time 💙